sábado, março 18, 2006

Vitória

Penso que o Sporting teve uma grande vitória, neste caso fora de campo. A AG chumbou a proposta de Soares Franco para a alienação do patrimonio não desportivo. Foi por pouco, na verdade, mas estas semanas, pós a AG anulada, foram de uma completa "intoxicação" informativa por parte de Soares Franco. Não escondo, cheguei a temer que ele ia conseguir dar a volta ao sentido de voto dos socios durante a sua apresentação... e acredito que o resultado teria sido diferente se a votação tivesse sido logo após a sua apresentação. Mas quando começaram as intervenções, as contradições, as omissões de Soares Franco foram descobertas... e por isso mesmo, ele ao perceber isso, tinha de terminar com as intervenções... falaram no maximo 8-10 socios... e lá surgiu uma petição a requerer a votação imediata...
Ai percebi que a votação ia ser andar por volta destes valores, por isso podia cair para um lado ou para o outro... acabou por cair para o lado que eu queria!!!!
A questão fundamental ainda não foi entendida por orgãos sociais do Sporting e por muitos socios... a questão não é a mera alienação, o importante é saber o pq do clube ter chegado a este ponto em termos financeiros? quem foram os responsaveis por esta gestão do nosso clube?... os responsaveis são os mesmo que hoje tentaram pedir um "cheque em branco" aos socios, pq eles estão lá todos á 10 anos... houve a tentativa de responsabilizar uma pessoa: Dias da Cunha... eu estou á vontade para falar, pq nunca fui um apoiante de Dias da Cunha, mas o que hoje alguns socios fizeram ao ex-presidente foi uma vergonha... por mais que tenhamos razões de queixa, Dias da Cunha acreditou no Sporting, quando foi necessario avalizou com os seus proprios bens... se fez isso, foi por acreditava que esse era o caminho do clube, colocando o seu proprio patrimonio em risco... e por isso merece o respeito dos socios!!! não aceito que os socios assobiem Dias da Cunha e batam palmas a Soares Franco... não reconheço em Soares Franco nenhuma acção demonstrativa do seu Sportinguismo... antes pelo contrario, podia dar exemplos que são suficientes para provar a sua incapacidade para ser o Presidente do Sporting CP!!!
Que venham as eleições e que venham novos Projectos... até podem contemplar a alienação deste patrimonio... mas nunca como uma mera medida casuistica, mas sim como uma estrategia séria, sem demagogia, sem hipocrisia, sem chantagem, sem alarmismo... o Sporting é Enorme, a presença dos socios hoje no Pavilhão Atlantico é disso prova... espero que os dirigentes percebam isso e passem a tratar com mais respeito os mesmo!!!
VIVA O SPORTING!!!
Resultados oficiais da votação à proposta da direcção:
Votos a favor: 12.998 (64,54%)
Votos contra: 7.140 (35,40%)
Abstenções: 560

11 comentários:

Anónimo disse...

"...lá surgiu uma petição a requerer a votação imediata..."

Pois é. Por aqui se vê a "democracia" que existe no Sporting. Onde é que já se viu o presidente do clube ter a palavra quase duas horas?? Monopolizou completamente a AG! Depois do seu discurso à Fidel Castro, foi também apresentado um requerimento (é óbvio que aquilo estava tudo preparado) para se iniciar logo a votação. Quer dizer, nem sequer havia debate!

Depois interromperam-se as intervenções dos sócios, que estavam a ser uma chatice para os "doutores". Foi uma tremenda falta de respeito pelos sócios. Deve-se deixar falar quem quiser, demore o tempo que demorar. Se o cooptado tivesse ocupado menos tempo, tinha sobrado mais para os outros. Nos congressos do PSD, todos os militantes de base podem usar a palavra, nem que o congresso esteja em sessão até de madrugada, como é costume. Mas infelizmente, no nosso clube abunda a podridão, portanto não seria de esperar que a AG fosse conduzida com lisura.

Anónimo disse...

Não deixam os sócios falar, e depois acusam-nos de não apresentarem propostas alternativas!
Mas basta falar em jogadores, títulos, vitórias, que a maior parte do pessoal fica logo cheia de tesão e vota tudo o que esta corja quizer.

joaquim agostinho disse...

Estando em confronto as duas pessoas que deram os avales aos bancos, Dias da Cunha, começou por ser humilhado, pelo próprio Presidende da Mesa da Assembleia Geral quando só lhe deu 4 minutos para falar, depois de FSF ter usado 90 minutos.

Pedro disse...

"A questão fundamental ainda não foi entendida por orgãos sociais do Sporting e por muitos socios... a questão não é a mera alienação, o importante é saber o pq do clube ter chegado a este ponto em termos financeiros? quem foram os responsaveis por esta gestão do nosso clube?."

Um professor meu dizia q Portugal padecia de um grave problema de mentalidade e q seria muito dificil de superar para dar o salto qualitativo q se desejav.
Qd surge um problema os tugas dobram-se em reuniões, comissões, task forces para descobrir quem é o responsável, deixando para o fim a resolução do problema, por vezes chegando mesmo a nunca o reslver. Apurar respoonsabilidades é o q é importante.
Nos países mais avançados primeiro q tudo e o mais rapidamente possivel resolve-se o problema e qd tudo estiver sobre rodas apuram-se as responsabilidades.

Quero com isto dizer o seguinte: não sei nem me interessa muito se o projecto do FSF é bom, é o melhor ou é uma grande merda. Eu disse-te, muito antes desta trapalhada, q o projecto do Roquette e a elogiada competente gestão da direcção do scp era uma grande tanga. Sabes disso. Apenas acho q os teu MOTIVOS para votares contra não são os mais correctos. O importante é resolver a situação catastrófica em q o scp se encontra e tu não opinas sobre essa resolução..

n_sardas disse...

Caro Velho, essa historia do visionario é o blá, blá, blá do costume... para ti tudo o que tenha a ver com o Sporting é tanga... por isso não reconheço qualquer legitimidade para abordares este assunto!!!
A situação é catastrofica? não sei... se é que o FSF explique o pq de ter chegado a esse ponto!!! a primeira medida para a resolução do problema é precisamente o perceber o pq ter o Sporting ter chegado a este ponto, talvez ai aprendam a não fazer erros que foram feitos...

Pedro disse...

Mais uma vez foges do essencial...tb é por isso q a tua opnião sobre a situação do scp é o q é: espremido não dizes nada.
És teimoso.
O problema é q o "blá blá blá" do costume está sempre correcto.

Se queres ajudar no teu clube centra-te nas soluções. Acima de tudo nas soluções para a saída da crise.

n_sardas disse...

eu sei k tu consegues em uma resposta dar 1000 soluções... eu felizmente tenho de dar N respostas, não sou populista nem demagogico... basta leres com atenção o Blog e os varios post que tenho sobre esta materia para perceberes aquilo que penso...
eu felizmente perco tempo a escrever sobre os assuntos meramente relacionados do meu clube... e nem consigo num mero post dar a solução magica, porque a solução não é magica..

quanto ao estar sempre correcto... poupa-me... modestia é algo que tens e sobra!!!

n_sardas disse...

lá que o estado financeiro foi mais que explicado, é verdade... foi pena as responsabilidades terem recaido no 11 de Setembro e na Nova Economia e faço nota do exemplo patetico repetido varias vezes da Pararede...
Eu nunca achei que o Estadio ia ser á borla... agora foi dito, talvez não saibas, que o proprio, com as receitas que ia gerar, se pagava.
Tu ainda não percebeste muito bem a questão, estes sr prometaram mundos e fundos no inicio do Projecto, o projecto imobiliario era um dos pilares fundamentais do mesmo... hoje já não é, pior que que isso querem vender ao desbarato como já fizeram no passado com os terrenos traseiros á Aldeia Olimpica... Foi deveras interessante ver o tal advogado Amadeu Carvalho e entrar, lado a lado com o Director Financeiro do Sporting Rui Meireles, depois de ter dito que não ia estar presente na quinta feira em pleno directo na Tv e sentar-se na fila da frente junto de directores e ex-presidentes... é a prova do compadrio que existe entre eles!!!
Estou farto de pouca transparencia nos negocios do Sporting, felizmente este teve de ir a AG, foi reprovado!!!
Quando forem transparentes no negocio, quando rentabilizarem a Alvalaxia, e essencialmente façam o mea culpa dos erros de gestão que fizeram e apresentem um projecto não demagogico, e não falarem que assim vão impedir a saida de jogadores, o que é populismo, pq amanhã se o Inter quiser levar o Moutinho, nunca o Sporting vai ter capacidade para cobrir uma proposta desse calibre... nem que vendas tudo...
Tens de rentabilizar a Academia, lançar novos jogadores para dai tirar rentabilidade dos mesmos e não andares a gastar dinheiro em João Alves, Wenders, etc, etc...

Croissants disse...

Disseste tudo n_sardas. Não gostei nada de ver lá esse Amadeu depois de ter dito que não ia à Assembleia Geral. E aquilo dos terrenos serem vendidos por 90 contos o m2 em quando estavam avaliados em 190 contos o m2, pareceu confirmar-se. O autor de tal "obra" parece ter sido o tal Godinho envolvido no escândalo dos barcos da EXPO.
Também votei contra.

n_sardas disse...

Esse exemplo dos terrenos que vão da aldeia olimpica até ao Instituto Ricardo Jorge é bem o exemplo de como o actuais dirigentes não sabe fazer negocios imobiliarios. Eu conheço a materia, pq vivo nessa zona, conheço o socio que abordou esse exemplo na AG e é uma pessoa de um Sportinguismo inquestionavel, ex-atleta e principalmente conhecedor dessa materia relacionado com imobiliario e construção... ele sabe do que estava a falar, e fica aqui prometido que quando cruzar-me com ele vou pedir para ele facultar-me os relatorios para poder escrever sobre os tais aqui.
O problema tem sido os maus negocios, as negociatas entre amigalhaços que fizeram que o Sporting tivesse ficado mais pobre, com menos terrenos em Lx mas com um passivo ainda maior... era isso que ia acontecer com esse tal de Amadeu, deu bem para ver o grau de amizade com o actual director financeiro so Sporting.
Eu recordo aqui algumas mentes menos informadas que os 2 directores que fizeram a negociata dos terrenos do antigo estadio trabalham hoje para o comprador de tais terrenos... Isto é transparecia? Claramente não, é gozar com o nosso clube!!!!

rfc disse...

N_Sardas, como sabes também votei contra, e gostava de aproveitar para comentar o que o teu amigo "pedro" disse. Se por um lado é verdade que devemos encontrar as soluções, por outro não podemos dizer que devemos solucionar com os mesmos que por mera incompetencia levaram o clube a 300 milhões de passivo, repito 300 milhões. É um pouco sensato não se admitir que realmente o SCP é como o "Estado" que nos rege. Primeiro porque a culpa morre solteira, segundo porque somos masoquistas e muitos não têm a vergonha na cara de admitir as suas incapacidades.
esta AG para além de demonstrar vitalidade permitirá fazer o que o Presidente da AG devia ter feito à 5 meses atrás: convocar eleições extraordinárias. Perdemos tempo foi nessa altura e não agora.
Com a situação actual arrisco-me a dizer que talvez tenhamos de fazer um negócio financeiro com o próprio estádio, mas fundamentalmente temos a oportunidade de escolher alternativas e de dar o mesmo tempo de esplicação de projectos a todos os possíveis candidatos.
A má gestão desportiva destes últimos anos em termos financeiros também não pode ser esquecida, não só a gestão de mkt. desportivo como a de compra e venda de jogadores. Deixo aqui um dado: nos últimos 10 anos o SCP gastou em contratos profissionais 125 milhões de Euros. Saudações Leoninas