segunda-feira, novembro 20, 2006

Ano 2000! "O ano do roubo de igreja"

Hoje tinha matéria para escrever acerca da entrevista concedida pelo Dr.Soares Franco ao Expresso Economia...apesar de importante vai ter de ficar para outro post a paupérrima entrevista (que num jornal de referencia mereciamos um pouco mais de qualidade), porque começou o desenterro do "roubo de igreja" do ano 2000 no Sporting.
Como todo o país já sabe, José Veiga foi ouvido no Tic por alegada burla agravada na transferencia de JVP para o Sporting após alegadamente ter sido despedido por Vale e Azevedo. Esta notícia foi para mim uma luz de esperança para apurar os negócios ruinosos do ano 2000 feitos por um sr. de nome Luís Duque.
Fazendo um exercício de memória após os nossos 18 anos de jejum, chegamos ao defeso de 2000 onde o sr. Duque aproveitou a faixa de campeão para, não só criar fricção com o Dr. Roquette, como para ir ao supermercado do Sr. Veiga e de outros para arranjar jogadores. A saber: JVP, Paulo Bento, Bruno Caires, Sá Pinto, Dimas, Hugo - do Veiga; Horvat, P. Babb, Mahon e o mais caro de sempre Tello - são tudo exemplos da "boa gestão" financeira do Sr. Duque. Na altura ficamos todos impressionados por alguns destes terem vindo a custo zero e outros por preços disparatados, mas todos os que se interessam sabem que existem prémios de assinatura, comissões a empresários etc.etc...tudo aparentemente legal a não ser quando alguém deixa o rabo de fora. O Sr. Duque onde passou nesta vida deixou sempre no ar alguma aúrea de incompetencia ou talvez de "grande habilidade", seja qundo esteve no Campo Pequeno, na Associação de futebol de Lisboa ou no Sporting, e, surpreendentemente, tempo depois da sua saída da Sad realizou um jantar com actuais dirigentes de modo a acalmar as hostes que se levantaram contra as suas insistentes críticas desportivas. Este sr. desportivamente teve sucesso nos primeiros 6 meses, mas ajudou o Sporting a bater no fundo economicamente, nessa época miserável de 2000/01 que fez com que abandonasse rapidamente a Sad de modo a não poluir mais a sua imagem. O Sporting na altura já tinha de comunicar toda as transferencias à CMVM, mas, isso não elimina maus negócios, incompetencia e possível má fé, de alguém que deixou sempre um rasto de dúvidas sobre as suas decisões.
Hoje começa um caso que irá seguramente desenterrar estes negócios todos, pode como é apanágio no nosso país a "montanha parir um rato" mas, no mínimo poderemos perceber como é que o Sporting que já se encontrava em situação financeira díficil, deitou tanto dinheiro à rua.
a Sporting sad jé emitiu um comunicado dizendo que a sociedade tem todos os movimentos registados relativos a este processo mas, leiam o ponto 5) : A Sporting, SAD deliberou mandatar o Dr. Rui Patricio da MLGTS – Sociedade de Advogados & Associados para acompanhar o processo e agir em defesa dos interesses da Sociedade caso se venha a verificar que esta foi de alguma forma prejudicada.
Prejudicada por quem?
Estou ansioso por ver mais desenvolvimentos acerca do assunto, abriu-se uma caixa de pandora que pode levar a pensar que se deve apenas um homem mas certamente irá revelar algo e algúem mais, mesmo que nunca se consiga provar a "prova"...algo que o nosso habilidoso sistema judicial já nos habituou, teremos muito que acompanhar e debater.

6 comentários:

Anónimo disse...

Prejudicados moralmente.
Penso que é a isto que eles se estão a referir e com alguma razão porque agora que o Veigarista começou a cuspir veneno não vai parar.

Anónimo disse...

Vamos até ao fim e depois se os dirigentes de agora e de outrora estiverem metidos, terão de serem presos e serem expulsos de sócios.
Pode ser que desta vez se descubra a célebre empresa do triunvirato.

Anónimo disse...

Mesmo que tenha sido om Veiga a ficar com o dinheiro,porque razão os dirigentes do Sporting pagaram numa conta no estrangeiro? Isto faz-me desconfiar logo de marosca.E aonde para o resto da massa? Será que o Carlos Freitas pode dar a resposta?ou o Ursinho?Aliás se se provar que estão metidos o Ernesto eo Filipe também terão de responder pelas belas auditorias?

n_sardas disse...

Hoje o vigarista que esta com termo de identidade e vai ter de pagar uma caução de 500 mil Eur, ameaçou o Sporting de contar tudo... eu desafio o mesmo vigarista a contar mesmo tudo.
Não sei se o mesmo aprendeu ou ensinou o outro palhaço HUM HUM, a dizer que sabe, conta, etc... mas depois não diz nada...
Eu desafio o mesmo a contar... conte o k sabe sr Veiga!!!
ou então cale-se e vá fazer um peditorio para os lados do Galinheiro e juntar os 500 mil que tem de entregar em breve...

Quanto ao Sporting, desejo igualmente ver tudo esclarecido... se for caso disso, não num tribunal, mas sim na nossa casa, numa AG!!!

Anónimo disse...

Este caso vai ainda vai dar muito que falar. O relacionamento dos clubes com os empresários tem muitos alçapões, e penso mesmo que no fim, como alguem já disse, "a montanha vai parir um rato", mas nós como Portugueses já temos um grande treino para tirar as devidas ilações.
No fim vamos verificar que os clubes estão atados de pés e mãos, aos empresários, devido ao relacionamento destes com a classe dirigente.
Parece-me que, também vamos ficar a saber que a época de 2000 foi uma das mais caras e despesistas da história do clube. Espero sinceramente que no fim, os verdadeiros culpados deste buraco financeiro que se foi avolumando época a época, sejam chamados a prestar contas no clube e se for caso disso na justiça.

Anónimo disse...

O caso João Pinto ainda está a começar. Leiam a revista "Sábado" de hoje. Segundo a reportagem, o Ministério Público suspeita de conivência da parte de dirigentes do Sporting com a burla do José Veiga. O MP mandou a PJ investigá-los. Ou seja, pode vir a haver mais arguidos no processo. Segurem-se...