quinta-feira, março 09, 2006

Sondagem

No domingo a Euroexpansão realizou uma sondagem nas imediações do Estadio de Alvalade. Por acaso fui á secretaria pagar as quotas a um amigo meu e fui convidado a participar. A Sondagem constou em 607 entrevistas. Na terça-feira o jornal A Bola publicou os resultados.
- Na pergunta sobre a concordância da venda de patrimonio o resultado foi claro: 1240 votos a Favor (41,7%) e 1731 Contra (58,3%).
- Em relação a intenção de comparecer na AG, 74% (2199 votos) disseram Sim, enquanto 26% (772) disseram Não.
- Na pergunta sobre acabar com as modalidades que não são auto-suficientes os resultados ainda foram mais esmagadores: 64,4% (1912 votos) disseram Não contra 35,6% (1059 votos) optaram pelo Sim.
- Foi igualmente questionado, independentemente de concordar ou não com acabar com as modalidades, qual seria a modalidade que gostaria que o clube mantivesse: 1) Atletismo 49,4% 2) Futsal 26,4% 3) Andebol 13,1%, com 11,1% a não responder á questão.
As minhas opiniões coincidiram com a maioria dos adeptos do Sporting. Não tive duvidas nas 3 primeiras, só pensei um pouco na ultima, mas todo o historial, todos os momentos em que vi os atletas do Sporting a elevarem mais alto o nome de Portugal em Jogos Olimpicos, Campeonatos Mundiais e Europeus, foi claramente um peso, para mim e de certeza para todos os Sportinguistas que tiveram de optar. Não escondo que gosto imenso de futsal, mas relembrar aquele momento, quando tinha 7 anos, de ver a bandeira do nosso Pais no Coliseu de Los Angeles e Carlos Lopes no topo do podio, pesou e vai sempre pesar na minha decisão nesta materia.
Espero que esta ou outra Direcção nunca coloque este tipo de decisões nos socios. Cabe aos mesmo arranjar soluções para os financiamentos destas modalidades. Vejo os andrades com equipas competitivas no Basket, Andebol, Hoquei e equipas normais no Atletismo... vejo os lampiões com equipas competitivas no Voleibol e Futsal e com equipas normais no Basket, Hoquei, Andebol e no Atletismo... se eles conseguiram arranjar forma de financiamento para as mesmas, os nossos dirigentes tem a obrigação de fazer o mesmo!!!

3 comentários:

PiKiNiKi disse...

Como já disse anteriormente, basta existir um pouco de rigor na Gestão do Futebol e certamente temos verbas para manter essas modalidades.

Anónimo disse...

"...se eles conseguiram arranjar forma de financiamento para as mesmas, os nossos dirigentes tem a obrigação de fazer o mesmo!!!"

Sobre este tema, apetece-me citar o novo Presidente da República: a estabilidade não pode ser desculpa para o imobilismo. O nosso clube há mais de 10 anos que não tem eleições, porque actos eleitorais com uma só lista não são eleições, são plebiscitos. Isto não é próprio de um clube democrático.

A consequência desta situação é o acomodamento de quem tem "dirigido" o clube, porque não tem tido oposição. Não tem havido dinamismo e ambição na condução dos destinos do clube. Não tem havido uma estratégia de crescimento, sem ser por betão. Agora para cúmulo só existe uma "política" de vendas.

O imobilismo que existe no Sporting, reflecte-se, entre outras coisas, no fim das modalidades. O Sporting tem todas as condições para ter tantas, ou mais, modalidades de competição que o Benfica ou o Porto. Tem é que se trabalhar para isso. E nem é preciso muito esforço.

Por exemplo, eu lembro-me que no tempo do Sousa Cintra houve um grupo de sócias do Sporting que propôs à direcção a criação de uma secção de futebol feminino. A direcção acedeu e o Sporting passou a ter uma das melhores equipas no futebol feminino da altura e ainda por cima as jogadoras eram todas sportinguistas. Nunca chegou a vencer o campeonato, porque o Boavista dominava a modalidade na época, e porque a secção só durou dois ou três anos, sendo extinta por Santana Lopes...

Há muitos sportinguistas que estão dispostos a trabalhar para o clube, para fazer o Sporting cada vez mais eclético e vitorioso. Basta apenas que não lhes cortem as pernas...

Apre disse...

Não há alternativas à venda, tem que ser.