quinta-feira, março 16, 2006

Debate

Ontem na RTP tive a oportunidade de assistir ao debate sobre o tema da AG. De um lado, um membro do Conselho Fiscal, Carlos Cruz e o advogado Amadeu Carvalho que têm uma proposta de compra do patrimonio imobiliario do nosso clube. Do outro lado estava o ex-presidente Dias da Cunha e o candidato Dias Ferreira.
Sinceramente, quem devia convencer, neste caso Carlos Cruz... falhou, e falhou redondamente essa missão.
Não foi capaz de apresentar um argumento valido, sem recorrer á pura demagogia, para esta venda... e essencialmente, não foi capaz de explicar o pq da mudança, mesmo da sua propria mudança de opinião, com a saida de Dias da Cunha e entrada de Soares Franco.
Ouvi coisas graves...
-1/4 das receitas são para pagar juros? como é possivel alguem ter deixado o clube ter chegado e este ponto?
-Defice de Tesouraria: 16,8 M Eur... causas: Menos Bilhetes e Receita e Bingo e saida da UEFA... as primeiras é por pura incompetencia de gestão dos dirigentes do clube... a ultima é o próprio factor aleatório do "core business" do Sporting: Futebol... é precisamente para defender deste factor aleatório que o Projecto Roquette contemplava este patrimonio imobiliario...
Um exemplo que foi referido é o Real Madrid, que abdicou do seu patrimonio imobiliario para investir no futebol... resultados desportivos... poucos, mas um grande sucesso comercial... mas claramente que esse sucesso comercial é possivel para quem pode contratar jogadores com David Beckham que só "comercialmente" são pagos, não estando o clube "dependente" do sucesso desportivo... o Sporting dificilmente pode ter esse sucesso comercial, por isso é dependente do sucesso desportivo para poder ir regularmente á Liga dos Campeões... mas isso é um facto aleatorio, que ninguem pode dar a certeza.... por isso, nenhuma Direcção, pode dizer que vai vender patrimonio para investir na equipa de futebol, para ter uma equipa competitiva a nivel europeu... isso é demagogia!!!!
Em relação á queda de Receitas e da venda de Bilhetes... tenho de perguntar, o que andam estes dirigentes a fazer??? Como é possivel assitirem á queda do numero de socios pagantes e não fazerem nada?... Como é possivel assistirem à queda das receitas de bilheteira e não fazerem nada??? será que ainda não perceberam o pq desta situação? qualquer Sportinguista sabe o pq desta situação, basta nos dias dos jogos olhar para a bilheteira e ver os preços que o Sporting pratica... e aqui tenho de fazer uma comparação: o Sporting a epoca passada cobrou para uma Superior 15 Eur (no dia do jogo 20 Eur) no jogo com o Feyenoord Roterdão nos 1/16 Final da UEFA, os lampiões vão pagar os mesmos 20 Eur para uma superior no jogo com o FC Barcelona!!!
Acabei por nem falar com as questões directamente relacionadas com o património, espero amanhã ainda ter oportunidade de falar sobre isso e o que foi dito neste debate.
O problema do Sporting esta na gestão e nos gestores que estão á frente do clube, não conhecem o Sporting, não conhecem a força do Sporting nem dos Sportinguistas. Estes dirigentes defendem uma coisa hoje, completamente oposta á ideia que passaram para os socios e adeptos no passado, sem conseguirem apresentar um argumento valido para esta mudança... recorrem pura e simplesmente á demagogia e á comparação com outros... os Sportinguistas estão a "borrifar-se" se os lampiões tem ou não tem, mais ou menos, patrimonio... eu quero é o melhor para o Sporting e quero que os dirigentes do Sporting sejam capazes de provar a sua ideia daquilo que é defendem que é o melhor para o meu clube.
Não aceito que um presidente diga um numero para o Defice e o ex-presidente, que foi quem o nomeou para o cargo diga outro... nesta caso faço o mesmo apelo que Eduardo Catroga "Seria conveniente a existência de estudos independentes para um melhor esclarecimento"... para mim, quer para a alienação do patrimonio, quer para o defice!!!
Não passo "cheques em branco" a ninguem, de certeza que não vai ser amanhã que o vou fazer...

Sem comentários: