quinta-feira, dezembro 29, 2005

Marco Caneira


Marco Caneira vai regressar ao Sporting. O internacional português volta a ser leão, por empréstimo, até ao final da temporada. Não estava a ser utilizado com regularidade no Valência, o que estava a dificultar a sua presença no Mundial da Alemanha, no próximo ano.
É um bom jogador e uma mais valia para o Sporting, ja que este pode jogar em posições diferentes (defesa central, direito e esquerdo) e hoje em dia isso e muito inportante.
Foi há seis anos que Marco Caneira saiu do Sporting, clube que começou a representar quando tinha 11 anos e cumpriu toda a formação no Sporting, estreando-se na equipa principal (se não estou errado, numa vitoria por 5-0 contra o Farense), durante o reinado de Carlos Queirós, ainda com idade de júnior (17 anos). Em sénior, Marco Caneira esteve apenas seis meses na equipa principal, em 1998/99, sendo emprestado ao Beira-Mar a partir de Janeiro. Na época seguinte, desvinculou-se dos leões e rumou ao Alverca. Desde que saíu do Sporting deambulou por vários emblemas até conquistar uma estabilidade no Bordéus. Contudo, o seu valor fez com que o Valência fizesse questão de o contratar para ser o substituto de Pellegrino.
Nesta nova etapa no nosso clube, espero que honre a história e o nome do Sporting. Eu sei que o Sporting é o clube do coração de Caneira, mas muitos de nós ainda não esqueçemos a saida do Sporting... Este regresso é um voto de confiança do clube e dos adeptos... Esperamos que seja com a conquista de títulos no ano do Centenário!!!

terça-feira, dezembro 27, 2005

Leandro Romagnoli


Leandro Atilio Romagnoli é o nº 10 escolhido pela SAD. Jogador argentino, com 24 anos, actualmente a jogar no Vera Cruz do Mexico. Chegou ao Mexico proveniente do San Lorenzo de Almagro (clube do nosso "matador" Beto Acosta) pela soma de 4,3 milhões de dólares, record de transferência no futebol mexicano. Joga como médio-centro atacante e pode igualmente jogar como médio-esquerdo. Na Argentina, Romagnoli jogou no San Lorenzo de 1998 a 2004, disputando 185 partidas, marcou 52 golos e ganhou cinco títulos nacionais e internacionais (Copa Mercosur 2001 e Copa Sudamericana 2002). No Torneio de Apertura no Mexico jogou 1154 minutos (1109 dos quais titular), marcou 1 golo, 7 assistencias e 3 amarelos.
Foi Campeão Mundial sub-20 pela Argentina em 2001, com José Pekerman no comando (actual seleccionador argentino) e chegou a representar a selecção da Argentina no tempo do seleccionador Marcelo Bielsa.
Na pré-temporada chegou a ser dado como reforço da Udinese (para substituir Pizarro), Borussia Mönchengladbach, Hamburgo e Wolfsburg.
Vai representar o Sporting, por empréstimo e com opção de compra, até ao final da próxima temporada.
Chega ao Sporting nesta paragem de Inverno, sempre achei que um numero 10 de qualidade era imperativo para a conquista do titulo. Espero que "Pipi" Romagnoli seja uma cartada acertada do nosso clube com vista á conquista do campeonato em ano de Centenario!!!
Boa Sorte Romagnoli!!!!

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Ricardo

Ricardo está de volta à sua forma, este sim é o Ricardo que nos habituamos a ver!
Actualmente um dos melhores do Sporting (Tonel é outro dos que está em grande), depois de ter passado por um mau bocado, consegui reagir e mostrar porque é o n.º1 de Portugal e do Sporting.
A critica não foi amiga para ele (como foi com outros que deram tb os seus preguitos), os adeptos do Sporting também não o foram, mas aqui Ricardo "apanhou" com o efeito Peseiro e os adeptos e sócios estavam inflamados.
Scolari mostrou ser um bom gestor de homens e foi um dos principais responsáveis neste processo de "recuperação" de forma fisica e psicologica de Ricardo

Ricardo em entrevista hoje n´A Bola

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Liedson

Liedson está de volta aos seus melhores dias. Deu uma boa resposta a Paulo Bento, embora no seu jogo de regreso não tenha estado no seu melhor, com o Rio Ave deu um sinal claro que podemos contar com ele.
A SAD tem que rever as condições salariais de Liedson, embora nada justifique atitudes do passado, o jogador dada a sua importância merece receber mais do que se fala por ai (algo a rondar os 40 mil euros) quando no plantel temos alguns jogadore a atingir o tecto salarial sem que o justifique.

Foram várias as bocas dos meus amigos do outro lado da segunda circular a dizer que o homem só voltava agora perto da Páscoa! A isso respondeu bem Liedson antes de partir para o Brasil.
Alguma desilusão para os nossos amigos jornalistas que não vão gastar tinta nem papel a falar do regresso de Liedson.

Queria desejar um Feliz Natal a todos.

Sporting CP 3 - Rio Ave 0

Passado 10-15 min do jogo ter começado, lembro de ter-me virado para o Ultra 1906 e ter pensado alto "pq não fiquei em casa no quentinho em vez de estar aqui a apanhar frio e ver mau futebol?"... mal eu pensava que o jogo ia mudar... foi claramente o jogo com melhores momentos e mais minutos de um futebol agradavel na Era-Paulo Bento!!! Boas trocas de bola no meio campo, João Alves mais participativo no jogo e mais integrado nas manobras da equipa, um Liedson com ganas, um Ricardo confiante e com boas intervenções, etc, etc... nem as três substituições forçadas pelos problemas físicos de Rogério, Deivid e João Moutinho complicaram o desempenho da equipa. Continuo a achar que falta um nº10 criador de desequilíbrios, pq os jogadores que temos no meio-campo dão consistência à equipa e fazem ela funcionar como um bloco, mas demonstram a tal incapacidade de criatividade de que falo á algum tempo...
Vamos ver o que vêm ai na reabertura do mercado de transferências... Leandro Romagnoli??? vamos aguardar...
Nota final para Rogério: "Estive aqui apenas um ano e meio... Já joguei em grandes equipas do Brasil, por quatro épocas, e nunca passei por isto"... penso que diz tudo!!!... em Alvalade, sabemos reconhecer quem demonstrou capacidade de sacrificio com aquela maravilhosa camisola no peito... e Rogério mereceu aquela despedida emocionante em Alvalade, com todos os presentes no Estádio de pé a aplaudir e a sua reacção, comovido, e com lágrimas e sinal de um momento marcante para Rogério... só posso desejar boa sorte na nova etapa, desta vez no Fluminense!!!

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Naval 0-Sporting CP 2

Frio nas bancadas e um jogo desinteressante na maior parte do tempo, foi o que deu para ver na sexta. Calmo de mais mesmo, apesar disso, sem fazer grande exibição, o Sporting dominou quase sempre e porque os adversários encarregaram-se de tornar fácil o que poderia ser difícil: obter um golo, com 2 erros defensivos da Naval a decidir o jogo. O Sporting teve muita dificuldade na circulação da bola, sem ligação e com muitas perdas, passes errados, bola pelo ar, jogo confuso... já deu para ver que não resulta a táctica de 2 pontas lado a lado (Liedson e Deivid). Mais uma vez uma palavra para a retoma de Ricardo e o regresso da confiança e a decisão de outros tempos. Eu continuo convencido que foi a troca de treinador de guarda-redes - saiu Fernando Justino, entrou Ricardo Peres, o ponto fundamental para esta a maior segurança do nosso guarda-redes. Esta força do nosso guarda-redes pode ser fundamental no futuro da equipa.

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Albert Einstein Era Mesmo um Génio...

Albert Einstein foi a uma festa e não conhecia ninguém, portanto foi tentando misturar-se com os convidados:

- Olá, como vai? - Perguntou ele.
- Vou muito bem, obrigado!
- Qual o seu Q.I.?
- 200.
Então começou a conversar sobre física quântica, teoria da relatividade e bombas de hidrogénio.
Andou
mais um pouco e encontrou outra pessoa:
-
Olá, como vai? - Perguntou ele, novamente.
- Eu vou bem, muito obrigado.
- Qual o seu Q.I. ?
- 170.
Então meteu conversa outra vez - só que desta vez sobre política, desigualdade social, reforma agrária, etc.

Andou mais um pouco e encontrou uma terceira pessoa:
-
Olá, como vai? - Perguntou ele.
- Tou bem!
- Qual o seu Q.I.?
- 100.
Então começou a conversar sobre desemprego, aumento dos combustíveis, Bin Laden, terrorismo, americanos, etc

Andou mais um pouco e encontrou outra pessoa:
-
Como está, tudo bem?
- Tá-se!
- Qual o seu Q.I.?
- 50.
Então começou a falar sobre a Quinta dos Famosos, Big Brother, Cinha Jardim, etc.

Deu mais uma volta, encontrou outra pessoa e perguntou:
-
Como vai, tudo bem?
- Ya meu ...
- Qual o seu Q.I.?
-10.
- ..... Então esse BENFICA como está?

Enviado por uma amiga adepta do SLB

Quem não pertence ao clube dos poetas mortos...

As semana passam, os meses passam, os anos começam a pesar novamente..., com a agravante de ser o do centenário.
Financeiramente já expressei que não é clara a gestão no Grupo Sporting, pela falta de informação que um sócio dispõe. Mas hoje remetia-me meramente ao plano desportivo e ao que se está a passar no nosso principal produto: O Futebol.
Numa era de tão poucas referências, deparamos com um grupo de amigos, onde nem um é do Sporting de gema (não duvido que apreciem um clube que oferece as condições de trabalho reconhecidas), são todos oriundos dos eternos rivais, e que estão a conseguir que as reuniões "secretas" que mantinham no passado nas costas da equipa técnica estejam a começar a dar os seus frutos. Aos Srs. P.Bento, P.Barbosa, R.Jorge e Hugo (todos com cativo no sector A2) juntamente com o sr. Carlos Freitas, quero que saibam que estamos atentos, e que é visivel que pelo facto de no ano passado Beto e Nelson se terem afastado do vosso clube privativo, começam a sentir hoje a pressão, ao contrário desse "fenómeno" de nome Hugo que será inscrito em Janeiro.
Na comunicação social diz-se que Beto não quer reduzir o ordenado, mas a verdade é que são mais as questões pessoais que estão presentes no seu afastamento da equipa. Beto para mim sempre foi o Capitão do Sporting desde que Oceano saiu (outro de forma injusta), visto que P.Barbosa das épocas que esteve no clube como capitão, teve uma frequência de jogos jogados muito inferior à que qualquer grande capitão tem. Parece (correm rumores), que anda agora finalmente a correr, mas, para tirar um curso intensivo de gestão desportiva. Ou já sabe quem vai gerir a Sad apartir de Julho de 2006, ou o seu amigo portista Carlos Freitas(aquele que voltou 3 meses depois para o mesmo lugar, deve ser outro fenómeno da gestão) tenha uma "poltrona" para ele no Ed.Visconde de Alvalade.
Com mais este episódio ficam as perguntas: Quem veste verdadeiramente a camisola do Sporting na gestão de todo o Universo Sporting actual? Quem consegue de forma apaixonada mas, com um sentido prático, de rigor e visão, conduzir o Sporting no futuro?
O que vemos é que 100 anos depois não chegámos onde os nossos fundadores queriam que estivessemos. Estamos a reduzir-nos a cada dia que passa...

14 de Dezembro de 1986

Acredito que haja alguns que não gostem mesmo nada de recordar este dia, mas para os mais esquecidos... o dia dos 7-1 aos lampiões!!! Tinha eu 9 anos e estive lá, na Bancada Nova com o meu Pai, a JL ainda estava na Nova, ponta Sul, na altura com grandes colunas a dar U2... foi lindo!!!
Dou outro lado tb não esqueço as fogueiras feitas na Superior Norte... bandeiras dos DV, cachecois encarnados, cartões de socio do slb... tudo valia para servir de "lenha" para a fogueira!!!! hehehehehe
No campo, foi aquilo que se pode designar por FESTIVAL!!! e só ficou por ali, pq o jogo acabou, senão não acabava... o "nosso" capitão estava imparavel!!!
Aqui fica a Ficha do Jogo:
Sporting - Vítor Damas; Gabriel, Venâncio, Virgilio, Fernando Mendes (Duílio); Oceano; Litos (Silvinho), Zinho, Mário Jorge; Meade, Manuel Fernandes
Treinador: Manuel José
benfica - Silvino; Veloso, Dito, Oliveira e Álvaro; Shéu (Nunes); Chiquinho Carlos, Diamantino (César Brito), Carlos Manuel, Wando; Rui Águas
Treinador: John Mortimore
Marcadores: 1-0, Mário Jorge (15m); 2-0, Manuel Fernandes (50m); 2-1, Wando (59m); 3-1, Meade (65m); 4-1, Mário Jorge (68m); 5-1, Manuel Fernandes (71m); 6-1, Manuel Fernandes (82m); 7-1 Manuel Fernandes (86m).

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Sporting CP 0 - Estrela Amadora 1

No futebol não existem justiças mas sim resultados, e o resultado foi negativo para o Sporting. Na realidade alguns jogadores do Estrela fizeram o jogo da vida deles, "comeram a relva"... e essa foi a diferença em relação aos jogadores do Sporting. Essa é a minha critica para o nossos jogadores, a falta de garra e de empenho de alguns deles foi gritante. Tello e Polga fazem erros de jogadores das distritais, João Alves e Wender foram mais dois "barretes" que o Braga deu ao Sporting (tal como já tinha sido com o Luis Filipe), Doualla e Liedson não estão com a cabeça no nosso clube. Neste Blog já disse varias vezes que considero que o Liedson é mal pago para o jogador que é, e varias vezes afirmei a necessidade da renovação do seu contrato, mas há uma coisa que não aceito, falta de profissionalismo de um jogador. Na sexta alem do jogo fraco que fez, no final falhou um penalty (muito mal marcado) tal como fez contra o Setubal e na epoca passada no ultimo jogo contra o Nacional (os ultimos 3 penaltys a favor do Sporting), e falhou pq está com a cabeça noutro lado... Liedson não pode esquecer que assinou o actual contrato de livre vontade, não foi forçado a nada, pode achar que merece mais, tem todo o direito de tal coisa e deve comunicar a quem de direito tal coisa... mas isso não impede que jogue com o empenho total, pq é para isso que é pago!!! Com estas exibições fracas, juntado as atitudes de pouco profissionalismo do passado... o divorcio com a massa associativa vai aumentado!!!
Nesta onda de criticas, não posso deixar passar 2 exemplos positivos de empenho: Ricardo que parece estar a recuperar a sua confiança e gostei das atitudes de garra que demonstrou no final do jogo... e não posso deixar de falar no Tonel, jogador que no inicio não percebi muito bem o pq da sua contratação, mas que até hoje tem demonstrado um empenho e uma capacidade de sacrificio bastante positiva e que devia servir de exemplo para outros. No primeiro jogo que fez em Alvalade contra o Belenenses ia cometendo um erro colossal na sua primeira intervenção, mas acabou tudo resolvido por ele e Ricardo, na altura os adeptos compreenderam que era o nervoso de vestir pela 1º vez a camisola do nosso clube, e bem aplaudiram o jogador!!! Até hoje tem feito exibições de boa qualidade e para mim é o unico titular indiscutivel naquela defesa!!!

domingo, dezembro 11, 2005

Facto: 7 jogos os mesmos pontos

Hoje vinha a ouvir na rádio que Paulo Bento completou sexta-feira o seu 7.º jogo como treinador da equipa principal do Sporting. Os mesmos jogos que José Peseiro fez esta época ao serviço do Sporting. O facto curioso é que têm os mesmos pontos em 7 jornadas!!!

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Bola ao Domingo à tarde

Gosto da bola as domingos à tarde! Ainda sou do tempo em que futebol era sinónimo de domingo à tarde. Nos dias de hoje e com as TVS a ditarem os horários dos jogos, começamos a ver os jogos da jornada sexta à noite e acabamos na segunda... só vejo aqui uma única vantagem: temos futebol "até dizer chega" durante o fim-de-semana.

Os estádios não estão vazios só pelo preço dos bilheres nem pela má qualidade de alguns jogos. Quem é que gosta de ir ver um Nava-Penafiel a uma sexta à noite com um frio de gelar ossos? O Stress que é ir ver um Sporting- XXXX numa sexta às 19:45h, sair do trabalho a correr, comer a bela da sandes em duas dentadas!!!

A tradição devia voltar a ser um belo jogo às 15h ou 16h de Domingo, levar as familias ao futebol...
Tenho saudades de ir ver a bola ao Domingo à tarde como fazia nos meus tempos de "puto", chegar a casa e lamber-me com um arroz doce, ver o resumo do domingo desportivo na RTP ....

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Relato da excursão ao Dragum

Nas sexta-feira por volta das 16h lá partimos a caminho da Invicta. Na A1 iamos cruzando com as varias camionetas das claques leoninas e com varios automoveis com o cachecol verde e branco pendurado no vidro. Viagem bem tranquila, na Mealhada na estação de serviço era o ultimo ponto de paragem dos adeptos leoninos que vinham de Sul, um cafezinho e de seguida a partida para a ultima parte da viagem... quando chegamos as portagens, o tempo decide dar as boas vindas ao norte com uma tromba de agua do pior e um transito caotico para entrar no porto, já viamos o Dragum ao fundo, eram 19:30 e chegava a hora de decidir, ir ao hotel deixar a mala ou ficar já por ali, acabamos por decidir e bem ficar ja por ali... ainda vimos a camioneta dos tripeiros a passar por nós, claro que não resisti e fazer o manguito da praxe, apesar de estar em territorio do inimigo. Estacionar o carro, colocar o cachecois e fomos encher a barriga e beber a bela imperial ao Dolce Vita. As 20:30 partimos para a porta 21, entramos e fomos sentar junto á separação com os adeptos tripeiros. O sector ainda estava a meio gás, as claques estavam retidas no transito e nos acidentes que aconteceram na A1, tal como os nossos amigos do segundo carro que tinham saido mais tarde de Lisboa. O jogo começa, uma primeira parte em que o Porto dominou e o Sporting controlou o jogo... nas bancadas o festival era verde e branco... 45 min a cantar... os Super Dragões foram uma desilusão em termos de apoio, muita quantidade, pouca qualidade... o nosso apoio era cada vez maior... Juve, Duxxi, Torcida e 1143 e casuals sempre a bombar... no intervalo tivemos 15 min a ser insultados por adeptos tripeiros. Na segunda parte, começa praticamente com o nosso golo... ganda "ratada" do Deivid ao Baia... ainda vejo o arbitro a marcar uma falta que não existe do Nani, com a bola a acabar dentro da baliza e vejo a "defesa" do Peixoto na grande area. Se não fosse o Carlos Martins a sair, acredito que o Sporting tinha mantido o controlo da partida, o golo dos tripeiros é daqueles golpes de sorte que acontece aos cagões. Tal como já tinha dito, Paulo Bento não tem "ovos" para fazer "omoletes", quando sai Carlos Martins e a unica opção é entrar o Wender (que cada vez mais penso como é possivel estar no Sporting) está tudo dito... mas acabou por não ser mau... os meus parabens ao Paulo Bento pela atitude com k encarou este classico!!! Era a sua primeira grande prova de fogo e acabou por ser uma prova positiva na minha opinião.
No final, lá tivemos a levar com mais 15min de insultos, com a psp e assitentes a olharem e a não fazerem nada perante insultos e cuspidelas de tripeiros...
No jantar, já por volta da 1 da manhã, acabamos num restaurante, com o Diego ao nosso lado...

sábado, dezembro 03, 2005

Até já eu assinava o papel!

Até já eu assinava o papel!
Custa dizer isto pois o Sporting não é Clube para ficar satisfeito com empates, mas este foi um bom resultado e o Sporting ganhou 1 ponto.
O FCP foi claramente o dono do jogo, salvo alguns momentos de contra-ataque do SCP.

Deixo aqui algumas notas:
- O FCP é muito previsível no seu jogo ofensivo, bola para Quaresma e centro para a área. A dependância de Quaresma é enorme. Está num excelente momento de forma, mas como é claro mexe com o "cigano" jogar contra o SCP.
- Este empate é justo para o SCP, apesar do domínio do FCP, pois vem premiar uma defesa que soube aguentar a pressão dos Tripeiros. Foi pena o auto-golo de Polga (estas coisas acontecem-lhe sempre a ele!) que fez um grande jogo.
- Com um banco de luxo não se percebe como o treinador do Porto não mexeu na equipa mais cedo, na segunda parte o SCP quebrou completamente, se as entradas de Diego e Hugo tivessem sido mais cedo, talvez o FCP saisse com os 3 ptos, ainda bem que assim não foi.
- Nota-se agora a falta que um preparador físico faz! Estamos agora a ter os resultados de uma má preparação física dos nossos jogadores no tempo de Peseiro.

Para terminar um aplauso para Paulo Bento, perdeu temporariamente um grande jogador (Liedson), mas com isso ganhou um plantel.