domingo, fevereiro 04, 2007

Sporting CP 5 - nacional 1: POKER BUENO

Finalmente foi quebrada a tradição de não aproveitarmos derrotas de outros. Ontem o Sporting passou novamente a depender de si proprio para ser Campeão Nacional.
Mais uma vez, demos 45 minutos de avanço ao adversario, com o jogo praticado pela nossa equipa a ser fraco, muito pouco colectivo, e numa boa jogada do adversario, sofremos um golo.

Na segunda parte, entrou melhor, mas fraco na finalização. Paulo Bento decide arriscar e faz 2 substituições: entram Bueno e Pereirinha, saem Tonel e Carlos Martins. Sinceramente, na altura não concordei, e continuou convencido que foi outra substituição, 9 minutos depois, com a saida de Tello por lesão e entrada de Romagnoli, que foi decisiva. Apesar de Carlos Martins não estar a jogar grande coisa, estava a ser um dos unicos que pegava na bola, com a saida dele, isso deixou de acontecer, não havia ninguem a pensar o jogo. Com a entrada do argentino isso mudou, e em 15 minutos o Sporting marcou 5 golos, 4 deles por "El Loco" Carlos Bueno!!!

São estas coisas que fazem o futebol imprevisivel. Ninguem aos 60 minutos de jogo iria apostar numa vitoria por estes numeros. É daqueles dias, se o jogo continua-se, o golos tb não iam parar!!!

Em relação a Bueno, estaremos perante um novo Acosta?

Foram 15 minutos de euforia, que podem ser importantissimo para o futuro do Sporting. Estas vitorias tem o poder de moralizar uma equipa, dar uma injecção de confiança nos jogadores. Se juntarmos a isso, a desmoralização instalada noutras bandas, o Sporting pode ter aqui a janela aberta para um futuro vitorioso. Vamos aguardar os proximos jogos, para ver como se comporta a equipa.

Em relação ao arbitro, foi mau. Pelas sms e reacções dos Rennies Addicted, pensava eu que estavamos perante um escandalo nacional. Quantos penaltis n vezes mais escandolosos que o de ontem já foram marcados? Haja paciencia para tanto ressabiado...
Ficha de jogo:
Estádio José Alvalade
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa) Árbitros assistentes: José Lima e Pedro Garcia
SPORTING: Ricardo, Caneira, Polga, Tonel (Pereirinha, 56 m), Tello (Romagnoli, 65 m), Miguel Veloso, Carlos Martins (Carlos Bueno, 56 m), João Moutinho, Nani, Yannick e Liedson
Treinador: Paulo Bento:
Suplentes não utilizados: Tiago, Farnerud, Custódio e Abel
Disciplina: Cartão amarelo a Tonel (46 m) e Miguel Veloso (66 m)Golos: Bueno (74, 77, 89 e 90 m) e Liedson (82 m)
NACIONAL: Diego, Patacas, Ávalos, Rodrigo Silva, Juliano, Alonso, Zé Rui (Bomfim, 73 m), Chainho (Pateiro, 80 m), R. Fernandes, Bruno Amaro e Bruno Fernandes
Treinador: Carlos Brito
Suplentes não utilizados: Rafael, Cardozo, Bruno Basto, Chilikov, e Zé Vítor
Disciplina: Cartão amarelo a Diego (59 m), Alonso (59 m), Juliano (67 m), Rodrigo (71 m) e Bruno Amaro (75 m)Golo: Bruno Amaro (25 m)

11 comentários:

Peyroteo disse...

Sporting, 5 – Nacional, 1

POKER DE BUENO EM NOITE DE ROYAL STRAIGHT FLUSH

Até aos 75’ todos estávamos a assistir a um filme já muitas vezes visto pelos Sportinguístas:
- Sporting a dominar e a desperdiçar muitos golos de forma infantil e atabalhoada;
- Adversário defensivo a marcar em lance esporádico por causa de falhas inadmissíveis na defesa Leonina;
- Nervosismo cada vez mais acentuado nas bancadas e no campo, culminando no desperdício de um penalty.

Depois dos 75’ Bueno abriu o livro, apontando um fantástico POKER, com Liedson pelo meio a marcar um fantástico golo só ao alcance de um jogador TOP.

Um grande jogo com uma grande exibição do Sporting; a melhor deste campeonato.

