sexta-feira, março 31, 2006

Semana/Mês Decisivo

No dia de amanhã começamos o mês decisivo do ano do centenário. Começamos pela parte desportiva onde começando no "berço" e acabando com os do "porto" veremos e estaremos atentos a todas as situações onde normalmente caimos: cartões, expulsões, lesões, lances duvidosos, castigos que estão por decidir...etc, etc.
Mas se em termos deportivos(no futebol), estamos a lutar, continuamos com o problema transversal à maior parte dos interesses do clube que é a vertente economico-financeira.
Daqui resultam as eleições no final do mês de Abril, que podem ajudar a compreender muito dos negócio realizdaos nos últimos anos.
Não consigo deixar de continuar surpreendido pela vontade que muitos sportinguistas têm, em manter pessoas do núcleo dos últimos 10 anos. Volto a referir, e podem confirmar posts antigos, que a questão financeira do clube passará inevitavelmente por venda de património(provavelmente até uma operação financeira no estádio), o que não podemos deixar é que esta seja realizada pelos mesmos que não tiveram competência para gerir o clube.
Acho espantoso, que continuemos a ter altas figuras do Sporting como por ex. o Dr. Galvão Telles a proferir, que aqueles que votaram contra na última AG têm de assumir a responsabilidade de apresentar alternativas. Será possível continuar meio mundo a pensar que não nos apercebemos do medo que sentem em que se descubra o que está por trás da gestão ruinosa. A maioria das pessoas não votaram contra venda de patrimonio, não quiseram foi dar "carta branca" aos mesmos de sempre.
Realmente não somos a maioria( a própria votação assim o demonstrou) aqueles que pensam como eu. Não sou mais inteligente que outros, ou dono de qualquer razão, mas, acredito em honra, seriedade e competência antes dos lobbies, das "cunhas" e da falsa imagem. Este mês tão importante espero não só que tenhamos candidatos, mas também projectos competentess para salvar o nosso SPORTING.

quarta-feira, março 29, 2006

Invasão Leonina á cidade Berço


Aproxima-se a deslocação complicada á cidade de Guimarães para defrontar o Vitoria local. Apesar de nos ultimos anos, o Sporting ter conseguido resultados positivos nesta deslocação, não vai deixar de ser um jogo complicado... o stress da necessidade imperativa de um resultado positivo por parte do Sporting e ao mesmo tempo a necessidade de pontos que o Vitoria tem neste momento para assim fugir á despromoção... cria os condimentos para um jogo importantissimo para ambas as equipas.
O Sporting tem de vencer este jogo... não há outro resultado possivel!!!
Os adeptos estão conscientes desta necessidade, por isso mesmo a corrida aos bilhetes para encher os 5 mil lugares da superior norte do Estadio D. Afonso Henriques e apoiar durante os 90 min a equipa. Os bilhetes variam entre os 20 e os 25 euros e serão amanhã colocados à venda, quer em Guimarães quer em Alvalade, para onde viajam 1.500 ingressos dos mais baratos.
De Lisboa é certa a deslocação, alem dos adeptos anonimos, de pelo menos 600 ultras das claques Leoninas, juntar-se-ão mais 300 ligados aos núcleos das claques sediados no Norte de Portugal. As filiais do Sporting no Norte estão igualmente a ser inundadas de solicitações para a aquisição de ingressos para o jogo de sábado.
Faço daqui um apelo aos Adeptos Leoninos da região Norte... não faltem a este jogo em Guimarães!!! Acreditem, uma vitoria neste jogo é fundamental para o Titulo no ano do Centenário!!! Estes jogadores e equipa tecnica já provaram que merecem o apoio a 101% de socios, adeptos, simpatizantes do Sporting!!!
FORÇA SPORTING!!!!

terça-feira, março 28, 2006

Ele bem quis vestir a nossa Camisola Centenária

Ontem ficamos a saber pela boca do proprio Rijkaard que no final dos anos 80 apenas não jogou pelo Sporting porque não teve a necessária autorização federativa. "A Federação não deu permissão. Tive contrato com o Sporting, mas, infelizmente, não joguei", comentou o próprio.
Nessa altura Rijkaard era uma das mais valiosas estrelas do futebol europeu e cumpria o desejo de abandonar o Ajax Amesterdão. Chegou a treinar, a ter contrato, mas nunca jogou, a FPF não autorizou a sua utilização pelo Sporting.
Acabou por rumar ao Saragoça, de forma a não perder o lugar na equipa que viria a ser a vencendora do Euro 88 na Alemanha. Dias antes da competição, confirmava-se a sua transferência para o AC Milan.
Cheguei a sacar-lhe um autografo, numa folha de jornal... mas infelizmente não sei onde o tenho, possivelmente esta perdida numa gaveta...

