sábado, junho 03, 2006

Acabaram as desculpas...

A partir de hoje as desculpas de FSF terminaram... já não pode dizer que é a "minoria", os 35%, nem os 25%, que bloqueiam a gestão que FSF e a sua equipa pretende para o Sporting.
Os quase 1000 sócios deram uma vitoria clara, pela mesma percentagem que nas eleições. Os resultados provam que possivelmente bastava apresentar a mesma proposta que tinha sido apresentada na ultima AG, para a mesma vencer.
Os sócios optaram dar ao Conselho Leonino o poder de decisão que os mesmos tinham... são opções de cada um, eu pelo menos gosto de decidir quando tenho poder para tal e não delegar num orgão esse mesmo poder.
As decisões ficam com cada um, tal como já tinha dito após as eleições cá estarei para assumir a responsabilidade das minhas decisões e se for necessario humildemente dizer que estava enganado, desejando que quem votou nesta proposta e neste modelo de gestão do clube tenha atitude semelhante, sem esquecer que a responsabilidade dos mesmos é redobrada visto terem votado e dado o respectivo aval á continuação de um modelo que deixou um passivo de 277 Milhões de Eur e o Sporting completamente refem do sistema financeiro...
No tempo de Jorge Gonçalves, que tb foi eleito pelos socios (as vezes até parece que surgiu do nada no Sporting), curiosamente nas eleições mais concorridas do Sporting, os socios ainda podiam alegar que não tinham o acesso á informação que existe no dias de hoje. Actualmente, ninguem pode alegar que não sabia, não conhecia, não foi avisado... os numeros são claros... tal como a responsabilidade dos actos de cada um dos sócios do Sporting.
Depois desta AG, FSF ficou com o caminho aberto para alienar patrimonio, sem o mesmo estar rentabilizado. Este é o meu ponto nesta luta... o patrimonio não estar devidamente rentabilizado, e na minha opinião em grande parte devido a má gestão do mesmo por parte do Sporting. O Sporting vende o patrimonio, e volto a referir, sem estar rentabilizado e fica sem valores para no futuro apresentar como garantia. Tal como foi afirmado por varios sócios na AG, o nosso patrimonio fica bastante reduzido com consequências directas no poder negocial futuro do clube. Além disso, considero que o Sporting não fez tudo para procurar outra saida para esta situação (ex: procurar outras instituições financeiras e saber qual a sua abertura para serem parceiros do Sporting. Em Portugal e no Mundo não existem somente o BES e o BCP/Millenium. Era fazer o mesmo que nós fazemos quando procuramos outros bancos para saber de condições, spreads melhores para os nossos emprestimos).
Só desejo que eu esteja errado... será catastrófico para o Sporting se tal não acontecer...

9 comentários:

Apre disse...

Se o Sporting não conseguiu até agora rentabilizar o património imobiliário, não é com mais tempo que o conseguirá.
Parabéns por finalmente criarem condições para se dedicarem ao vosso core business, o futebol.

joaquim agostinho disse...

Não estar rentabilizado até dá jeito a quem compra, é mais barato. Ainda por cima vendido por um seu funcionário.

Anónimo disse...

Core business tem pouca expressão num clube tão eclético como o Sporting! :)

De notar que os parceiros "à força" BES e Millennium tinham de o ser pois são os maiores credores do Sporting!

Não vejo esta venda da maneira catastrófica que o autor.

Mistica Verde disse...

O core business do Sporting é claramente o futebol, mas todas as modalidades são igualmente importantes uma vez que trazem prestígio para o clube. Para criar condições para que estas últimas existam em tranquilidade, ou seja sem estarem ameaçadas, é preciso dinheiro e neste momento dinheiro rápido só mesmo via alienação.
Acredito plenamente que a Alvalaxia venha a ser muito rentável mas só quando aquele descampado ao pé do estádio esteja cheia de prédios residenciais. Acho é que não estamos em condições de esperar que uns prédios em que nem as fundações começaram a ser construídas, sejam erguidas. Há compromissos a cumprir e se não forem cumpridos a nossa situação poderá vir a ser bem pior! Talvez um dia em que a nossa situação financeira seja melhor voltemos a ser proprietários dos activos que estamos agora prestes a vender, mas sinceramente não faço caso disso. Quero é que o Sporting seja competitivo a todos os níveis desportivos.

Anónimo disse...

O core business em minha opinião é alma do Sporting, é aquilo que entusiasma e enche de orgulho os sócios. Os fundadores criaram um clube eclético. Nos tempos em que o futebol não ganhava, foram o ciclismo o atletismo o hóquei etc que mantiveram a chama acesa.
A venda não é mais do que uma aflição de quem levou o clube para o abismo. Não acreditem que é para termos uma melhor equipa , não sejam ingénuos. talvez no máximo seja para evitar que tenhamos uma pior que a actual.

n_sardas disse...

este ultimo comentario do Joaquim é a realidade dos factos e o qual subscrevo na integra.
Esta medida vai ser somente para "tapar um buraco"... e eu fico estupfacto, como os grande parte dos Sportinguistas não questiona o pq de termos chegado a este ponto? quem são os responsaveis?... são essas questões que continuam sem resposta, ninguem com responsabilidade teve a coragem de dizer nas AG's aquilo que devia ser dito aos socios: o Projecto Roquette falhou, e na minha optica falhou não somente por causas externas ao Sporting, mas sim por muita incompetencia na gestão do clube!!!
esta solução de vender patrimonio não é novidade no clube, já vendemos os terrenos norte, o que foi feito a esse dinheiro? ficamos melhor? Não... serviu somente para fazer crescer ainda mais o passivo... o meu receio é esse, são os mesmos que vão praticar a mesma solução, com o risco de no caso de falharem o futuro do clube ficar hipotecado, pq ficamos sem patrimonio. Fica somente o estadio, que cada vez mais acredito que tb é uma questão de tempo ser vendido, a exemplo de outros clubes (ex: Borussia de Dortmund). É por isso que tento de certa forma ser alarmistas, para tentar chamar a atenção ao maior numero de Sportinguistas para o caminho perigoso onde estamos actualmente.
Quanto aos credores e parceiros, as dividas são transaccionaveis... a minha questão era o Sporting tentar saber de outras instituições financeiras o interesse que as mesmas podiam merecer e tentar negociar condições mais favoraveis ao Sporting.

Pedro disse...

É extraordinário a forma concisa como agora dizes q o projecto roquette FALHOU!!!

O tempo acaba sempre por mostrar a verdade...

E daqui, quem sabe, a uns anos voltarás a dizer o mesmo relativo a outros assuntos.

n_sardas disse...

lá estas tu a usar as minhas palavras no sentido redutor das mesmas...

Diz-me lá o que para ti é o Projecto Roquette e pq falhou na tua opinião?

... disse...

grande sardas, sempre fundamentalista