terça-feira, maio 30, 2006

Assembleia Geral de 2 de Junho 2006

Finalmente vou poder escrever sobre este assunto. Depois da reunião do Conselho Leonino ficou decidido aquilo que já estava a ser preparado há bastante tempo a "delegação de competência no Conselho Leonino para – com base na proposta de alienação do património não desportivo da autoria do Conselho Directivo – a alienação desse património".
É uma proposta legitima? é, os estatutos permitem essa opção...
Segundo a reunião de ontem "maioria significativa do Conselho Leonino entende que é uma opção correcta a de receber a delegação por parte da Assembleia Geral"...
Eu tenho de perguntar o pq desta mudança de "opção"??? Pq passou a ser uma má opção a aprovação em Assembleia Geral??? Esta mudança tem de ser explicada e muito bem explicada pelos dirigentes do Sporting!!! Estão com receio?... não consigo explicar...
Como todos os "habitues" deste blog sabem, eu fui e sou contra a venda do patrimonio não desportivo, sem primeiro o mesmo ser rentabilizado pelo Sporting e assim aumentar o seu valor no mercado, esta é a minha luta: a rentabilização do mesmo em primeiro lugar...
Mas depois da votação que Soares Franco teve na eleições, superior aos 66% necessarios para aprovação da venda, e sendo esta alienação uma das suas bandeiras eleitorais... sou muito sincero, nem fazia intenção de ir ao Pavilhão Atlântico "chatear-me"... se os socios foram assim tão claros e esclarecidos na votação em Soares Franco, não ia fazer o papel de "minoria de bloqueio"!!! Penso que a legitimidade de Soares Franco é clarissima... a unica coisa que desejava era que o voto fosse registado, para assim poder pedir contas a esses mesmos socios, quando daqui a uns anos, o Fundo do BES vender um imovel que comprou ao Sporting pelo dobro ou mais do preço de compra!!! Pq tenho a certeza que o mais certo é os dirigentes já estarem noutro lado. Infelizmente é este o comportamente-tipo dos decisores em Portugal, tomam más decisões e fogem, sem nunca serem chamados á responsabilidade dessas mesmas decisões...
Esta mudança da forma de aprovação é lamentavel... se foi a "opção AG" que foi apresentada na primeira Assembleia Geral, o minimo aceitavel para esta direcção era voltar a apresentar essa mesma opção aos socios!!! a isso chama-se ser sério em democracia!!! O que Soares Franco pretende é resolver esta questão da forma mais facil, 50% na AG... maioria no Conselho Leonino... e já está!!!
Mais uma vez a opção de Soares Franco não é informar, nem explicar, nem tentar convencer quem não é favoravel a esta medida!!!... o que interessa é aprovar a mesma a qualquer preço!!!
Toda esta proposta tb nunca teve o seu forte na explicação e na razão da mesma... foi dada aos socios como algo inevitavel para o Sporting!!!
Fico triste com a passividade da Nação Sportinguista perante todas estas "cambalhotas" constantes em tudo o que esta relacionado com esta alienação... a ultima está ai, retirar a decisão dos socios e passar a mesma para o Conselho Leonino... Será que os socios vão deixar que sejam outros a tomar uma decisão que podem ser eles mesmos a tomar??? enfim...
E assim estou eu, no meu dilema com o aproximar de sexta quando tiver de decidir ir ou não ao Pavilão Atlântico... por um lado se decidir ir, sinto que vou ficar triste, desiludido e revoltado com o Sporting e com muitos Sportinguistas... por outro custa-me ver o meu clube a fazer um péssimo negocio e ficar indiferente como se nada fosse comigo...

17 comentários:

Anónimo disse...

Vergonha é uma minoria de merda (25%) tentaram condicionar e destabilizar o SCP. Voces serão os grandes culpados se alguma coisa durante a época correr mal. Sempre a destabilzarem e a tentarem lixar uma pessoa que ganhou com 74% de votos as eleições. Vão para o outro lado da 2ª circular e juntem-se aos burros que lá há. Cambada de burros.

PiKiNiKi disse...

Aqui ninguém se opoõem à venda, mas sim à forma com ela está a ser feita! Ao desbarato.. o Alvaláxia é rentável e vende-lo a um preço claramente inferior é um erro ... de burros

Apre disse...

Também podem vender daqui a uns anos pelo dobro, mas o dinheiro aplicado daqui a uns anos pode valer o triplo, sem contar com os encargos de juros que se poupam.

Não têm outra solução.

Pedro disse...

"o Alvaláxia é rentável "

E isso é fundamentado em???

Anónimo disse...

Esta última afirmação do evol não sei o quê demonstra a qualidade dos adeptos da minoria: sem inteligência, sem argumentos.
Enfim burrices...
Devem andar a frequentar as imediações do Colombo!

n_sardas disse...

a fundamentação é simples:
Um bairro com milhares de pessoas que vai nascer nos terrenos do antigo estadio, que são somente ao lado, posso mesmo dizer meia duzia de metros, da Alvalaxia...
ainda podia juntar factos tecnicos como a falta de uma "loja ancôra", mas penso que o primeiro é suficiente...

Quanto ao anonimo... vergonha é alguem falar em condicionar e destabilizar, quando é apoiante de um senhor que esteve directamente ligado á gestão danosa feita no clube nos ultimos 10 anos... será que 300 milhões de passivo, volto a repetir, 300 milhões não serão um factor de destabilização no presente e um condicionante para o futuro do Sporting Clube de Portugal?
Mas no essencial o que destaco na resposta do mesmo, é o nivel intelectual da mesma, não diz nada de relevante, não diz uma ideia, e meramente baseada no insulto... é facil compreender o pq de apoiares incondicionalmente FSF... estas perfeitamente enquadrado!!!

Caro Apre,
O problema é precisamente esse, é que estes mesmos senhores, são os mesmos que aplicaram o dinheiro da venda dos terrenos traseiros á Aldeia Olimpica (bancada norte) e os terrenos do antigo estadio (já nem vou falar nos pessimos negocios que foram feitos)... o resultado esta á vista de todos... 300 milhões, mas de passivo.
Podem vir falar que temos o novo estadio e a academia... mas temos esse fardo do passivo... e não estarei a fugir da realidade se disser que uma boa parte do mesmo é devido a má gestão, quer financeira, quer desportiva. Era natural que o clube com os investimentos que foram feitos tivesse passivo... mas este valor??? Basta somar o custo do estadio+custo da academia para chegar á conclusão que o mesmo esta muito distante dos 300 milhões!!!
Soluções: será que o Sporting já tentou arranjar outro parceiro financeiro? será que para o Sporting só existem 2 bancos em Portugal? Se há um mercado com grande concorrência, é no sistema financeiro, neste caso o Sporting devia sondar o mercado para saber do interesse de outras instituições para parceiros financeiros do Projecto... tal como nós fazemos no dia-a-dia... quando pagamos um spread elevado num emprestimo bancario, não vamos a outros bancos saber qual o interesse dos mesmos em nós, na nossa hipoteca e saber qual as condições que oferecem?
Era isto que eu queria que fosse feito... não gosto de ser brindado com algo que é inevitavel, sem ter feito nada para dar a volta a esse cenario... essa é a solução facil, aquela que não dá trabalho, sem originalidade, sem esforço...

Pedro disse...

Caro Sardas se é essa a tua "fundamentação"..Qt muito é uma fundamentação para a POSSIBILIDADE do Alvaláxia ser rentável no FUTURO.
Neste momento não é e é essa a razão da venda. O pikiniki disse "é rentável", Não é. E por muito q tu desejes, pode nunca o ser.

Se calhar não há uma loja ancora pq as cadeias de lojas desse calibre não encaram o Alvaláxia como um projecto rentável?

Falas no projecto de construção de prédios q vai ocorrer...tudo bem...em qts anos isso estará concluido? Até lá consegue o scp suportar este enorme elefante branco?

n_sardas disse...

