sábado, dezembro 15, 2007

"Os Cinco"

Para muitos da minha geração o título deste post sugere apenas uma série literária de um grupo de amigos que tinham aventuras várias que nos levavam a um certo nível de imaginação, ou, poderia referir-me aos Jackson 5 ou até aos amigos da série televisiva dos anos 80 Verão Azul. Infelizmente o grupo dos cinco a que me refiro não só não são nem aventureiros nem astutos como prezam o valor máximo do despotismo.
Resolvi escrever hoje propositadamente antes do jogo na Madeira para dizer que independentemente do que aconteça a minha opinião não muda, e, apesar de já termos bastantes leitores, não temos massa crítica suficiente que possa influenciar qualquer tipo de comportamento estranho amanhã.
Aos cinco vale a pena chamar pelos nomes por hierarquia na Sad: Soares Franco, Ribeiro Teles, Freitas, Barbosa e Bento. Estes são o famoso grupo que hoje domina "quase" à sua vontade os destinos do futebol do Sporting. Cada um deles com motivações diferentes, uns porque os Bancos credores os impuseram, outros porque são amigos e apenas têm de despender umas horas, outros porque vêem no clube uma forma de continuar a "engordar", ainda outros por mero hobbie pois nada mais sabem fazer do que dar fichas de jogo, ou simplesmente porque se acham, apesar da juventude, muito sabedores ao ponto de afirmarem que nada neste mundo os fará mudar. Só mesmo no Sporting nos permitimos que se acredite que não existe no mundo qualquer tipo de alternativa dirigente.
No meu último post de à 15 dias "Odeio o Novoeiro" recebi um comentário que resumiu aquilo que o Sporting se poderia transformar, ou seja, numa "belenização"!!! Não posso estar mais de acordo por mais que me doa e, uma vez mais preocupado. Contudo, nestas duas últimas semanas assistimos a novas situações no Sporting que merecem uma reflexão pois fizeram esse "nevoeiro" levantar um pouco. Mesmo utilizando a forma menos civilizada, uma das claques resolveu manifestar-se contra o grupo dos cinco(apesar de Bento não ser o mais visado), e a reacção que se seguiu foi não só a de uma Direcção com tiques de despotismo como um bom Grupo de adeptos e sócios a repudiarem tais atitudes. Admito mais uma vez que o método não foi o mais correcto, mas sejamos sérios, esses comportamentos são o menor dos nossos problemas enquanto Sporting e, para quem não percebe, assistimos a mais uma manobra de diversão da direcção que após uma reunião dos "Cinco" em que decidiu a necessidade de ir às compras(relembro que 40% do plantel actual foi contratado esta época...), aproveita para afastar atenções do que continua a ser o problema de fundo do Sporting: o esquecimento do seu ADN "Esforço, dedicação, devoção e glória", dos seus sócios e dos pilares de gestão de qualquer sociedade - o poder fazer, o saber fazer e o querer fazer.
Se houve algo que esta polémica com a claque trouxe foi a possibilidade de se voltar a falar de Sporting, de se falar dos factos, de se alertar para a incompetência. Não deixemos cair o nevoeiro outra vez pois poderemos deixar de ver totalmente o péssimo rumo que seguimos com os "cinco". Da minha parte enqunto os factos forem a ausência de politicas de gestão proactivas que conduzam ao crescimento do Sporting como clube ganhador no campo desportivo, económico e social os "cinco" vão continuar a ter em mim um crítico responsável que não pretende que o Sporting seja uma qualquer coutada particular onde se assiste permanentemente a condutas levianas. Condutas como por exemplo o episódio de Manchester. Este reflecte bem a falta de competência que temos na administração do clube, onde por questões pessoais se coloca em causa um dos nossos maiores e melhores"Clientes" na Europa. Pergunto onde esteve a nossa estrutura accionista e o nosso conselho leonino num momento destes, que a meu ver daria para um despedimento com justa causa por prejuízo comercial grave da Sporting Sad(actual e futura), em vez de andarmos com reuniões de emergência para castigar sócios que emitiram insultos, que servem para desviar atenções daquilo que é realmente importante na condução responsável de um Grande Clube como o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

1 comentário:

Pedro disse...

Feliz Natal a todos!