segunda-feira, março 27, 2006

Mais 3 Ptos

E vão nove vitórias seguidas ... mais uma jornada sem sofrer golos.
Noite calma em Alvalade com muitos adeptos em Alvalade a assistir ao jogo.
Depois da vitória dos andrades minutos antes, o SCP tinha a obrigação de vencer.
O SCP entrou muito bem no jogo com uma boa troca de bola e cedo chegaram os golos, primeiro de Nani e a terminar a segunda parte um grande golo de João Alves. A segunda parte foi ainda mais calma o que se entende dada a vantagem no marcador e os 120m de quarta-feira.
O Penafiel, para quem já tem o destino marcado, não se percebe o porquê de constantemente ter 11 jogadores nos últimos metros do seu meio campo.
Valeu a vitória o conbibiu e as bifanas e cervejas no final do jogo :)
Ficha de jogo
Estádio José Alvalade
relvado: bom estado espectadores: 39 209
árbitro: Rui Costa [Porto]
assistentes: Vítor Carvalho e José Carlos Santos 4.º árbitro: Hélio Santos
Sporting 2 - Penafiel 0 GOLOS [1-0] Nani 15', [2-0] João Alves 37'
Sporting: Ricardo, Abel, Polga, Tonel, Tello, Luís Loureiro, João Alves (Carlos Martins, 75m), João Moutinho, Nani, Douala (Koke, 68m) e Liedson (Sá Pinto, 83m)
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Nelson, Miguel Garcia, Romagnoli e André Marques
Penafiel: Nuno Santos, Celson, Weligton, Nuno Diogo, Bruno Amaro, Boronad (Zé Rui, 39m), Bibishkov (Dill, 39m), Diallo, Pedro Moreira, Juninho Petrolina (Dias, 81m) e Nilton
Treinador: Luís Castro
Suplentes não utilizados: Avelino, Guedes, Pedro Araújo e Sérgio Lomba
Disciplina: Cartão amarelo a Zé Rui (63m)

sexta-feira, março 24, 2006

Má Formação


Já tinha ouvido falar, mas ainda não tinha visto imagens daquilo que se passou antes da marcação do penalty por Ricardo, entre o mesmo e Vitor Baia, logo não podia falar dos mesmos acontecimentos
Hoje o jornal Record mostra a foto do arremesso da bola contra a cara de Ricardo, por parte de Vítor Baía.
Ao que parece o "corno" Baia aproveitou a não presença do LADRÃO, que andava perdido em campo a confirma se era Ricardo a marcar o penalty, para dirigir insultos a Ricardo e de seguida lançar a bola, levando-a a embater na cara do guarda-redes da Selecção Nacional...
Este tipo de comportamento do "corno da Invicta" só vem provar o pq de Scolari o ter afastado do grupo da Selecção... além da má formação, mostra não passar de um ressabiado nojento, que não sabe aceitar as opções tecnicas do treinador da Selecção... o que não deixa de ser ironico, vindo de um "palhaço" que no Mundial de 2002 foi titular á ultima hora, durante a fase final, graças ao compadrio do Oliveirinha que tinha a mania que era treinador...
Na quarta fez uma grande defesa no penalty que defendeu... mas com este comportamento provou que não merece o louvor dos adversarios de tal situação... aproveitou uma situação de falta do zelador da lei (que diga-se de passagem tb nunca esteve presente nos 120 min do jogo), como fazem os cobardes para provocar o seu colega de profissão e rival, da forma cobarde que foi!!!
E depois ficam indignados com a não ida á Selecção, este "palhaço" tal como o Conceição (este fds depois de expulso atirou a camisola á cara do arbitro) mostram bem a cultura de arruaça que receberam na formação desportiva... foi preciso um treinador estrangeiro para os colocar no lugar devido... fora do convivio da Selecção que representa o nosso Pais!!!
Pode ser o jogador com mais titulos no Mundo, mas é um nojento, com uma alma pobre...
Lá estarei em Alvalade para retribuir os insultos a este "porco nojento"!!!

quinta-feira, março 23, 2006

Nem com o Apito Dourado...

Uma vez mais assistimos ao vivo e a cores à incompetencia em primeiro e à premeditação em segundo. É de notar que o problema da arbitragem, à parte dos maus árbitros, carece de um problema de estrutura independente que devereria ter fiscalização permanente.
Não é aceitável continuarmos repetidamente a ver premeditação nas nomeações, já estou a pensar nos próximos embates do Sporting, onde por exemplo já com o Penafiel foi nomeado o árbitro Rui Costa que tem um processo disciplinar em curso. Em cima disto o inquérito disciplinar aberto a 3 jogadores do Sporting de um tal jogo a 4 de Fevereiro (estamos no fim de Março), e não é necessário dizer mais. Já sabemos que vão fazer tudo para nos arredarem do título, porque se percebe que o Porto apesar de estar em 1º, está preso por arames onde nem os próprios adeptos acreditam (como ficou bem visivel na substituição realizada ontem após o golo do Liedson). Por isto é que digo, nem com Apitos Dourados vamos lá...por que será que ainda sonhamos? Num país onde uma fugitiva, ganha uma câmara municipal e o próprio Primeiro-Ministro se digna a cumprimentar numa cerimonia oficial, está tudo dito.
No nosso país continua a ser a lei do mais esperto, do mais vigarista etc.etc. Continuamos a pensar que nos desenrascamos sempre, mas é por estas e por outras que não passamos de um estado de mediocridade.

quarta-feira, março 22, 2006

Não deixaram o Sporting ir á Final

Acreditem estou triste... quer pelo resultado, quer pela forma como aconteceu...
Gostei imenso da forma como o Sporting jogou, penso que "controlou" o jogo, foi uma equipa mais equilibrada que o fcp, em certas alturas do jogo parecia que estavamos a jogar em casa.
Tal como já tinha afirmado ao intervalo, o campo estava inclinado... o resto do jogo foi mais uma prova cabal de tal situação... foras de jogo, agressões (ex: Cech a Moutinho), amarelo do Nani que ainda estou para perceber pq, o 2º amarelo que ficou por mostrar ao Bosingwa e finalmente o 2º amarelo ao Caneira numa situação entre 4 jogadores (2 de cada equipa) e só os 2 do Sporting que levaram amarelo, etc, etc... resumido, uma arbitragem sem categoria para o jogo... é a unica maneira de colocarem o nosso clube fora da Taça... são estes Olegários, Costas, Paratys, Baptistas!!!
Com o empate conseguido já a terminar a partida, veio a lotaria dos penaltys e a sorte dos mesmos... ai é raro a sorte bater á nossa porta!!!
Uma palavra para Moutinho, jogador jovem, que falhou o penalty... o primeiro que se atreva a atirar uma pedra ao mesmo!!! FORÇA MOUTINHO, ÉS O MAIOR!!!
Face a tal atitude da nossa equipa neste jogo, estou completamente seguro que este resultado é um mero acidente, na caminhada para a vitoria final...
Vamos trabalhar e lutar para assim vencer a Liga, só espero que não sejam interferencias externas a impediram essa luta por essa objectivo.
No domingo estarei em Alvalade de camisola e cachecol verde e branco com o MAIOR Orgulho do Mundo, a saudar estes jogadores que honraram a camisola Centenaria que vestem... provaram isso hoje, por isso merecem o apoio de todos os sócios e adeptos do Sporting CP no proximo jogo para a Liga.
FORÇA SPORTING

ao intervalo...

Só não estamos a ganhar pq estamos a jogar contra 14 jogadores...
Um penalty (como é possivel o fiscal de linha não ter visto?!?!?!?!?!?!?!?!?!...)...
Um fora de jogo escandaloso sobre o Deivid...
2 entradas a matar, uma sobre Carlos Martins e outra sobre Moutinho...
o unico lance de perigo do fc porco está em fora de jogo...
São apenas alguns exemplos da bela arbitragem que estamos a ver
Nota ainda para os comentarios fantasticos daqueles 2 estarolas da RTP, com destaque para o Fidalgo!!!

terça-feira, março 21, 2006

Nélson, Sá Pinto e Tonel

O jogo foi a 4 de Fevereiro ... hoje temos a noticia que os 3 jogadores do Sporting vão agora ser ouvidos, portanto se isto correr bem, temos ai uma decisão perto dos jogos decisivos da Liga...estranho, muito estranho.

Eu Acredito!!!

Não escondo... estou com grande confiança numa vitoria do Sporting em pleno Dragum frente aos andrades!!! Até já tenho um resultado na cabeça, mas não vou revelar em publico, fica para os amigos e para as minhas apostas online.
Penso que o Sporting está com uma confiança enorme e com uma união no balneário que pode ser decisiva dentro de campo. Os andrades têm um grande plantel, mas não uma grande equipa, apresentando uma dependencia em relação ao jogador Quaresma, á qual se junta a fraqueza defensiva da equipa. Penso que uma equipa rigorosa em termos tacticos, consegue vencer esta equipa tripeira. Acho que o Sporting pode ter esse rigor tactico neste jogo. Já para o campeonato, continuo convencido que só não vencemos o jogo, pq Carlos Martins saiu lesionado, perdendo o nosso meio-campo a criatividade para o contra-ataque quando venciamos 0-1. Claramente que o efeito surpresa do Sporting já não é o mesmo de á uns meses atrás... os nossos rivais estavam convencidos que iamos ser o "bobos da festa"... empatamos no Dragum tendo já surpreendido, e de seguida demos o "banho de bola" no Galinheiro... por isso os andrades vão ter cuidados extras!!!
O nosso balneario respira confiança... as palavras do nosso capitão e do nosso treinador são disso prova.
Espero que o artista do apito não tenha interferência no resultado...
Quanto á presença dos membros do Blog no Dragum... ainda não está decidido... mas tenho a certeza que apoio não vai faltar á nossa equipa nas bancadas!!!
FORÇA SPORTING!!!!!!

segunda-feira, março 20, 2006

União Leiria 0-Sporting CP 1

Mais uma vitoria, num terreno sempre complicado para o Sporting, á 7 anos que não vencia nessa terra verde e branca!!! É igualmente o oitavo triunfo consecutivo na Liga. Neste jogo Nani regressou à titularidade, por troca com Deivid, avançado Sá Pinto para junto de Liedson. Tonel, após castigo, voltou ao centro da defesa, sector que contou ainda com Tello na esquerda, no lugar do lesionado Caneira.
Um inicio fraco, com um jogo muito a meio-campo e com muitos erros á mistura, por isso mesmo o empate sem golos ao intervalo. Na segunda parte o Sporting entrou decidido a resolver o jogo, mais agressivos, mais determinados. A defesa esteve sempre certinha o que não permitiu a transição rapida para o ataque da União de Leiria. O golo foi aos 48 min com Nani a entrar na área pela esquerda e viu o seu cruzamento ser desviado por Èder, entrando dentro da baliza de Costinha. Ainda houve tempo para uma bola ao poste a remate de Carlos Martins e para assistir a mais um exemplo por parte de Bruno Paixão de como não se deve arbitrar um jogo, ficando um penalty por marcar numa mão de Fabio Felicio a remate de Carlos Martins. Fomos baixando o ritmo de jogo, jogando mais defensivamente, levando Ricardo a cumprir o quinto jogo consecutivo para o campeonato sem sofrer qualquer golo.
Nota para o gesto bonito de Ricardo quando no final dedicou a vitoria às famílias enlutadas como consequência dum acidente de viação que vitimou mortalmente três jovens do Inter da Boavista.
Foi mais uma vitória justa, e lançado o jogo de quarta no Dragum, que acredito mesmo que vamos ganhar e assim obter o lugar na final do Jamor!!!
Força SPORTINGGGGGGGGGGGGGG
Local: Estádio Dr. Magalhães Pessoa
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Árbitros assistentes: Sérgio Serrão (Madeira) e João Tomatas (Setúbal)
U. Leiria: Costinha, Éder, Paulo Gomes, Gabriel, Tixier, João Paulo, Cadu (Paulo César, 62m), Fábio Felício (Miramontes, 68m), Maciel, Harison (Jaime, 76m) e Lourenço
Treinador: Jorge Jesus
Suplentes não utilizados: Fernando, Kata, Renato e Laranjeiro
Disciplina: Cartão amarelo a Paulo Gomes (54m), Harison (70m), Jaime (89m), Lourenço (90+4m)
SPORTING: Ricardo, Abel, Tonel, Polga, Tello, Custódio, João Moutinho, Sá Pinto (Deivid, 73m), Carlos Martins (João Alves, 76m), Nani (Miguel Garcia, 90m) e Liedson
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Tiago, Luís Loureiro, Douala e André Marques
Disciplina: Cartão amarelo a Abel (32m), Sá Pinto (42m), Custódio (90m), Tello (90+2m)
Golos: Nani (48m)

