quinta-feira, agosto 04, 2005

Sporting - Sampdoria


O Sporting venceu a Sampdória por 2-1, em Alvalade, no jogo de apresentação. Mais que a vitória, valeu o ensaio-geral com vista ao primeiro jogo oficial da época, com a Udinese, na próxima semana, da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Venceu o Sporting, mas valeu, acima de tudo, o «teste» para o embate com a Udinese, da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. E uma das conclusões a tirar é que o Sporting precisa de ter alguns cuidados, sob pena de ser surpreendido pelo futebol «matreiro» dos italianos. O Sporting até entrou muito bem, a pressionar e a criar oportunidades de golo, mas sem conseguir concretizar, porque a Sampdória mostrou-se uma equipa segura a defender e experiente no momento de contra-atacar. O golo leonino chegou, é certo, mas só na segunda parte (47 m) e através de autogolo (Castellini), embora não se possa tirar mérito à jogada de Douala, que esteve na origem da falha do jogador italiano. A Sampdória reagiu e logrou empatar a partida (1-1), num lance em que a defesa leonina ficou parada, com a bola a circular em frente à baliza de Ricardo e Borriello a fazer um golo fácil. O tento da vitória surgiu de grande penalidade, por falta sobre Liedson, que se encarregou de transformar o castigo máximo. Ou seja: o Sporting mostrou grande capacidade ofensiva, em especial na primeira parte, mas não teve arte e engenho para violar a baliza do seguro guarda-redes Antonioli. Os golos só surgiram na segunda parte, e de forma algo fortuita.

Em suma: não foi um grande jogo, mas foi, isso sim, um excelente teste para o técnico José Peseiro. O Sporting tem potencial para ultrapassar a Udinese, mas ainda há arestas a limar, sendo certo que a equipa leonina deixou sinais positivos, em particular o bom entendimento entre Liedson e Deivid (jogador que continuo a achar que vai dar que falar no campeonato português), enquanto João Moutinho rendeu mais quando derivou para o «miolo». Destaque para a exibição do guarda-redes Antonioli, jogador que já admiro dos tempos em que jogava na AS Roma e ovação do adeptos do Sporting ao ex-jogador Kutuzov (quem joga em Alvalade nunca é esquecido)

Estádio José Alvalade
32 mil espectadores
Árbitro: Hélio Santos (Lisboa)
SPORTING – Ricardo; Rogério, Beto, Polga e Edson; Luís Loureiro, Rochemback e João Moutinho; Douala, Liedson e Deivid.
Jogaram ainda: Carlos Martins, Silva, Tello, Miguel Garcia, Nani, Varela e Custódio.
SAMPDÓRIA –Antonioli; Zenoni, Sala, Volpi, Pisano, Dalla Bona, Kutuzov, Zauli, Tonetto, Castellini e Flachi.
Jogaram ainda: Job, Pavan, Palombo, Borriello, Abate e Edusei.
Ao intervalo: 0-0
Golos: 1-0, Castellini (47 m, autogolo); 1-1, Borriello (56 m); 2-1, Liedson (84 m, «penalty»).
Resultado final: 2-1

Sem comentários: