domingo, julho 27, 2008

o "Caso" criado por quem menos esperava...

Não escondo grande desilusão pelas palavras do capitão da equipa do Sporting. Sem querer cortar o direito que o mesmo tem que querer sair, penso que era algo que devia ficar entre ele a a Direcção e não vir para a praça publica expressar tal desejo.
Alem disso, estamos a falar num jogador que à menos de 1 ano assinou um contrato de trabalho com o Sporting, que o coloca como um dos jogadores mais bem pagos do plantel e com uma clausula de rescisão de contrato no valor de 25 milhões Euros. Ninguem o obrigou a assinar... por isso, caso a oferta seja inferior ao valor de 25 milhões, o Sporting tem todo o direito a rejeitar a mesma.
Por isso, hoje vimos uma jogada do jogador João Moutinho para "forçar" o Sporting a ceder... penso que a Direcção do Sporting deve desde já deixar claro que só por 25 milhões e que começa a negociar, para nem haver qualquer duvida quanto a isso.
Uma palavra para o jogador, Everton???? demonstra muita falta de ambição, trocar um clube de Champions, por um clube de meio de tabela em Inglaterra...
Por fim, penso que este jogador não tem condições para ser o Capitão de Equipa, após as declarações de ontem e face ao momento das mesmas, estamos no inicio de uma epoca importante para o Sporting, onde é fundamental a união do grupo... o capitão deve ser o exemplo Nº1... este não o foi, por isso deve ser demitido de tal papel!!!

7 comentários:

PiKiNiKi disse...

completamente de acordo! Que desilusão.

Cozinheiro Sueco disse...

Tudo isto é, de faco, muito triste...

Anónimo disse...

O menino desceu muinto baixo.Esta falta de educação só vem confirmar o que se sabe á muinto:só sabem dar uns xutos na bola porque de resto não têem nada.São uns smi- analfabetos e mal educados que ganham rios de dinheiro.Fora a Braçadeira de capitão e banco de suplentes com o Dito.

Visconde disse...

Foi uma grande desilusão para todos, ainda que o discurso tenha sido encomendado na minha opinião, pelo pai e pelo empresário.
Qualquer das maneiras, foi Moutinho que destruiu num minuto o que levou 3 anos a construir, agora só ele pode amenizar a situação com um pedido de desculpas público.
Quanto à braçadeira, temos jogadores capazes de a transportar, porque Moutinho deixou de ser o exemplo que era.

SL

Pedro Tomás disse...

Desilusão é a palavra que me ocorre, quanto à braçadeira de Capitão obviamente que o João não tem condições para a manter, no Sporting temos gente com suficiente carisma para a envergarem com toda a dignidade.
Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Muinta gente fala e escreve sobre o assunto,alguns como o jornal o borla,o Conta Manhas aproveitram-se como sempre para fazer o que os vizinhos lhes impõem para a dezestabilização.?Porque não fizeram o mesmo tratamento aos casos Manuel Fernandes,Miguele tc.Quando é que estes Mizeraveis (jornalistas começão a ser neutros?Ou será que lhe dão xázinho do assis como recompenssa?

Anónimo disse...

Estou totalmente de acordo com o post, mas acrescentando umas verdades que têm que ser ditas...

Ultimamente parece que há uma lei no Sporting para condenar quem assobia. Quer-se dizer o senhor Capitão do Sporting Clube de Portugal atreve-se a dizer o que disse, e nós adeptos temos que comer e calar!... Esta regra, alicerçada num pragmatismo saloio e serôdio, merece ser devidamente condenada. Eu assobiei e assobiarei nem que seja o único a fazê-lo! E defendo que o vendam já, porque o caracter dele ficou à vista. E porque ameaça tornar-se um problema insolúvel.

Moutinho firmou este ano um contrato de trabalho desportivo com o Sporting Clube de Portugal, tendo visto o seu salário substancialmente aumentado. Segundo rezam as crónicas é um dos atletas mais bem pagos do clube, o que no caso é natural visto se tratar de um jogador de qualidade, ainda por cima o Capitão. Diga-se que na raiz do problema, a meu ver, esteve esta designação como Capitão, braçadeira que deveria sempre ter estado no braço de Anderson Polga. Adiante. Veio o Euro 2008 e o puto faz um joguito razoável com a Turquia. Logo surgiram, a acreditar nos jornais, os colossos do futebol mundial a chorar pelo Moutinho. De resto o atleta mostrou bem como isso o afectou. Depois deste primeiro jogo não fez mais nada de jeito, a não ser falhar um golo de baliza aberta que nos teria dado o 1-0 contra a Alemanha... Nesse mesmo jogo lesiona-se. Vem o defeso. As dúzias de clubes interessadas no Moutinho, no fim da época balnear, resumem-se ao Everton, esse colosso do futebol inglês... Porém o Everton, usando da astúcia própria das aves de rapina, não está disposto a pagar os 25 milhões da clausula de rescisão do contrato de Moutinho. Ao invés decide abordar o jogador acenando-lhe com umas recompensadoras libras, manobra completamente ilegal à luz dos estatutos da UEFA, que estranhamente não revela o zelo que põem noutras situações a defender princípios que são elementares. Até aqui tudo bem na atitude do jogador. Conduziu o assunto através do seu empresário e parecia tranquilo e sossegado.