sábado, março 18, 2006

Vitória

Penso que o Sporting teve uma grande vitória, neste caso fora de campo. A AG chumbou a proposta de Soares Franco para a alienação do patrimonio não desportivo. Foi por pouco, na verdade, mas estas semanas, pós a AG anulada, foram de uma completa "intoxicação" informativa por parte de Soares Franco. Não escondo, cheguei a temer que ele ia conseguir dar a volta ao sentido de voto dos socios durante a sua apresentação... e acredito que o resultado teria sido diferente se a votação tivesse sido logo após a sua apresentação. Mas quando começaram as intervenções, as contradições, as omissões de Soares Franco foram descobertas... e por isso mesmo, ele ao perceber isso, tinha de terminar com as intervenções... falaram no maximo 8-10 socios... e lá surgiu uma petição a requerer a votação imediata...
Ai percebi que a votação ia ser andar por volta destes valores, por isso podia cair para um lado ou para o outro... acabou por cair para o lado que eu queria!!!!
A questão fundamental ainda não foi entendida por orgãos sociais do Sporting e por muitos socios... a questão não é a mera alienação, o importante é saber o pq do clube ter chegado a este ponto em termos financeiros? quem foram os responsaveis por esta gestão do nosso clube?... os responsaveis são os mesmo que hoje tentaram pedir um "cheque em branco" aos socios, pq eles estão lá todos á 10 anos... houve a tentativa de responsabilizar uma pessoa: Dias da Cunha... eu estou á vontade para falar, pq nunca fui um apoiante de Dias da Cunha, mas o que hoje alguns socios fizeram ao ex-presidente foi uma vergonha... por mais que tenhamos razões de queixa, Dias da Cunha acreditou no Sporting, quando foi necessario avalizou com os seus proprios bens... se fez isso, foi por acreditava que esse era o caminho do clube, colocando o seu proprio patrimonio em risco... e por isso merece o respeito dos socios!!! não aceito que os socios assobiem Dias da Cunha e batam palmas a Soares Franco... não reconheço em Soares Franco nenhuma acção demonstrativa do seu Sportinguismo... antes pelo contrario, podia dar exemplos que são suficientes para provar a sua incapacidade para ser o Presidente do Sporting CP!!!
Que venham as eleições e que venham novos Projectos... até podem contemplar a alienação deste patrimonio... mas nunca como uma mera medida casuistica, mas sim como uma estrategia séria, sem demagogia, sem hipocrisia, sem chantagem, sem alarmismo... o Sporting é Enorme, a presença dos socios hoje no Pavilhão Atlantico é disso prova... espero que os dirigentes percebam isso e passem a tratar com mais respeito os mesmo!!!
VIVA O SPORTING!!!
Resultados oficiais da votação à proposta da direcção:
Votos a favor: 12.998 (64,54%)
Votos contra: 7.140 (35,40%)
Abstenções: 560

quinta-feira, março 16, 2006

Taça de Portugal: 1/2 Finais

Já temos adversario nas 1/2 Finais da Taça de Portugal... nada mais, nada menos que os Andrades... Quarta-Feira... 22 Março 2006... PARA VENCER!!! e assegurar a presença em mais uma Final no Jamor para a Taça de Portugal...
Dificil... mas não impossivel!!! Vamos acreditar, vamos á capital dos Tripeiros apoiar o nosso Clube!!!
Força Sporting!!!

Debate

Ontem na RTP tive a oportunidade de assistir ao debate sobre o tema da AG. De um lado, um membro do Conselho Fiscal, Carlos Cruz e o advogado Amadeu Carvalho que têm uma proposta de compra do patrimonio imobiliario do nosso clube. Do outro lado estava o ex-presidente Dias da Cunha e o candidato Dias Ferreira.
Sinceramente, quem devia convencer, neste caso Carlos Cruz... falhou, e falhou redondamente essa missão.
Não foi capaz de apresentar um argumento valido, sem recorrer á pura demagogia, para esta venda... e essencialmente, não foi capaz de explicar o pq da mudança, mesmo da sua propria mudança de opinião, com a saida de Dias da Cunha e entrada de Soares Franco.
Ouvi coisas graves...
-1/4 das receitas são para pagar juros? como é possivel alguem ter deixado o clube ter chegado e este ponto?
-Defice de Tesouraria: 16,8 M Eur... causas: Menos Bilhetes e Receita e Bingo e saida da UEFA... as primeiras é por pura incompetencia de gestão dos dirigentes do clube... a ultima é o próprio factor aleatório do "core business" do Sporting: Futebol... é precisamente para defender deste factor aleatório que o Projecto Roquette contemplava este patrimonio imobiliario...
Um exemplo que foi referido é o Real Madrid, que abdicou do seu patrimonio imobiliario para investir no futebol... resultados desportivos... poucos, mas um grande sucesso comercial... mas claramente que esse sucesso comercial é possivel para quem pode contratar jogadores com David Beckham que só "comercialmente" são pagos, não estando o clube "dependente" do sucesso desportivo... o Sporting dificilmente pode ter esse sucesso comercial, por isso é dependente do sucesso desportivo para poder ir regularmente á Liga dos Campeões... mas isso é um facto aleatorio, que ninguem pode dar a certeza.... por isso, nenhuma Direcção, pode dizer que vai vender patrimonio para investir na equipa de futebol, para ter uma equipa competitiva a nivel europeu... isso é demagogia!!!!
Em relação á queda de Receitas e da venda de Bilhetes... tenho de perguntar, o que andam estes dirigentes a fazer??? Como é possivel assitirem á queda do numero de socios pagantes e não fazerem nada?... Como é possivel assistirem à queda das receitas de bilheteira e não fazerem nada??? será que ainda não perceberam o pq desta situação? qualquer Sportinguista sabe o pq desta situação, basta nos dias dos jogos olhar para a bilheteira e ver os preços que o Sporting pratica... e aqui tenho de fazer uma comparação: o Sporting a epoca passada cobrou para uma Superior 15 Eur (no dia do jogo 20 Eur) no jogo com o Feyenoord Roterdão nos 1/16 Final da UEFA, os lampiões vão pagar os mesmos 20 Eur para uma superior no jogo com o FC Barcelona!!!
Acabei por nem falar com as questões directamente relacionadas com o património, espero amanhã ainda ter oportunidade de falar sobre isso e o que foi dito neste debate.
O problema do Sporting esta na gestão e nos gestores que estão á frente do clube, não conhecem o Sporting, não conhecem a força do Sporting nem dos Sportinguistas. Estes dirigentes defendem uma coisa hoje, completamente oposta á ideia que passaram para os socios e adeptos no passado, sem conseguirem apresentar um argumento valido para esta mudança... recorrem pura e simplesmente á demagogia e á comparação com outros... os Sportinguistas estão a "borrifar-se" se os lampiões tem ou não tem, mais ou menos, patrimonio... eu quero é o melhor para o Sporting e quero que os dirigentes do Sporting sejam capazes de provar a sua ideia daquilo que é defendem que é o melhor para o meu clube.
Não aceito que um presidente diga um numero para o Defice e o ex-presidente, que foi quem o nomeou para o cargo diga outro... nesta caso faço o mesmo apelo que Eduardo Catroga "Seria conveniente a existência de estudos independentes para um melhor esclarecimento"... para mim, quer para a alienação do patrimonio, quer para o defice!!!
Não passo "cheques em branco" a ninguem, de certeza que não vai ser amanhã que o vou fazer...

TAÇA

Os comentários ao jogo não podem ser muitos por não ter sido televisionado.
O Importante é a vitória e passagem as meias-finais, algo que já não se conseguia à 4 temporadas.
Com a equipa modificada Paulo Bento conseguio manter o nível de qualidade e de segurança do futebol do Sporting.
Vamos esperar pelas 16h para ver quem se segue...

quarta-feira, março 15, 2006

Presidentes do clube

Alfredo Augusto das Neves Holtreman (Visconde de Alvalade) 1906-1910
Luís Caetano Pereira 1910
José Holtreman Roquette (José Alvalade) 1910-1916
Daniel Queirós dos Santos (1916-1918)
António Nunes Soares Júnior (1918-1920/1921-1922/1927-1928)
Mário de Lemos Pistacchini (1920-1921)
Júlio Barreiros Cardoso Araújo (1922-1923/1924-1925)
Pedro Sanches Navarro (1923-1924)
José Salazar Carreira (1925-1927)
Joaquim Guerreiro de Oliveira Duarte (1928-1929/1932-1942)
Eduardo Mário Costa 1929
Álvaro José de Sousa (1929-1931)
Artur Silva (1931-1932)
Álvaro Luís Retamoza Dias (1932)
Augusto Amado de Aguilar (1942-1943)
Alberto da Cunha e Silva (1943-1944)
Augusto Fernando Barreira de Campos (1944-1946)
António José Ribeiro Ferreira (1946-1953)
Carlos Cecílio Góis Mota (1953-1956)
Francisco de Casal-Ribeiro (1956-1959)
Guilherme B. Brás Medeiros (1959-1961) (1965-1973)
Gaudêncio L. da Silva Costa (1961-1962)
Comodoro Joel Azevedo da Silva Pascoal (1962-1963)
Brigadeiro Horácio de Sá Viana Rebelo (1963-1964)
Gen. Martiniano A. Piarra Homem de Figueiredo (1964-1965)
Manuel Henrique Nazareth (1973)
João dos Anjos Rocha (1973-1986)
Amado de Freitas (1986-1988)
Jorge Gonçalves (1988-1989)
José de Sousa Cintra (1989-1995)
Pedro Santana Lopes (1995-1996)
José Alfredo Parreira Holtreman Roquette (1996-2000)
António Augusto Serra Campos Dias da Cunha (2000-2005)
Filipe Soares Franco (2005-?)
?

terça-feira, março 14, 2006

De entrevista em entrevista...

Não escondo, a cada entrevista que acabo de ler de um ex-dirigente do Sporting, a minha preocupação aumenta em relação ao momento actual do meu Clube. Nestes ultimos dias foi a vez de José Bettencourt e Dias da Cunha falarem aos orgãos de comunicação, tendo mesmo o ex-Presidente dado 2 entrevistas em poucos dias.
Foi principalmente a entrevista do nosso ex-presidente que deixou-me preocupado face as acusações gravissimas que são feitas a Soares Franco e esta Direcção, e por serem acusações da pessoa que colocou Soares Franco na Presidência... Socios enganados? "A acreditar naquilo que se anda a dizer, nós, os responsáveis do Sporting, teríamos de ir para a cadeia"? Défice foi criado para justificar a venda de património? numeros viciados/manipulados, o que para uma sociedade cotada em bolsa como é o Sporting SAD é muito grave. Fala igualmente em conspiração e numa possivel falsificação de documentos, etc, etc... sinceramente nem tenho palavras face á gravidade das mesmas acusações.
Chegou o momento de dizer BASTA!!!!
Como socio do Sporting, não aceito que um presidente saia e coloque outro, e passado poucos meses andem os 2 em praça publica a dizer numeros completamente diferentes da realidade financeira do meu clube... isto é estar a "matar" a credibilidade do nosso Clube e da Sociedade Desportiva que sustenta o futebol!!!
Quero uma explicação e principalmente que alguem com credibilidade diga a mim e a todos os socios do Sporting a verdadeira situação financeira do clube... por isso, uma Auditoria Externa, por uma empresa com credibilidade no mercado e essencialmente sem interesses no clube, é neste momento um imperativo para o Sporting...
Não podemos passar "cheques em branco" a quem não mostra ter tal credibilidade... é isso que no dia 17, Soares Franco vai pedir aos sócios.
Eu aceito que um dia se venda o patrimonio não desportivo, mas depois de dizerem-me a verdadeira situação financeira do clube... e essencialmente, depois deste "bando de artistas" que andou no poder no nosso clube faça aquilo que tem de fazer: Desaparecer do Sporting Clube de Portugal!!!

segunda-feira, março 13, 2006

Sporting CP 1 - boavista 0

Mais um jogo confiante da nossa equipa, claramente uma prova de maturidade e de inteligência, o que só confirma o estatuto de candidato ao titulo 2005/2006.
Foi uma vitória justa, com transpiração, entrega e pressão. Gostei do jogo por parte do Sporting particularmente no meio campo e nas recuperações de bola, anulando completamente o boavista na sua estratégia ofensiva. Mostrou mais uma vez segurança defensiva, pressão quando não tem a bola, sendo ainda necessario melhorar a qualidade da construção do jogo de ataque e no "trocar" e manter da mesma. Não foi um jogo espectacular durante os 90 minutos mas o Sporting teve bons momentos de futebol, principalmente no final da 1ª parte e no começo da 2ª. Pena ter acabado o jogo retraído, sem dinâmica ofensiva e algum sofrimento. O boavista acabou por dar a réplica possivel, face á superioridade demonstrada pelo Sporting, beneficiando da condescendência disciplinar do arbitro. Claro que os "aziados" vão vir com a conversa do possivel penalty do Tonel, esquecendo por não ser do seu interesse que o jogador Fary, está em fora-de-jogo no momento do centro...
Mais uma final ultrapassada... para a semana, invasão a Leiria para apoiar a nossa equipa em mais esse jogo complicado!!!
Ficha de jogo
Estádio José Alvalade
Árbitro: Elmano Santos Árbitros assistentes: António Godinho e Carlos Santos
Sporting: Ricardo, Abel, Polga Tonel, Caneira, Custódio, Carlos Martins (Tello, 79m), João Moutinho, Sá Pinto (Hugo, 88m), Koke (Nani, 67m) e Liedson
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Nelson, Douala, Deivid e Romagnoli
Disciplina: Cartão amarelo a Tonel (87m), Sá Pinto (88m), Nani (90m)
Golos: Tonel (19m)
Boavista: William, Ricardo Silva, Cissé, Areias, Paulo Sousa, Zé Manel (Diogo Valente, 79m), Fary, Diego Figueiredo (Oravec, 59m), Lucas, Essame e Manuel José (Hugo Monteiro, 82m)
Treinador: Carlos Brito
Suplentes não utilizados: Marco, Rui Duarte, Paulo Jorge e Bruno Pinheiro
Disciplina: Cartão amarelo a Ricardo Silva (44m), Cissé (65m), Areias (77m) e Lucas (83m)

