segunda-feira, novembro 02, 2009

A minha escolha:

Luiz Felipe Scolari

O momento de tomar decisões esta a chegar, e vai chegar o momento de decidir que vai ser o lider para o futuro proximo do futebol do Sporting.
Penso que o proximo treinador do Sporting deve ser estrangeiro, porque considero que neste momento não existe nenhum treinador português de qualidade para assumir esse papel de lider. Apesar disso, considero que deve ser desde já acompanhada com atenção a progressão do novo treinador da Academica, Andre Vilas Boas.
Em termos do mercado internacional, a escolha tem de ser num treinador com creditos firmados, sendo assim os nomes disponiveis são por exemplo Juande Ramos, Michael Laudrup, Perkerman, Co-Adriaanse, Dick Advocaat, Schuster... apesar de haver aqui 2 nomes interessantes, Laudrup e Advocaat, penso que face ao actual momento do clube, face a estarmos já numa fase avançada do campeonato, a escolha tem de ser alguem que conheça razoavelmente a equipa e o campeonato português.
Por isso, a minha aposta é Scolari!!!
Não escondo que não sou um fanatico de Scolari, mas considero que neste momento, tem as qualidade que precisamos: é um lider, é um vencedor e consegue marcar objectivos... talvez as 3 caracteristica que neste momento faltam ao Sporting.
Lembro a todos que Scolari, alem de ter sido Campeão do Mundo pelo Brasil, venceu 2 vezes a Copa Libertadores (Gremio e Palmeiras), 1 Copa Mercosul, 3 Copas do Brasil, etc...
Além disso, de certeza que iria criar um novo "élan" nos adeptos do Sporting, e fazer acreditar que ainda é possivel fazer algo de positivo neste epoca.
Vamos ser honestos, o Campeonato está perdido, resta ao nosso clube lutar por uma classificação digna da sua Historia. Mas apesar disso, existe uma Liga Europa, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga para vencer, que podem permitir uma epoca com dignidade para o nosso clube.
Os criticos desta opção vão falar em 2 aspectos: Dinheiro e Chelsea...
Acredito que seja um treinador caro, mas se juntarmos 75 mil Eur/mês do actual treinador, mais 100-120 mil/mês Eur do reforço Angulo, ficamos com quase 200 mil eur que até agora nada justificaram... além disso, é sabido o gosto que Scolari tem por Portugal, acredito que no caso dos dirigentes do Sporting sejam capazes de fazer uma operação de charme ao mesmo, ele aceite voltar para Portugal e poder relançar a sua carreira num clube com a dimensão do Sporting, fazendo um contrato de objectivos a serem atingidos.
A experiencia negativa no Chelsea... é verdade, não correu bem esta aventura do "Big Phil" no Chelsea... a realidade é que esta experiencia tinha tudo para correr mal, pelo simples facto de Scolari não saber falar inglês... por isso não dou grande importancia a este erro da ida para Inglaterra.
Acho que não estamos perante um cenario impossivel de ser concretizado, basta os dirigentes do Sporting serem capazes de analisar bem o actual momento do clube e serem inteligentes a montar esta operação de resgate do homem das terras do Usbequistão.


8 comentários:

champ92 disse...

Sardas, toma lá mais estes dois valores, que até me fazem chorar: Stojkovic 75 mil euros e Purovic 51 mil euros. Embora coloque muitas reservas sobre o sargentão...

n_sardas disse...

Caro Champ
São mais 126 mil Euros por mês, que gastamos sem explicação...
Um GR, ao qual pagamos para ser a 4º opção do nosso plantel... mais um belo exemplo da gestão desportiva do Sporting actual...
Outro que esta emprestado ao Videoton do campeonato hungaro e que até agora fez 90m em 5 jogos... com 0 jogos até ao momento...

Quanto ao Sargentão, como disse não sou um fanatico do mesmo... mas penso que neste momento é o ideal para trazer um novo élan para o clube....

rfc disse...

Caro amigo Sardas,

Eu sugiro uma solução de futuro que entre no Natal para planear o titulo da proxima epoca. A minha escolha é André Villas Boas. É uma aposta, que só resultará se este for sério e compenetrado com as linhas de orientação do clube.
Aproveito tb. para deixar um desafio: Gostaria de saber se alguém tem os orçamentos dos 3 grande + Braga + Guimaraes dos últimos 10 anos.

Pedro disse...

Para pedires o Sargentão é pq estás mesmo desesperado...

:)

Rui Moreira disse...

fd-s o scolari? este pessoal deve achar que o futebol é só psicológico! o sargentão é um paulo bento com curriculo pah

Venha o co, o spalletti, o laudrup... ou então manuel fernandes ou andré vilas boas, no risco completo.

Rui Moreira disse...

fd-s o scolari? este pessoal deve achar que o futebol é só psicológico! o sargentão é um paulo bento com curriculo pah

Venha o co, o spalletti, o laudrup... ou então manuel fernandes ou andré vilas boas, no risco completo.

Pedro disse...

Criticar o Scolari e depois pedir o Manuel Fernandes...

Anónimo disse...

Jorge Costa! estão a espera do kê?AMCICIOSO,LIDER,COMPETENTE,TREINADOR NOVO,o bicho até punha o sporting a cagar sangue!