Eis senão quando estamos na véspera do primeiro Derby da época e, já depois da hora reservada às conferências de imprensa, o nosso Capitão chamou a imprensa escrita para lhes dizer que quer sair do Sporting “por motivos pessoais”!... Reparem no cinismo da coisa: Nem homem sabe ser, não dá a cara, limita-se a falar pelos jornais. Mais: Não diz a verdade, não diz que se quer ir embora por causa do vigor das libras, diz que está descontente “por motivos pessoais”... Mas que motivos? O facto de não ter jogado ponta de um corno durante metade da época passada e de, ainda assim, continuar a ser levado ao colo como um deus pelos nossos adeptos?! O facto de ser um dos atletas mais bem pagos do clube? O facto de ser o Capitão da equipa com a idade que tem?!

Aqui chegados como se diz em bom português estava o caldo entornado. Paulo Bento a meu ver reagiu mal. Devia ter imediatamente retirado a braçadeira de Capitão a quem demonstrou não ter a mínima estatura moral para o ser. E acresce que o clube deveria ter aberto o devido processo disciplinar para quem não cumpriu as regras. A reacção dos adeptos foi dividirem-se: uns assobiam( como eu), outros aplaudem. Aplaudem não sei bem o quê, mas digo eu que se calhar aplaudem quem maltrata o Sporting e quem não tem nível para representá-lo. E são seguidistas de uma direcção que não mostrou os dentes quando devia em relação a um caso claro de indisciplina. Vejamos pois as razões porque assobiamos.

Assobiamos um ingrato. Assobiamos quem muito amámos. Assobiamos um Capitão que não pode sê-lo. Assobiamos a indecência com que nos tratou. O Sporting não precisa de Moutinho nenhum desta vida para continuar ser um clube grande. O Sporting não é, não pode ser, não deve ser, nenhum Everton de trazer por casa. Por isso também assobiamos o modo como o caso foi conduzido pela direcção, e o modo como se tentou branquear o que aconteceu como se fosse tudo normal, e como se fosse correcto o procedimento do jogador.

Aqui chegados vem a estreia com o PSV, e Moutinho afirma no final que está “de corpo e alma” no Sporting”. A frase foi agora repetida por Ronaldo( eles aprendem todos da mesma cartilha...). Além de cínico é mentiroso. Quem está de corpo e alma num clube não diz que se quer ir embora. Eu diria que foi pior a emenda que o soneto. Quer-se dizer, e uma vez que parece frustada a contratação, o jogador fez de conta que não disse nada, o clube fez de conta que não era nada com ele, os adeptos é que são uma cambada de intolerantes. Assim sendo a culpa não é de Moutinho, é dos adeptos que assobiam!...

Que estranha conclusão. Portanto em vez de pedido de desculpas, mais que devido neste caso, temos a vitimização como estratégia para resolver o problema. A culpa é claro que é dos que assobiam, esses malandros. E dizem eles que o tempo vai curar as feridas... No meu caso, e creio que no caso de muitos mais adeptos, não vai curar ferida nenhuma. Moutinho não pode ser o Capitão do Sporting sem nos pedir desculpa. Por isso o assobiámos e o continuaremos a assobiar. Assobiar à a única forma que temos de punir Moutinho, coisa que o nosso clube não fez. Assobiar é a única forma que temos de demonstrarmos a Moutinho, a Paulo Bento e à direcção do clube que ainda não somos o Everton!

Digo-o com a legitimidade que tem quem nunca assobiou um atleta do Sporting Clube de Portugal, mas neste caso, facto assaz insólito, estou totalmente ao lado das claques. Espero aliás que não desistam de assobiar porque a situação não pode ficar impune. O futebol não pode ser só dinheiro e capital, tem que ser um desporto de valores. É em nome deles, e do que significa ser o Capitão do Sporting, que assobiamos Moutinho.

E já agora convém pedir que ninguém nos dê lições de moral e de sportinguismo. Respeito imenso quem aplaude, muito embora não perceba, por mais voltas que se dê ao texto, porque o faz ou sequer o que aplaudem. Respeitem igualmente quem assobia porque a culpa, por mais que o tentem fazer crer, não é nossa. A culpa é neste caso do abjecto Moutinho, pela entrevista que deu, e da direcção do Sporting Clube de Portugal, pela incompetência que revelou a tratar do caso.

Um grande abraço e parabéns pelo blog