Nota: Avalos terá que pedir ao Luisão para lhe arranjar uma consulta no “Pinto de Lousada”, famoso endireita, para lhe compor a grave fractura de rins que sofreu na jogada em que Liedson faz aquele fantástico golo.

Positivo:
- Bueno: quando se aponta um POKER, não é preciso dizer mais nada.
- Liedson: só um grande jogador consegue recuperar depois de ter falhado aquele penalty, apontando um golo fabuloso! Um verdadeiro hino ao futebol, fazendo lembrar Rui Jordão.
- Paulo Bento: apresentou um 11 inicial “ideal” e consensual para os adeptos; e pôde então mudar o que estava menos bem. Aqui acertou em cheio nas 3 substituições.
Para além disso foi ambicioso ao arriscar tudo jogando em 3-4-3.
Este sistema de jogo acabou por esmagar o Nacional, que depois de sofrer o 1º golo não conseguiu voltar a passar da linha do meio campo.
- Polga, Miguel Veloso e Djaló: excelentes exibições.
- Romagnoli e Pereirinha: saltaram do banco e estiveram muito bem. Romagnoli acabou por fazer 2 excelentes assistências para golo; e Pereirinha mostrou muito futebol e inteligência.

Negativo:
- Caneira e Tonel: aqueles que têm tido sempre grandes prestações mesmo em jogos em que a equipa jogava mal, não estiveram ao seu nível no jogo de Ontem. Sendo que Caneira estava particularmente nervoso… estranho.
- Nani e Carlos Martins: nitidamente não estão em forma.
- Moutinho: não esteve mal, mas não conseguiu ter grande influência como era seu apanágio. Penso que nesta altura está bastante diminuído fisicamente; anda estafado pela carga de trabalho e de porrada que já teve e levou esta época.
Talvez Paulo Bento tenha que o fazer descansar ou então ter que o colocar na posição “6”, onde cumpre bem mesmo diminuído e não se desgasta tanto.
- Carlos Brito: quis defender demasiado cedo e pagou caro.
- Algum público: não teve paciência e assobiou a equipa ao intervalo. Aprendam com este jogo e acreditem que é sempre possível!

http://bola-na-trave.blogspot.com/

Peyroteo disse...

O “Fantasma” de Yazalde

O “fantasma” de Yazalde passou por Alvalade na noite de 3 de Fevereiro de 2007.
O Uruguaio Carlos Bueno estava já condenado em Portugal a ser mais uma péssima contratação do Sporting.
Até ontem tinha apenas apontado 1 golo na Liga dos Campeões e estava ainda em branco no campeonato. Se é verdade que não tinha ainda alinhado em muitos jogos, não deixa de ser verdade que até os mais optimistas adeptos Leoninos viam apenas nele um jogador esforçado, mas limitado tecnicamente e trapalhão na finalização!
Mas eis que num espaço de 15’, pareceu que o “fantasma” de Yazalde passou por Alvalade, e o “trapalhão” Bueno se transfigurou, apontando um POKER de 4 bons golos cheios de garra.
Nota para o último golo, onde senta o GR e parte 2 defesas, que é um golo só possível de ser apontado por um jogador com valia técnica.
Assim sendo, El Loco ganhou a simpatia dos adeptos. Estou seguro que não é tão bom como conseguiu ser ontem, mas também não é tão mau como dele queriam fazer.
Com este ganho de confiança, penso estar encontrada a dupla de avançados para jogar o que resta do campeonato.

http://canalscp.blogspot.com/

Peyroteo disse...

A arbitragem do Sporting – Nacional

O treinador do Nacional, Carlos Brito, esteve bem ao dizer que quando se perde por 5-1 não se pode vir falar de outras coisas.

Mas devo aqui dizer que não tenho problema em admitir que Duarte Gomes fez uma arbitragem tendenciosa a favor do Sporting. E por vários motivos:
- Foi a 1ª vez este ano que o Sporting foi claramente beneficiado;
- O Sporting já foi várias vezes prejudicado este ano;
- Benfica e Porto já tinham tido arbitragens claramente tendenciosas a seu favor; mas continuam a não ter nenhuma arbitragem claramente tendenciosa em seu desfavor; e não me venham com a derrota em Leiria pois todos os casos do jogo, vistos a frio e com realismo, foram bem ajuizados pela arbitragem.

Os erros:
Existem claramente 2 erros importantes a favor do Sporting:
- Penalty mal assinalado, pois o GR toca 1º a bola e só depois arrasta Liedson consigo. Embora o avançado não possa ser acusado de simulação, pois de facto é arrastado pelo adversário. É o típico penalty entre GR e avançado em que o árbitro é facilmente induzido em erro.
Felizmente o levezinho falhou o penalty.
De realçar que foi o 1º penalty assinalado sobre Liedson este ano, curiosamente inexistente, quando já ficaram por marcar uma mão cheia de penalties importantes sobre este atleta.
Ainda assim gostaria de lembrar que o Sporting até já teve este ano 1 penalty assinalado contra, que foi cometido 1 metro fora da área.
E gostaria de relembrar aos adeptos do FCP o célebre penalty contra o Atlético; e aos adeptos do Benfica o penalty não assinalado em Alvalade de Simão sobre Miguel Garcia ou os penalties do desafio com os Belenenses.
- Golo em falta. Parece claro que Bueno se apoia em Alonso quando faz o 1º golo. O árbitro não viu ou viu e não quis anular. Inédito este ano para o Sporting; ao passo que tanto o FCP como o SLB já tinham marcado golos em falta.

Gostaria ainda de falar sobre Caneira, que deu um estalo a Ricardo Fernandes, mesmo no final da 1.ª parte, depois de uma falta atacante mal assinalada por Duarte Gomes a Carlos Martins. Não sei se Ricardo Fernandes antes lhe tinha feito alguma coisa porque não vi; mas o que vi foi uns minutos antes um defesa do Nacional, meter a mão na cara de Caneira. O estalo de Caneira não foi grande coisa, até porque Ricardo Fernandes nem “tremeu”; mas podia ter sido bem expulso.
Mas também aqui quero lembrar que na véspera Derlei logo na sua estreia, agrediu um jogador do Boavista aos 79’ e que Bruno Morais no Porto – Estrela também cotovelou violentamente um adversário; tendo ambos passado impunes.

http://bola-na-trave.blogspot.com/

Peyroteo disse...

Pastilhas Rennie para a TVI

Cada vez mais me enojam as transmissões da TVI.
São intoleráveis os comentários de Valdemar Duarte e principalmente de João Querido Manha, um homem que disputa com o “Barbas” o título do Adepto Mais Fanático do Benfica.
Foi possível ouvir a voz de alegria de Manha no golo do Nacional ou no penalty falhado; e a voz arrastada e choramingona quando assistia ao desmoronar do Nacional com 5 golos encaixados.
Fez questão de dizer em todos os golos do Sporting, que se tratavam de claro demérito da defesa; esquecendo o trabalho fabuloso de Liedson no 3-1 ou a técnica e classe do 5-1.
Até quando vamos viver em Portugal com comunicação social PARCIAL e TENDENCIOSA?

Para estes senhores recomendo as famosas pastilhas Rennie, que têm vários tipos de apresentação, como a foto demonstra!

http://bola-na-trave.blogspot.com/

Pedro disse...

hehehe

O velho e sempre "coerente" Sardas está de volta...

hehehe

n_sardas disse...

ahahahahaha

mais um aziado...

PiKiNiKi disse...

muita azia!
importante a vitória, importante o golo de liedson...perfeito e fundamental para aumentar a confiança do jogador! Qto a Bueno.... vamos ver se vai ter continuação, embora já ele já merecesse estes golos pelo empenho que mostra sempre em campo.

Pedro disse...

"ahahahahaha"

vou guardar essas gargalhadas...

hehehehehehe

Depois não te queixes ..
:)

Pedro disse...

E sim, sempre q vejo uma roubalheira daquelas fico aziado...não tenhas a menor duvida.

Pequenas grandes diferenças entre nós...

n_sardas disse...

viu-se a tua nova pseudo-azia após o Sporting-Paços de Ferreira ou após o Maritimo-Sporting...

enfim, só mesmo para rir e chorar por mais...

Anónimo disse...

Atenção!
Muita atenção, porque já cheira a traição em Alvalade!
A víbora, odiada pelos sócios, e que é paga por todos nós continua a dar facadas... e o Sporting é que paga.

GjSc