sexta-feira, março 10, 2006

Atentado à Inteligência

Se dúvidas ficaram em alguém, quando a actual Direcção não conseguiu estimar a participação na AG como que minimizando a Grandiosidade do Sporting, ficou ontem e hoje bem claro que para além de não entenderem a dimensão, consideram os sócios uns inergumenos.
O " ATENTADO" à inteligência do esclarecimento aos sócios publicado no site com perguntas e respostas, e a entrevista do ainda presidente (hoje), falando do passivo de outros clubes, são um insulto a todos os sportinguistas.
Por partes:
. Vemos um esclarecimento redundante, vago, pouco detalhado e explicativo da situação que vivemos e, mais importante, sem o porquê de chegar a este ponto.
Uma vez mais a culpa morre solteira, continuamos sem resposta ao pedido de responsabilidade pela politica seguida nesta última década. Não explicam o detalhe do endividamento, não explicam as verbas recebidas que deviam ter sido alocadas à construção do estádio - os 25% do Estado + verba da autarquia (julgo que 10m€)+venda de terrenos do antigo estádio. É assumido que as modalidades semi-amadoras não dão lucro, mas não existe por exemplo patrocinio na equipa de futsal, e mais ridiculo ainda é vender a ilusão da construção de um pavilhão. O restante passivo foi durante os últimos anos plenamente desvalorizado e, na época pós final da UEFA ficamos a saber que não deveriamos ter gasto 8m€ em contratações. O leasing da Academia + 10m€? Então o produto das escolas não serve para ir amortizando essa dívida porquê? Só a venda de Hugo Viana quase que pagava, e não fossem todas as vendas servirem para alimentar os buracos orçamentais da equipa de futebol entre 1999 e 2004 para os belos contratos que Srs. como Luis Duque, Carlos Freitas, Jose Bettencourt ou Miguel Ribeiro Telles fizeram a jogadores do clube (um ex: Pedro Barbosa que em 2001 assina 3 anos 900 mil contos ou na última época 8 mil contos mês + 3 mil contos por jogo realizado). Continuamos sem saber, ou talvez até se saiba, que o negócio do antigo estádio foi péssimo, gostaria de saber onde estão Godinho Lopes e Gaspar Ferreira que foram responsáveis pelo património do clube. Também gostaria de saber se sempre se confirma a ida de ex-administradores do Sporting para a empresa que adquiriu os terrenos do antigo estádio. Foram estes dois ou outros?
. A entrevista de hoje devia ser alvo de um imediato pedido de demissão. Não basta este sr. demarcar-se do passado, como que em desespero evoca situações financeiras de outrém para justificar o nosso próprio passivo. É lamentável tamanha falta de rigor e transparência, é igualmente triste vermos que se procura dizer que não existem alternativas, mas dos próprios tambem não existe. O projecto neste momento é apenas de SOS.
Sabendo que a situação é de extrema delicadeza, e que eventualmente a venda de patrimonio seja no futuro inevitável, não será arriscado dar carta branca a pessoas que não souberam gerir o clube, que nos iludiram pensando nós que tinhamos o exemplo do dirigismo, para hoje estarmos encostados à parede, preste a entrar em incumprimento...
Porque é que esta direcção não apresenta um projecto de 3 a 5 anos com objectivos definidos?
Não estamos em periodo de eleições, mas claramente já deveriam ter sido marcadas quando Dias da Cunha se demitiu. O Presidente da AG deveria perceber melhor o Sporting e os Sportinguistas, e acredito que se houvesse eleições, os projectos e candidatos surgiriam com mais segurança.
Hoje o que se passa é únicamente a discussão da venda de património como "aspirina" para os problemas do Sporting, não é uma medida estrutural, mas considerada por "ELES" como inevitável ou corremos o risco dos bancos, ditos parceiros, executarem as garantias prestadas pelo clube. Se chegámos a esta situação de ruptura exige-se mais explicações sem "areia para os olhos" e sem desesperos (já basta pensar o que fará um possível comprador de imobiliario depois de saber que estamos a cair no abismo). A única coisa garantida neste momento é que tivemos e temos maus gestores nos Sporting, incompetentes, iludidos...e são os mesmos que no próximo dia 17 vão pedir para acreditarmos no seu projecto.
Não sinto raiva, mas sim muita tristeza pela ilusão vendida à 10 anos...

quinta-feira, março 09, 2006

Sondagem

No domingo a Euroexpansão realizou uma sondagem nas imediações do Estadio de Alvalade. Por acaso fui á secretaria pagar as quotas a um amigo meu e fui convidado a participar. A Sondagem constou em 607 entrevistas. Na terça-feira o jornal A Bola publicou os resultados.
- Na pergunta sobre a concordância da venda de patrimonio o resultado foi claro: 1240 votos a Favor (41,7%) e 1731 Contra (58,3%).
- Em relação a intenção de comparecer na AG, 74% (2199 votos) disseram Sim, enquanto 26% (772) disseram Não.
- Na pergunta sobre acabar com as modalidades que não são auto-suficientes os resultados ainda foram mais esmagadores: 64,4% (1912 votos) disseram Não contra 35,6% (1059 votos) optaram pelo Sim.
- Foi igualmente questionado, independentemente de concordar ou não com acabar com as modalidades, qual seria a modalidade que gostaria que o clube mantivesse: 1) Atletismo 49,4% 2) Futsal 26,4% 3) Andebol 13,1%, com 11,1% a não responder á questão.
As minhas opiniões coincidiram com a maioria dos adeptos do Sporting. Não tive duvidas nas 3 primeiras, só pensei um pouco na ultima, mas todo o historial, todos os momentos em que vi os atletas do Sporting a elevarem mais alto o nome de Portugal em Jogos Olimpicos, Campeonatos Mundiais e Europeus, foi claramente um peso, para mim e de certeza para todos os Sportinguistas que tiveram de optar. Não escondo que gosto imenso de futsal, mas relembrar aquele momento, quando tinha 7 anos, de ver a bandeira do nosso Pais no Coliseu de Los Angeles e Carlos Lopes no topo do podio, pesou e vai sempre pesar na minha decisão nesta materia.
Espero que esta ou outra Direcção nunca coloque este tipo de decisões nos socios. Cabe aos mesmo arranjar soluções para os financiamentos destas modalidades. Vejo os andrades com equipas competitivas no Basket, Andebol, Hoquei e equipas normais no Atletismo... vejo os lampiões com equipas competitivas no Voleibol e Futsal e com equipas normais no Basket, Hoquei, Andebol e no Atletismo... se eles conseguiram arranjar forma de financiamento para as mesmas, os nossos dirigentes tem a obrigação de fazer o mesmo!!!

terça-feira, março 07, 2006

A amenesia do costume...

