terça-feira, abril 18, 2006

Eleições

"Não tenho outra palavra, não me recandidato", Filipe Soares Franco, 20 Marco de 2006
Falta pouco mais de uma semana para as eleições no Sporting. Optei por escrever somente um post, longo é verdade, mas tenho tanto para dizer sobre este momento do meu clube, por isso vou tentar falar de quase tudo o que vai na minha alma neste momento delicado para o futuro do Sporting CP. Agradeço deste já a atenção que o mesmo possa merecer dos interessados nesta matéria…
O sentido do meu voto ainda não esta decidido… a única certeza que tenho é que Soares Franco não vai levar os meus preciosos votos!!!
Este meu sentido de voto nem tem nada a ver com as “cambalhotas” de Soares Franco, são graves, é verdade… demonstram falta de palavra, é verdade… resumindo, penso que demonstram que em termos de carácter não tem perfil para desempenhar o papel de Presidente de uma Instituição da dimensão do Sporting CP… mas isso para mim já não é novidade, já sabia isso mesmo por conhecimento de causa de outras situações do mesmo, fora do futebol.
A minha luta está claramente centrada nas responsabilidades deste “grupinho” (Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco, Meireles, Ribeiro Telles, Bettencourt…) na gestão danosa que fizeram no meu clube e na MENTIRA que é apresentada como a ultima solução para o problema, que foi criado pelos mesmos.
Em primeiro lugar vou começar por falar no atentado que este “grupinho” fez ao Sporting Eclético. Primeiro obrigou os sócios a decidirem o encerramento das secções de basquetebol e voleibol e hóquei, hoje preparam-se para extinguir o futsal ou o andebol. Alegam que não são rentáveis… e eu pergunto, o que fizeram para as tornar rentáveis??? Pouco ou nada possivelmente!!! Alguma destas actuais secções tem um patrocínio decente? A resposta é bem simples, basta olhar para as camisolas… o Andebol tem lá Aguas Luso, em tamanho médio, o Futsal esses na frente da camisola não tem nada, limita-se á Global Car nas traseira e Lipton nos calções… não gosto de fazer comparações, mas neste caso olhem para a camisola dos andrades no andebol e dos lampiões no futsal e comparem o destaque que os patrocinadores obtém e possivelmente o encaixe financeiro que as respectivas secções obtém… Será que o Sporting não tem capacidade de “vender” as suas camisolas a patrocinadores nestas modalidades? Não acredito que seja verdade!!! Mas se essa dificuldade existe, vou até dar uma sugestão, que tal incluir nas ofertas a esses patrocinadores de destaque, um dos camarotes vazios no Alvalade XXI, garantido aos mesmos alem dos lugares e prestigio de ter um camarote em Alvalade, a possibilidade de um placar publicitário na frente do camarote!... Outra questão é o público ou melhor a falta do mesmo… fizeram alguma coisa para atrair publico aos pavilhões onde jogam actualmente essas secções?... que tal no inicio da época, na compra da gamebox oferecer a possibilidade aos sócios de terem uma entrada num jogo em cada uma dessas modalidades? Que tal fazer um acordo com uma gasolineira ou um hipermercado, oferecendo ou vendendo a um preço simbólico uma % dos bilhetes aos mesmos com a contrapartida dos mesmos fazerem a promoção do jogo de uma dessas modalidades e garantirem a distribuição dessa tal % de bilhetes?
Não sei se estas ideias são suficientes, talvez não sejam, mas que iam ajudar, isso tenho a certeza que sim!!!
Em relação há MENTIRA que é apresentada como única solução para o grave problema financeiro em que este “grupinho” enterrou o meu clube, começo por realçar que os mesmos negociaram um project-finance com um sindicato bancário, sendo uma das premissas, alienar o património imobiliário não desportivo do Sporting, o que representa uma violação dos estatutos do clube, visto que a mesma só podia realizada com a aprovação dos sócios em Assembleia-geral.
