segunda-feira, março 28, 2011

Eleições - Balcanização do Sporting

Durante este periodo da campanha eleitoral, fiquei no silencio pela razão de não rever-me a 100%, em nenhuma das candidaturas.

A candidatura de GL nunca contou para mim e a candidatura de PB, por ser favoravel a um clube não ecletico tb passou a não contar.

Ficavam 3 candidaturas em jogo:

- SAM que já tinha merecido o meu voto no passado, mas estava sem "chama".

- DF que tinha a melhor estrutura para o futebol, mas tinha o "cambalhotas" como cabeça de cartaz.

- e por fim BdC que estava a criar uma onda, mas que o seu discurso criava muitas duvidas.

Até ao dia do acto eleitoral, sinceramente não sabia em que votar... mantinha a duvida entre um voto em consciencia (SAM), um voto em Rijkaard (DF) ou um voto util (BdC).

Uma conversa/esclarecimento na cervejaria do Alvalaxia, com o candidato BdC, adensou ainda mais as minha duvidas que já tinha, pq apesar de lutar por uma mudança, não gostei do que ouvi, e sinceramente tb não voto numa mudança, somente pela mudança... quero saber para onde é a mudança...

Foi já no Hall Vip que decidi votar no Rijkaard, e os acontecimentos pós acto eleitoral confirmaram as minha razões...

O Sporting CP esta completamente balcanizado, os acontecimentos pós acto eleitoral confirmam isso. Neste momento, só existe 2 formas de acalmar os animos:

- ou vencemos no campo, e estas lutas passam para planos inferiores, e dai a importancia que dei à questão estrutura de futebol.

- ou aparece um nome, que consegue fazer a ponte entre as 2 facções e a centrar o clube em objectivos externos e não internos.

Se tal não acontecer receio consequencia muito graves para o futuro do Sporting. Fosse BdC o vencedor ou GL o vencedor, a guerra ia e vai continuar, pq as posições estão extremadas...

Relativamente à fraude eleitoral, as informações que tive, foi de ter sido feito 1 contagem, das mesas com mais votos, para as mesas com menos votos, aparentemente sem irregularidades, e que ao contrario das informações que passaram para o exterior, nunca BdC esteve na frente da votação. O candidato GL ganhou logo grande vantagem nas mesas com muitos votos, que foi diminuindo com as contagem nas mesas com menos votos.

Agora o que não é normal, é o numero de votantes que foi avançado as 20h quando fecharam as urnas, ser diferente do numero de votantes final... como isso é possivel? simples, houve socios que na entrada mostraram o seu cartão de sócio e deram entrada na contabilidade avançada as 20h, mas possivelmente levavam mais 1 cartão no bolso, tendo utilizado esse cartão para votar tb, visto que o controlo nas urnas não era rigoroso... e isto, sim é fraude...

Por fim, os responsaveis pela eleições, geriram a comunicação do mesmo de forma amadora... como é possivel ter deixado que a ideia para o exterior, que o vencedor era BdC, quando sabiam que tal era falso. Era o dever o responsavel pelo acto eleitoral, desmentir categoricamente que havia um vencedor...

1 comentário:

rfc disse...

Transitar pacificamente de uma ditatura de mais de 15 anos nunca é fácil. Seria ainda mais dificil uma voz de consenso como aconteceu nas últimas duas eleições com os resultados que todos sabemos.
Se houver razões para impugnar que se faça de imediato, senão houver sugiro uma AG dentro de 1 mês para aprovar novos estatutos que eliminem esta quantidade de escalões de sócios e permitam a votação por voto electrónico nos nucleos do Sporting.
Desejo que o Sporting se encontre, e tal só é possível, com projectos, ideias e profissionais de várias áreas desportivas que não ternham ligações aos últimos anos.
Disse e referi ainda no tempo de FSF que o Sporting estava a afundar-se num nevoeiro imenso, e que o discurso miserabilista destes últimos anos incluindo de alguns técnicos e Directores que por lá passaram, levaram ao adormecimento e ao abandono. Acho que perdemos uma oportunidade de pelo menos revitalizar a alma, a esperança...mas claro que espero estar enganado para bem do Sporting.