quarta-feira, dezembro 03, 2008

Entrevista

Hoje desafiei um amigo do Blog o Pedro, fundador do www.magicoslb.blogspot.com a responder a algumas perguntas. O Mágico SLB é um dos maiores blogs do universo do Benfica, tem mostrado bastante dinamismo embora nem sempre os sus posts sejam os mais isentos :). Desde já obrigado ao Pedro pela simpática colaboração neste espaço Leonino.

Pedro:
"Obrigado pelo simpático convite do Sporting 100 e é com prazer que respondo as estas 10 perguntas feitas pelo meu grande amigo Pikiniki"


1) Quais os três jogadores do SCP que gostavas de ver jogar no Benfica?

Dois deles é fácil de responder: Moutinho e Liedson. O jovem português porque, para além de ser benfiquista, é um belíssimo jogador, com muita personalidade e um rendimento fantástico para alguem tão jovem. O Liedson é o melhor avançado em Portugal dos últimos 10 anos. Só Miccoli poderia lutar com ele nos últimos anos mas infelizmente as lesões impediram que o italiano jogasse mais vezes e lutasse com Liedson por esse "título". O terceiro jogador é mais difícil pois não vejo nenhum que pudesse ser útil ao Benfica. Talvez o Vukcevic mas com vontade de jogar futebol.

2) Se fosses treinador do SCP qual seria o teu 11?

Acho que as opções de Paulo Bento não são muitas por isso o meu 11 não seria muito diferente do que ele tem utilizado. Mas, esquecendo os problemas disciplinares e birras usava este 11: Stoikovic; Caneira, Tonel, Polga, Abel; Veloso, Moutinho, Izmailov, Romagnoli; Vukcevic, Liedson.

3) Caso fosses jogador profissional serias capaz de trocar o Benfica pelo Sporting se em causa estivesse um aumento significativo de ordenado?

Teria que ser jogador profissional de futebol para poder responder a essa pergunta. Não me vejo a jogar contra o Benfica e muito menos ao serviço do Sporting. Acho que nenhum dinheiro do mundo seria suficiente para tal mudança.

4) Alguns dos teus comentários/post no teu blog já foram influênciados por actos de Benfiquismo "fanático" em relação ao Sporting?

Não, porque isso não existe. Não existe benfiquismo fanático em relação ao Sporting, existe apenas e só benfiquismo fanático. Mas orgulho-me de conseguir, perfeitamente, analisar e escrever sem deixar que o fanatismo pelo Benfica venha ao de cima. Logicamente que já escrevi posts onde o Sporting é alvo mas sempre por um prisma de defesa dos interesses do Benfica e não do mero gozo com as desgraças alheias. Agora é natural que um Sportinguista que leia o que eu escrevo possa sentir que é um benfiquismo fanático em relação ao Sporting. É perfeitamente natural.

4) Como analisas a questão que se levantou antes do Euro2004 de exisitir um estádio comum Sporting/Benfica?

Nunca concordei com tal ideia. E só de lembrar que o seboso do Rui Santos falou numa junção entre os dois clubes ainda me cai mal o almoço. Cada um no seu cantinho como sempre foi e sempre será.

5) A nova geração de gestores (Barbosa, Baia, Rui Costa) é a melhor solução para o futebol Português?

Só posso falar por Rui Costa. Rui Costa é e sempre foi um grande benfiquista. Para além dessa enorme qualidade foi um dos melhores jogadores do mundo no seu tempo e, acima de tudo, um grande senhor. Os primeiros tempos como Director Desportivo do Benfica mostram que as suas qualidades humanas continuam intactas e junta-lhes um conhecimento futebolístico e do mundo internacional do futebol muito bom. Mantêm a postura, não se vê a criar guerrinhas, responde aos jornalistas com seriedade e educação. É claramente o futuro do futebol português. O Baía podia seguir as pisadas do "maestro" mas com as companhias com que anda. Não vejo nada de bom que possa sair daquele clube. Sobre o Barbosa não tenho opnião.

6) Se fosses árbitro eras capaz de beneficiar o Benfica num derby?

Se fosse árbitro seria isento como sou nas análises aos árbitros que faço nos jogos do Benfica e dos outros clubes. Amar o Benfica não me impede de ser objectivo e coerente nas análises. Um dos grandes erros da malta da blogoesfera é que perde a coerência quando fala de árbitros. Uma mão hoje é penalty porque foi contra o nosso clube amanhã deixa de ser se for para beneficiar um rival, mesmo que os lances sejam idênticos. Eu sou coerente. Se tivesse de carregar a cruz de ser árbitro seria isento sem qualquer problema.

7) Nas competiçãoes europeias consegues "torcer" por outros clubes que não o Benfica?

Consigo perfeitamente. Torço sempre pelo Braga, Guimarães, Boavista ou outro qualquer que esteja em competição para além do Glorioso.
:)

8) Além do jogo com o Benfica, quantos jogos completos viste do Sporting esta época?

Poucos. O facto de ter uma sportinguista em casa obriga a certos sacrificios e por isso vi alguns mas completos muito poucos. O último foi contra o Barcelona....

9) És casado com uma Sportinguista, como vais reagir se um dia tiveres um filho e ele escolher também o Sporting ?

Esse cenário não se coloca. O contrato assinado entre as partes estabelece claramente essa questão. É inegociável. É mais provável o Porto vencer um campeonato honestamente do que tal acontecer a um herdeiro meu.

10) Qual o melhor jogador Português a actuar em Portugal?

Gosto do Moutinho. É provavelmente o melhor português a actuar em Portugal.Mas sinto que está a ter uma estagnação na sua evolução fruto da constante troca de posições que o esquema táctico do Sporting o obriga a fazer.

2 comentários:

Pedro disse...

Obrigado pelo convite!!
:)

Saudações a todos.

n_sardas disse...

Foi preciso o Pedro ter direito de palavra num Blog Verde e Branco parar dizer coisas como deve ser...
aleluia...
Abraços a ambos
(a ver se combinamos uma almoçarada)