Nem vou falar muito da alienação, já foi mais que discutida… vou limitar-me a perguntar a todos os leitores, quanto património não desportivo já foi alienado por este “grupinho”? Terrenos do antigo Estádio e terrenos traseiros á Aldeia Olímpica (para que não conhece terrenos traseiros aos prédios frontais á Superior Norte do Alvalade XXI)… o que fez este “grupinho” com esse encaixe financeiro? Possivelmente criou este “buraco” financeiro… você quer que aconteça o mesmo com este encaixe financeiro da venda de património que é proposto por este mesmo “grupinho”? Sei que a dimensão da comparação não é a mesma, mas foi assim que o Farense, filiar nº2 do nosso clube desapareceu, foi vendendo, vendendo, sem nunca mudar o modelo e modo de gestão… houve um dia que não houve mais nada para vender…
Outra MENTIRA repetida por Soares Franco é quando o mesmo diz que esta alienação garante que o Sporting não vai ter de vender os seus activos desportivos (Moutinho, Liedson, Nani, etc, etc)… sou sincero, se um dia Soares Franco disser isso a mim, olhos nos olhos, eu vou ter de perguntar se ele acha que eu sou estúpido!?!?!? Alguém acredita que Moutinho não vai ser vendido? Alguém acredita que Nani não vai ser vendido? O último até já tem como empresário Jorge Mendes, que ganha dinheiro é com transferências … Dizer o que Soares Franco diz é estar a insultar a inteligência dos Sportinguistas!!!
Neste campo, a única proposta com a qual concordo é a alienação de uma % da SAD a um investidor credível (nem sociedades off-shore, nem máfias russas), que consiga aliar a rentabilização do seu capital investido, o interesse supremo nas vitorias do Sporting que representam mais prestigio, mais dimensão, mais valor acrescentado á Marca Sporting. Esse investidor tem de ser co-responsável na gestão do futebol e de preferência um projecto a 10 anos
Não posso esquecer a Oposição, não sei se não aparece por medo, falta de capacidade, pela situação ser tão grave (que é o meu pior receio) ou se este “grupinho” conseguiu dominar todos os possíveis notáveis ou não notáveis … ou se no fundo a única preocupação desses ditos notáveis é arranjar um “tacho” na direcção ou numa das varias empresas do Grupo Sporting… mas sinceramente, para fazerem o papel que Dias Ferreira fez, mais vale ficar calado!!! Tal como não fica bem o papel da Juventude Leonina... basta relembrar o que aconteceu em Paços de Ferreira com a "fuga cobarde" de Meireles após a derrota!!! é este tipo de dirigentes que queremos para o futuro do Sporting CP???
Esta “encenação” foi muito bem montada, aparecem estes 100 notáveis, quando já no dia 7 de Abril tinham-me dito que já andavam a recolher assinaturas, quando outros blogs (http://sportingnocoracao.blogspot.com/2006/04/filipe-soares-franco-j-tem-sede.html) já no dia 9 de Abril adiantavam que a sede de campanha ia ser no Alvalade Plaza…
Possivelmente a alienação deste património não desportivo é inevitável, até chego a pensar que o meu companheiro de Blog, RFC, tem razão quando diz que possivelmente o “buraco” já é tal, que nem o Estádio vai escapar á alienação um dia… o meus votos em projectos deste cariz só vão ser favoráveis quando aparecer alguém que apresente um novo modo de gestão, demonstre um AMOR inquestionável ao clube, se assuma esta função que é ser Presidente do Sporting Clube de Portugal com orgulho, dedicação e sinceridade… e não como mera vaidade!!!
Saudações Leoninas a todos!!!

1 comentário:

Pedro disse...

Se fosse apenas o Soares Franco a mudar de palavra como quem muda de camisola..

Como gostava de ter guardado/gravado todas as nossas conversas sobre futebol e a opnião q tu tinhas do "fantástico" projecto Roquette. Qd eu te dizia q o projecto era um bluff tu ignoravas. De repente caíste na realidade...será q é por ter saído nos jornais?? É o q eu digo..

Enfim...