Já reparei que pós o jogo boavista-braga, os ressacados da Rennies e Kompensans do final de Janeiro, pós banhoca de futebol que levaram em pleno estadio... voltaram á carga!!!
A conversa desta vez é a expulsão do João Vieira Pinto nesse mesmo jogo, e a insinuação barata do beneficio programado para o nosso clube... (só mesmo para rir e chorar por mais!!!!)
Em primeiro lugar, possivelmente nem viram o lance, por isso nem sabem do que estão a falar ou demonstram a total ignorância das leis do futebol... só não vê quem não quer, ou simplesmente pretende passar os outros por parvos, que o cartão é muito bem mostrado!!!
E como é habito demonstram a hipocrisia do costume... pergunto a esses mesmos aziados, se recordam como foi a expulsão, na epoca passada do mesmo jogador, no jogo em Guimarães, na penultima jornada da Liga, anterior ao boavista-slb? talvez ai cheguem á conclusão, de como é habito, perderam uma excelente oportunidade de se remeterem ao silencio...
Possivelmente os mesmo aziados só queriam ver se o adeptos do Sporting recebiam o mesmo jogador com a enorme assobiadela, como é habito fazerem na casa deles... fiquem descansados, depois de João Vieira Pinto ter usado aquela Camisola Centenária da forma como o fez, vai ser sempre bem recebido na nossa casa... noutra passou de "menino d'oiro" a persona no grata depois de ter sido despedido por esse grande artista de nome Vale e Azevedo, pós 8 anos de galinha ao peito, de braçadeira de capitão e contrato vitalicio... fiquem descansados, em Alvalade, quem merece é sempre bem recebido... o ex-25 é um desses exemplos!!!!

segunda-feira, março 06, 2006

Sporting CP 2 - Gil Vicente 0

Lá vão 6 vitorias de seguida... e já só faltam 9 finais!!! Ontem foi um jogo bastante complicado, o Gil Vicente limitou-se a chegar a Alvalade e estacionar o já famoso "autocarro" na frente da sua baliza e fazer anti-jogo, com a cumplicidade já habitual do Sr da APAF. O joker do jogo acabou por sair do banco, o espanhol Koke de um golo e outro a meias com João Moutinho acabaram por dar justiça ao jogo e a vitoria á unica equipa que realmente queria vencer o jogo. A equipa entrou muito mais determinada do que inspirada e souberam esperar, sofrer, controlar a ansiedade dos proprio jogo e das manobras do Sr APAF, que por exemplo deve ter pensado que João "Arruanceiro" Pereira quando chutou a bola fora depois do apito, ainda jogava no slb, por isso o amarelo ficou no bolso, já não tendo a mesma contemplação para Sá Pinto, quando fez um lindo chapeu depois do apito e foi prontamente amarelado... é o que dá em não andar em jantaradas, Sapos, Marraquexe, etc, etc...
O espanhol Koke foi uma boa aposta, e nos dois jogos que ja fez pelo Sporting, marcou 3 golos. Foi o primeiro jogo que vi dele, pereceu ter boa técnica, e estar sempre direccionado para a baliza, não fazendo cerimónias no remate.
Parabens ao Sporting por mais esta vitoria e a Paulo Bento e à sua equipa...
Que venha o Boavista no sabado... e espero uma casa cheia em Alvalade!!!!
Ficha de jogo
Local: Estádio José Alvalade
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Árbitros assistentes: António Gonçalves e Luís Castainça
SPORTING: Ricardo, Abel, Polga, Tonel, Tello, Custódio, João Moutinho, Nani (Romagnoli, 56m), Sá Pinto, Douala (Koke, 66m) e Deivid (João Alves, 78m)
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Nelson, Miguel Garcia, André Marques e Luís Loureiro
Disciplina: Cartão amarelo a Koke (69m), Sá Pinto (73m), Polga (76m)
Golos: Koke (68 e 90+1m)
Gil Vicente: Paulo Jorge, João Pereira, Rovérsio, Gregory, João Pedro, Braima, Bruno Tiago, Carlitos (Carlos Carneiro, 71m), Gouveia, Nandinho (Rodolfo Lima, 11m) e Elias (João Vilela, 78m)
Treinador: Ulisses Morais
Suplentes não utilizados: Jorge Baptista, Robélio, Paulo e Williams
Disciplina: Cartão amarelo a Rovérsio (26m), Bruno Tiago (44m), Gouveia (61m)

domingo, março 05, 2006

All Time Topscorers


A imagem fala por si...

fonte: RSSSF

sexta-feira, março 03, 2006

Leões do Futuro


Continuando a politica de promover jovens talentos e a formação dos mesmos, no treino de ontem, Fábio Paim, Daniel Carriço e André Nogueira juntaram-se ao plantel principal e aumentaram o leque de jovens integrados por Paulo Bento nas sessões de trabalho dos seniores.
Ao todo, e exceptuando a utilização de atletas nos habituais jogos de pré-temporada, 11 jogadores já puderam vestir a camisola Centenaria do nosso Clube... André Marques, Tomané e David Caiado foram utilizados na Liga, Bruno Pereirinha e Zezinando ficaram-se pela convocatória mas regista-se uma cada vez maior pertinência na missão de integrar as promessas na equipa principal.
A Academia é claramente a jóia da coroa do nosso clube, veio complementar a área de prospecção e detecção de talentos. Existe crescente preocupação em integrar os jovens no plantel principal, por forma a rentabilizar futebolistas que, além de promessas, e basta ver as convocatórias para as Selecções Nacionais onde o Sporting tem quase sempre mais jogadores que as restantes equipas, e são activos de futuro.