quarta-feira, outubro 07, 2009

No Fundo, talvez o alvo seja o BES?

Amanhã o Conselho Leonino tem reunião agendada, sendo uma reunião de extrema importancia, face ao momento actual da vida do Sporting...
Desejo vivamente que os conselheiros leoninos, coloquem todas as questões que os comuns adeptos do Sporting neste momento gostavam de colocar ao Presidente Bettencourt.
Uma das questões que desejo que amanhã seja esclarecida pelo Presidente do Sporting, são as suas afirmações relativas ao Fundo de Investimento do benfica, que segundo Bettencourt é uma vergonha.
Não vou esconder que achei estas declarações, muito estranhas, principalmente face ao actual momento do Futebol do Sporting. Não quero acreditar que neste momento delicado no nosso clube, a preocupação do Presidente seja o Fundo de Investimento de um rival.
Depois de analisar as declarações, surgiu-me outra hipotese de interpretação das mesmas, relativas ao destinatario:
Será que o destinatario destas declarações é o Banco Espirito Santo?
Como é do conhecimento geral, a ESAF uma empresa do Grupo Espírito Santo, vai ser a gestora deste fundo de investimento mobiliário fechado "Benfica Stars Fund".
Claramente que este fundo vai permitir ao benfica, realizar receita pelo facto de alienar parte dos passes de jogadores ao Fundo. É do conhecimento publico, que a grande dificuldade dos clubes portugueses está na gestão de tesouraria. Este mecanismo ajuda claramente a aliviar essas dificuldades, sendo que não é nenhuma novidade porque o proprio Sporting usou este mecanismo atraves do acordo que estabeleceu com a Orey Financial em 2001, visando a injecção directa de capital no clube, através da venda de parte dos direitos desportivos de alguns jogadores.
Tendo o Sporting já usando o mesmo mecanismo, não deixa de ser estranho as declarações de Bettencourt.
Será que as mesmas, são no fundo uma critica ao comportamento do Banco Espirito Santo, que segundo declarações de dirigentes do Sporting no passado recente, teram "fechado a torneira" ao Sporting e agora estamos a ver a "torneira a ser aberta" para um adversario directo do nosso clube?
Estas declarações merecem um esclarecimento cabal por parte do Presidente Bettencourt...
No caso de confirmar-se esta minha visão, merecem igualmente reflexão por parte de alguns dirigentes do Sporting, que sempre trataram os bancos que trabalham com o Sporting, BES e BCP como parceiros de negocio, quase como se fossem as unicas entidades bancárias neste universo.
Os bancos estão no Sporting para ganhar dinheiro e não para fazer caridade... cabe ao Sporting deixar todas as opções em aberto, porque o que não falta por esse mundo financeiro, são bancos e quem sabe que apresentem melhores condições de financiamento que estes 2... temos é de ter capacidade de apresentar projectos, se for necessario a novos parceiros e não estarmos limitados a somente 2 entidades, sendo que uma destas instituições tem demasiado conhecimento do clube, pelo facto de altos dirigentes desempenharem cargos-chaves no clube, como por exemplo o Dr Jose Espirito Santo Ricciardi ser vice-presidente do Conselho Fiscal do Sporting e ao mesmo tempo líder da Comissão Executiva do BES Investment.
Se Bettencourt sentiu-se "traido" pelo BES... no fundo não é um cenario para o qual tenha sido avisado... direi mesmo que o Sporting está "a recolher as tempestades que semeou", face a uma demasiada relação de subalterno que sempre demonstrou com essa instituição.

1 comentário:

Cozinheiro Sueco disse...

Bem visto, n_sardas.