Estas a jogar com as palavras... um projecto ou é rentavel ou não... relembra a cadeira de avaliação de projectos!!!
O projecto actualmente não esta a ser rentavel como seria estimado pq o Sporting "correu" com a consultora imobiliária CB Richard Ellis em 2004 e colocou á frente do projecto uma pessoa que pelo que foi dito por uma pessoa que conhecer muito bem esse mercado, pode perceber de muita coisa, mas de gestão de CC não percebe rigorosamente nada.
Todo o projecto do Alvalaxia foi feito pela CB Richard Ellis, que é só a maior expert em termos de gestão de espaços comerciais... o Sporting decidiu abdicar do parceiro que tinha elaborado o projecto, esvaziado de funções que inicialmente lhe tinham sido atribuídas... achou que percebia de gestão de espaços comerciais... os resultados estão á vista!!!
São esses erros de gestão que não são assumidos e não são esclarecidos... é mais facil dizer que não é rentavel... perceber o pq de não ser rentavel e discutir é que é mais complicado e essencialmente não dá jeito a alguns.

Pedro disse...

Então seria importante saber o pq do afastamento da CB Richard Ellis...

Existe um problema q a maioria não quer abordar: O alvaláxia tem um cunho sportinguista sempre associado. E isso é factor de afastamento imediato de potenciais clientes. Para um estabelecimento daquela envergadura não contar logo com essa franja de clientela é mau. Estar à espera de prédios envolvenetes estejam concluidos e q a população envolvente compense essa perda de clientes é, no minimo, arriscado.
Nesse aspecto o SLB funcionou muito bem, não quis competir com o Colombo (como algumas almas benfiquistas tão ingenuas diziam q ia acontecer...) mas optou por lojas claramente ligadas aos benfiquistas (TBZ e Adidas) e uma mega loja de electrodomésticos q vinga sempre em qqr lado.

Não nego q um CC em Alvalade podia ser interessante mas nunca podia ser associado ao scp. Ou então optar claramente por esse publico alvo...

Neste momento o problema é a asfixia financeira q o scp sofre e precisa de dinheiro fresco imediato. E o Alvaláxia só (e se der) dará dinheiro num médio/longo prazo...E é esse o grande problema do Soares Franco.

n_sardas disse...

o problema é mesmo esse o saber o pq do afastamento da CB Richard Ellis...
Quanto á comparação com o espaço comercial do slb, é diferente. Naquela zona do Lumiar/Telheiras só existem 2 espaços comercias, o Carrefor e o Pingo Doce, que são hipermercados e não CC relevantes. Sendo a freguesia do Lumiar uma das maiores de LX, um espaço com cinemas, umas lojas e uma "loja ancora" tipo media market, fnac, worten, etc... penso que tinha tudo para dar... juntado ainda uma gestão competente do mesmo, claro, algo que falta no presente...
Penso que essa associação do CC ao Sporting não é relavante para grande parte das pessoas... os unicos dias que acredito que um não Sportinguista não tenha vontade de ir ali, é nos dias de jogos... pq nos outros dias até conheço varios lampiões que gostam de ir lá aos cinemas, por ser calmo, sem confusões...

Pedro disse...

Eu tb só lá fui ao cinema...de resto, se quero ir a um CC, acredita q nunca penso no Alvaláxia...

Anónimo disse...

"Quanto ao anónimo... vergonha é alguem falar em condicionar e destabilizar, quando é apoiante de um senhor que esteve directamente ligado á gestão danosa feita no clube nos ultimos 10 anos... será que 300 milhões de passivo, volto a repetir, 300 milhões não serão um factor de destabilização no presente e um condicionante para o futuro do Sporting Clube de Portugal?
Mas no essencial o que destaco na resposta do mesmo, é o nivel intelectual da mesma, não diz nada de relevante, não diz uma ideia, e meramente baseada no insulto... é facil compreender o pq de apoiares incondicionalmente FSF... estas perfeitamente enquadrado!!!"

Resposta:
Em relação aos ultimos 10 anos e à gestão danosa a resposta é simples: 2 Campeonatos, 2 Taças de Portugal, 3 Supertaças, são os únicos títulos dos últimos 20 anos. Em relação ao passivo de 270 e nao 300 milhões: toda a gente sabe que os clubes ao construirem os estádios para o Euro 2004 se iriam endividar fortemente e no caso do Sporting isso foi ainda mais evidente, pois construiu-se erradamente um património imobiliário que só dá prejuízo. Mesmo assim é bem menor que o dos nossos vizinhos, e se o Porto tivesse pago uma academia (a de Gaia é alugada pela câmara local por 40 anos e no resto teve uma ajuda da autarquia portuense 5 vezes maior que o scp teve em Lisboa) e não tivesse a feito a venda de jogadores no ano em que foi campeão europeu estaria muito pior que nós (mesmo assim o fcp tem um passivo de 180 milhoes).
Quanto ao nível intelectual, não sei qual é o seu nem me interessa. E deixando um pouco a humildade de fora; o meu nível intelectual não pode ser baixo, a não ser que ache que uma pessoa com 30 anos, licenciada, com uma pós-graduação e com um mestrado tenha um nível intelectual baixo.
O que se passa é que, por vezes, para responder a certas pessoas temos de descer ao nível delas.
Para acabar, prefiro ser apoiante de Filipe Soares Franco a ser apoiante de um demagogo e aldrabão que foi desmentido por entidades bancárias e que pertenceu e defendeu a direcção do maior aldrabão da história do SCP (Jorge Gonçalves). Estilos Vale e Azevedo e afins no Sporting, NUNCA!

n_sardas disse...

Fizeste um copy-paste do discurso de Soares Franco... nada de novo, é facil passar a culpa para os outros( Euro 2004, CML, etc) são todos culpas, os unicos que não têm culpa nenhuma são aqueles que dirigiram o clube. (Nota: esqueceste a desculpa do 11 de Setembro). Tb não esqueceste as comparações com os "outros"... eu estou a "borrifar-me" para o endividamento dos "outros", se tem mais ou menos... com o mal dos outros posso eu bem!!!
Em relação á preferencia, acho imensa piada o outro ser demagogo e aldrabão... e o FSF, é o quê?

Quanto ao palmares vitorioso do Projecto... meter nesse "saco" a Taça da epoca 94/95 e a Supertaça do mesmo ano, como digo varias vezes, é falta de honestidade intelectual... por isso vamos ser serios: 2 campeonatos, 1 Taça, 2 Supertaças... para mim não é suficiente, para outros pode ser, para mim não... sei é que o Porto tinha menos titulos que nós á 10 anos, hoje tem mais...
Eu quero um Sporting muito melhor!

Quanto ao nivel intelectual, em primeiro lugar convem referir que quem chegou aqui e usou expressões como "minoria de merda", "Cambada de burros", "qualidade dos adeptos da minoria: sem inteligência, sem argumentos"... foi o tal que agora afirma que afinal não tem um nivel intelectual baixo, até coloca aqui o seu CV... deixa-me dizer-te, para quem afirma ter tantas habilitações academicas, pelos vistos demonstra claramente não ter 2 habilitação basica: EDUCAÇÃO e RESPEITO.
Para terminar, quem conhece-me e sabe as minhas habilitações academicas deve estar a rir-se com essa tentativa de "exibicionismo academico" (como se isso fosse relevante para o caso)... acredita que em termos academicos tens de olhar pelo menos olhos nos olhos para mim... agora em termos de educação e respeito estas num nivel bastante baixo para todos aqueles que aqui escrevem, quer posts, quer comments... que apesar de nem sempre ser unanimes nas opiniões não faltam ao respeito a outros, que nalguns casos, nem conhecem de lado nenhum...
Esse respeito ainda devia ser a dobrar, quando se trata de um Sportinguista...

Anónimo disse...

Mas alguem faltou mais ao respeito às pessoas do que os senhores nas eleições a Soares Franco, inclusivé caluniando e difamando o homem???
Esta a dar lições de moral a quem? Está armado em santinho agora?
Com os senhores só assim, porque parece que só conhecem esta linguagem da calúnia e do ressentimento.
Além do mais não preciso de exibicionismo académico pois sou filho de pessoas humildes e quero continuar a respeitar os valores que me ensinaram. No entanto, quando nos catologam de sem ideias e põem em causa o nosso nível intelectual a resposta tem de ser dada. E comigo é assim: Dás, a seguir Levas! Apesar de ser cristão, não dou a outra face!
Apesar de tudo,concordo consigo numa coisa: somos todos sportinguistas e somos todos pessoas de bem (apesar de certas vezes escrevermos aquilo que queremos e aquilo que não queremos). Assim, se nunca mais ler aqui difamações e insultos a Filipe Soares Franco (como já vi em tempos de eleições) nunca mais entrarei pela via do insulto e do escárnio.
Tem a minha palavra (se a quiser ter).

BG disse...

rentavel o alvalaxia não é! mas isto não é maneira d fazer as coisas! foi chumbado está chumbado! É tentar aprovar as coisas a todo o custo! Se todos os Governos cada vez que subissem fizessem um referendo à liberalização do aborto alguma vez havia de passar! é o que me parece que vai acontecer aqui!

n_sardas disse...

Em primeiro lugar diga-me onde eu ou algum dos membros deste Blog usou o "insulto puro"(ex. "maioria de merda" e "Cambada de burros"), como argumento contra FSF?
Eu apresentei razões para duvidar do carácter, da seriedade, transparencia e capacidade de FSF e do "grupinho" (expressão que usei para englobar os restantes membros que estão ligados á gestão do clube nos ultimos anos)... todas estas minhas duvidas foram sempre seguidas das razões que tinha para tal... nunca foram meras calunias aos mesmos... se não concorda apresente argumentos para tal, cá estarei para defender-me ou reconhecer que errei.
Agora este blog tem criticado principamente o modelo de gestão que o clube tem seguido, um modelo que apresentou esses resultados financeiros tem de ser questionado.
Não foi este Blog que elaborou os estatutos do clube que permitem que 33% dos votos dos socios não permitam a alienação do patrimonio, não foi este Blog marcou as AG e apresentou proposta, não foi este Blog que disse que saia caso essa proposta fosse chumbada, não foram os membros deste Blog que estiveram lado a lado com PC no Dragão, depois do daquilo que aconteceu na abertura de mercado em janeiro, etc, etc, etc...
São estas situações que este Blog nunca vai deixar de passar em claro, seja quem for o Presidente do Sporting.
Mas este Blog sabe elogiar quando assim entende, e não posso deixar passar a forma positiva como tenho olhado para a forma como esta direcção tem olhado para os nucleos, filiais, braços do clube que considero ser de importancia vital para um clube que não é regional mas sim nacional e internacional. Este blog não teve duvidas em reconhecer "Foi uma vitoria clara, por numeros expressivos" e "o qual felicito deste já desejado sorte para o desempenho do cargo que tem pela frente", etc, etc
Este Blog não é um blog da Oposição, é um Blog do Sporting Clube de Portugal, de pessoas que amam o Sporting, que preocupam-se com o Sporting, que querem melhor para o Sporting.
Não fazemos destinção entre Sportinguistas, aqui não há Sportinguistas de primeira ou de segunda... agora não aceito que alguem que diz ser do Sporting chegue aqui e use expressões como "minoria de merda" e "Cambada de burros"... expressões que nunca foram usadas contra FSF ou apoiantes do mesmo.
Quem tiver ideias, pense sobre o Sporting, mesmo que seja de uma maneira diferente dos membros do Blog (nem eles mesmos são unanimes muitas vezes) é sempre benvindo a este Blog, é para isso que o mesmo existe para criar discussão entre diferentes pontos de vista, para assim podermos criar um Sporting Melhor
Este Blog não tem nenhuma causa particular, somente um causa geral: o Sporting Clube de Portugal

rfc disse...

Ao sr. que não tem coragem de se apresentar, e passa à ofensa, terá de aprender que existem diferenças de opinião, e que são tão válidas quanto as suas.
De qualquer forma considero inacreditável a demagogia do actual presidente do Sporting, que só fala na não saida das joias na vespera da AG, e que se não alienarmos não teremos uma boa equipa. A gestão(falando apenas de futebol) destes srs. nos ultimos 10 anos foi simplesmente ruinosa, e ainda existem pessoas com tiques de lampião que qd. houvem um presidente dizer que vai contratar, vender, manter etc. esquecem tudo. A verdade é que já vamos em 4 anos sem ganhar, e começamos novamente com os tiques da esperança "o este ano é que é".
Concluido gostaria que esse sr. anónimo, tivesse o descernimento de perceber que o polvo montado no SCP está a apertar, e que FSF é o pivot, o peão do BES nisto tudo.