sexta-feira, junho 05, 2009

Fim de Campanha

Daqui a umas horas as urnas vão abrir e os Sportinguistas vão decidir o que pretendem para o Futuro.
As escolhas são duas:
1) Mais do Mesmo: com um rystiling de imagem e comunicação
2) Uma Mudança: um explorar de novos caminhos e soluções
A escolha é simples e clara...


Os meus votos, como já tinha dito anteriormente, vão para a Lista A de Paulo Pereira Cristovão e para o Conselho Leonino, voto na Lista B da AAS, visto que conheço pessoalmente alguns membros da lista e sei aquilo que pensam para o presente e futuro do Sporting, coincidente com o meu pensamento.
Não foi uma escolha dificil, visto que o movimento Ser Sporting foi o unico que apresentou um Programa Eleitoral, alem de como já ter dito anteriormente ter focado o seu discurso em pontos que sempre aqui denunciei relativamente a uma resignação do Sporting.


Do outro lado, tivemos uma candidatura, sem ideias novas, onde o programa é continuar, o programa da anterior Direcção, diga-se de passagem, nada de anormal visto o candidato, apesar de as vez não parecer, ser o Vice-Presidente dessa mesma Direcção que hoje termina funções.
Numa ultima tentativa de ouvir algo de novo, na terça-feira estive presente no encontro realizado no Auditorio do Estádio de Alvalade pelo candidato Bettencourt... sai com a mesma ideia com que entrei... claramente vamos ter mais do mesmo. É um candidato simpatico, bom falador, mas de conteudo para este acto eleitoral pouco ou nada disse... a não ser que vamos ter Paulo Bento, logo continuar com o já habitual futebol mediocre e que pretende fechar a negociação com a Banca em 2 meses, sendo que isto representa apresentar novamente o Plano que os socios chumbaram à menos de 2 meses.
Como sou contra a continuidade de um treinador, que considero que só ainda só está em Alvalade porque tem sido vice do campeão FCP, pq se esse campeão fosse o SLB... já tinha sido despachado do Sporting e como sou contra este Plano Financeiro, sem que primeiro seja apurado como é possivel o clube ter chegado ao ponto de falencia tecnica... claro que nunca Bettencourt poderia levar os meus votos.


Ja a candidatura de Paulo Pereira Cristovão é a face de movimento de socios, Leão de Verdade, que tem denunciado casos de gestão danosa no nosso clube e que aceitou o desafio que varias vezes o actual Poder no Sporting fez: apresentem-se a Eleições.
Eles deram a cara à luta, gente jovem, com a minha idade que pretendem um Sporting diferente deste Sporting... Um Sporting que não se resigna, um Sporting com Alma...e não o Sporting que considera melhor ser 2 vezes 2º classificado, do que 1 vez campeão... e não este Sporting que cada vez tem menos sócios, e não este Sporting do Estadio vazio...
As ideias deles são a solução para o Sporting?
Sou sincero, não sei. Mas sei que nunca ninguem as aplicou verdadeiramente e com convicção. Tb sei que as ideias do actual Poder no Sporting, que encontra-se espelhado na Lista C, levaram o clube à falencia tecnica e o clube a ficar mais pobre em todos os aspectos do seu quotidiano.


Claro que esta missão de mudar é quase impossivel. O actual Poder no Sporting é forte e influente. Prova disso foi que no momento em que havia uma indifinição total relativa ao candidato da continuidade, sendo que os candidatos disponiveis era fracos ou de não confiança, o Dr José Maria Espírito Santo Ricciardi decidiu colocar "ordem na casa" e aproveitando a saida para um compromisso televisivo de Dias Ferreira, afasta este e colocar Jose Eduardo Bettencourt como candidato. E quem falou em "o consenso ligado ao poder instalado no Sporting" foi o proprio Dias Ferreira... que mais tarde acabou por dar mais uma "cambalhota"... nada de anormal.

Durante a campanha, tivemos a Comunicação Social a puxar por Bettencourt. Na TV, os 3 paineleiros dos Programas Desportivos, são candidatos da lista de Bettencourt. Houve um deles, Eduardo Barroso, que tentou fazer um debate com Paulo Pereira Cristovão, diga-se de passagem, o unico a que assitimos, visto que Bettencourt fugiu ao mesmo durante a campanha. Na imprensa escrita, Bettencourt reinou nas capas, entrevistas, declarações... foi uma autentica festa.
A unica forma de Paulo Pereira Cristovão ter direito a uma 1º pagina num desportivo, foi anunciar que o seu treinador era Eriksson.
O curioso foi a forma como a Comunicação Social tratou tal anuncio. Primeiro não podia ser porque o empresario não sabia de nada e nem conhecia o candidato, depois foi o jantar com Toni, no Porto Santa Maria, onde o treinador tambem confidenciava não estar disponivel. Por fim, A Bola terminou em beleza, com um suposto NÃO do treinador Eriksson ao candidato Paulo Pereira Cristovão.
A ironia disto tudo é hoje termos fotos do encontro entre o candidato Paulo Pereira Cristovão e o treinador Sven Goran Eriksson e a termos a declaração do treinador a dizer que não deu NÃO nenhum e falava sobre o Sporting no dia 6. Só não vê, quem se deixou levar por estas manobras de diversão, que Eriksson tem um acordo com o candidato Paulo Pereira Cristovão...
No entanto o objectivo da Comunicação Social já estava feito...

Isto tudo serve para agradecer aos mentores do movimento Ser Sporting, terem trazido uma lufada de ar fresco ao clube. Só para perceberem isto que digo, no Forum do SCP, o topico de Paulo Pereira Cristovão tem 346 paginas, o topico de Bettencourt 132 paginas... simplesmente porque foi nesse topico que houve ideias para discutir...
E por terem tido a coragem para desafiarem quem desafiaram... um Poder instalado no Sporting que tem raizes na Banca (BES), na Imprensa (Controlinveste e Cofina)...
Da minha parte, fiz aqui campanha pelo candidato Paulo Pereira Cristovão, assumi isso sem qualquer problema, porque ao contrario dos jornalistas, não tenho qualquer dever de isenção... algo que esteve muito longe de acontecer nesta campanha...

Amanhã os socios vão ter a sua palavra, estando sempre presente que no dia 6 vão ter o clube que desejam...

Sem comentários: