terça-feira, setembro 28, 2010

A realidade dos factos...

“Ponto Final” por Nuno Mourão
Não há paciência para a passividade com que os Sportinguistas assistem à caminhada para o abismo que abre a porta à desgraça. A forma desfragmentada como o Sporting actualmente está é sinónimo de problemas. Com o desastre iminente, Bettencourt persiste numa actuação suicidária. Para ele e para o clube.
Ao contrário do expectável (e pretendido), o governo da SAD Sportinguista age como se dispusesse de todo o tempo do mundo para apresentar reais medidas para colocar o Sporting no seu lugar devido.
Constantes acções desastrosas traduzem os resultados apocalípticos com que nos deparamos actualmente, e que serão discutidos e esmiuçados em Assembleia Geral (AG) da SAD leonina. Mas será que serão mesmo, e na realidade, discutidos?
A política de beija-mão do clube atingiu o seu auge nas AGs da SAD, tendo transferido esse ónus do Conselho Leonino. São sessões plenárias onde imperam as intrigas, as desconfianças, os jogos de poder e muito pouco esclarecimento para o simples accionista.
Todos os Sportinguistas esperam que Bettencourt apresente propostas concretas quanto à redução do gigantesco passivo em que o Sporting está mergulhado. O bando que acompanha José Eduardo Bettencourt dirige, e comporta-se, como se a actual crise fosse qualquer coisa que há-de passar, bastando deitar poeira para os olhos de quem, lá fora, sente realmente o clube, à semelhança do que, anos a fio, fizeram em relação aos outros Sportinguistas, que, ingenuamente, se deixaram enganar pela cantilena. Só que já ninguém cai na armadilha.
Se, cá fora, a demagogia barata do Presidente, e sua comitiva televisiva, já foram detectados e devidamente assinalados, no plano interno, ou nas instituições a cuja porta vamos bater a pedir dinheiro, a flexibilidade acabou. Ou se tomam medidas ou as torneiras são fechadas.
Bettencourt perdeu, este ano, a esfarrapada desculpa da falta de tempo para a preparação da época. Se admitia que, na 1ª época de mandato, existisse a possibilidade de justificar os erros cometidos, essa fase de “arrumos” nunca poderá passar para a corrente época. Todos os resultados destes 1ºs meses de 2010/11 são responsabilidade única, exclusiva directa desta direcção encabeçada por José Eduardo Bettencourt.
Ninguém, em nome de uma enorme vitória eleitoral, pode pactuar com um maior comprometimento do futuro do clube com a desgraça. A forma despudorada como são pagos não lhes permite o refúgio utilizado noutros anos. São profissionais a receber, mas amadores a gerir.
O Presidente prefere fechar os olhos a essa realidade por razões que se entendem, a mais relevante das quais é a sua falta de coragem em enfrentar, e ouvir, os adeptos do seu próprio clube. A forma ditatorial como se pretende assumir o clube é, em tudo o mais, um sinónimo de fraqueza e incompetência.
Cabe aos Sportinguistas demonstrar o que pretendem para o seu futuro. Cabe aos Sportinguistas unirem-se em momento tão oportuno e obrigar quem de direito a tomar um rumo.
Na minha opinião, e chegados a este ponto, o rumo do Presidente José Eduardo Bettencourt e restantes órgãos sociais só pode ser um: a DEMISSÃO IMEDIATA e convocação de uma Assembleia Geral Eleitoral.
O tempo dirá, a história julgará.
Saudações Leoninas
Nuno Mourão


http://www.sportingapoio.com/cronistas/ponto-final-por-nuno-mourao/

.

NOTA: No minimo lamentavel, a prestação de ontem do comentador Dias Ferreira, que quando dá jeito é o Presidente da AG do Sporting... quando não dá jeito, não é... afinal a culpa é dos adeptos anonimos... enfim...

segunda-feira, setembro 27, 2010

Triste Fado

Ontem, tivemos mais um episodio do triste fado em que tornou-se o nosso clube...

A incompetencia reina no clube... mas segundo os rostos da incompetencia, é tudo uma questão de falta de "cagança"...

Diziam eles, que tinham carta de pesado... cada dia que passa, é mais evidente, que nem licença de motorizada têm...

Dia 29 temos a Assembleia da SAD, que vai confirmar que esta incompetencia vai custar ao clube, 400.000€/ano...
Será que vamos continuar a assobiar para o lado?????????????
.

segunda-feira, setembro 20, 2010

A revolta silenciosa

Ok, só perdemos um jogo. E na Luz... Tudo bem, ainda para mais com o campeão. Acontece que o Sporting nunca consegue enfrentar e ultrapassar os grandes momentos. Estava evidente que este era o melhor momento para o slb jogar com o Sporting e, assim, sair definitivamente da crise de resultados em que mergulhou neste início de época. O Sporting é um clube simpático e nestas ocasiões nunca falha... Consegue sempre galvanizar os adversários (falamos de equipas grandes, claro). Só para dar dois exemplos, lembram-se de Guardiola e de Jesualdo Ferreira, que estavam para ser «corridos» até lhes cair do céu o Sporting. O fcp foi a Alvalade ganhar e arrancou para o título, o barça não ganhava a ninguém e depois... ganhou tudo.
A minha única fé para o jogo de ontem chamava-se Roberto. Mas nós quase que não chegámos à baliza para incomodar o homem! O nosso treinador diz que não. Que tivemos as mesmas oportunidades que o slb. Enfim, vamos assobiando para o lado, afinal continuamos à frente deles que parece ser o mais importante... Foi assim que lá tivemos a dupla de PB's durante quatro anos a ajudar a afundar ainda mais o clube. Mas como ficámos à frente do slb e ganhámos umas taças, parece que temos de elogiar a sua passagem no clube. Alguém que não quis Coentrão, Varela, «correu» com Beto, Custódio, Carlos Martins... Uma equipa que jogava (muito pouco) sempre igual, sem chama, que vivia da inspiração de um ou dois jogadores...
É altura de dizer basta! O Sporting é sempre o «entalado», o pobrezinho, o coitadinho! Paulo Futre, Nuno Valente, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Hugo Viana, João Moutinho, Silvestre Varela, Carlos Martins, Beto (g.r.). Não preciso explicar, pois não... Fábio Coentrão, Paulo Assunção, Rubén Micael, André Villas Boas. Não preciso explicar, pois não...
Vai-nos valendo nomes como Mário Moniz Pereira (infelizmente já com 89 anos!) para continuar a engrandecer o nome do Sporting com as suas conquistas. Sim, porque eu sou do Sporting Clube de Portugal! Não sou de uma equipa de futebol (embora seja isso que alimenta as paixões). Sou de um clube que tem 22 títulos europeus, só ultrapassado por Real Madrid e Barcelona. Até por isto o clube merecia outra visão. A história do Sporting merece outro caminho, outro rumo. Os sócios merecem muito mais do que as nossas equipas de futebol nos têm dado. É preciso um grito de revolta!!!

quinta-feira, setembro 16, 2010

Lille 1 - Sporting CP 2 : Gostei

Primeira parte muito boa, segunda parte com capacidade de sofrimento...
Paulo Sergio arriscou, fazendo 9 mudanças na equipa... e ganhou... Parabens!!!
Até deu para o Postiga marcar um golo!!!!
Veio em boa hora esta vitoria, ficamos a saber que existem opções validas no plantel...
Qual será o 11 para domingo???

.

terça-feira, setembro 14, 2010

Palhaços

.

Já esqueceram esta falta de vergonha na cara???

Hipócritas!!!!

.

ps: já agora, o Sr. APAF está de férias???

.

Eterno

Talvez, uma das maiores razões de eu ser Sporting...

.

segunda-feira, setembro 13, 2010

Fraco...

Apesar das ultimas vitorias, nenhuma tinha sido convincente para mim em termos de exibição... sempre muito coração e pouca cabeça...
No sabado, foi igual, com a excepção da bola não ter entrado na baliza adversaria...
Continuo muito ceptico relativamente ao futuro desta equipa... tinha a esperança, que as 2 vitorias anteriores tivessem criado algo mais... mas não...
Ainda não entendi bem, qual a tactica de Paulo Sergio, ainda não percebi o porquê da mudança tactica com o inicio dos jogos a serio, será pq falta o Pedro Mendes??? (é a unica razão possivel)... e ainda não entendi as leituras de jogo feitas por Paulo Sergio...
Em 4 jornadas, com jogos de grau de dificuldade não elevado, já perdemos 5 pontos... muito para quem diz que tem a ambição de ser campeão.
Para a semana, vamos à etar, o primeiro jogo com um grau de dificuldade elevado... alem de não gostar do que vejo em campo, já temos o circo montado para a nossa recepção com o choradinho vermelho para a nomeação do ladrão do apito... a esta hora, o Major João Ferreira já deve ir na frente...
Apesar de estar à espera de uma grande palhaçada em campo... lá estarei presente na etar...

.

quinta-feira, setembro 09, 2010

AG da SAD: Ponto Final

Hoje realiza-se a AG da SAD, com o objectivo de aprovar o plano de reestruração financeira.
Acompanhei todas as AG do clube que debateram este tema, na minha opinião de um forma pouco clara e transparente, onde o objectivo nunca foi informar, debater, mas somente o de aprovar um plano.
Foi sempre transmitido que este plano era essencial para a sobrevivencia do clube, mas sem nunca transmitir qual era o Plano, mas sim debitar os numeros negativos da situação financeira do clube e SAD.
Ainda no passado recente, tivemos o debate da venda do patrimonio imobiliario do clube, que na altura era igualmente considerado imperativo para o futuro do clube, tendo a Direcção da altura, presidida por Soares Franco e com Bettencourt na vice-presidencia, usado um esquema de aprovação, no minimo lamentavel... e hoje, alguem pode afirmar que o clube ficou melhor em termos financeiros???
Hoje, vamos ter o episodio final, de mais esta "telenovela", que foi o plano de reestruração financeira... ao qual sempre fui contra, pelas simples razão de não saber os pormenores do plano, logo não votar a favor de algo que desconheço, e por não saber quais as reais consequencias do mesmo.
Acredito que a esmagadora maioria dos Sportinguistas desconhece igualmente tal informação, votando a favor, porque acredita na pessoa que dá a cara pelo projecto e não pelo projecto em si... e esse tem sido o grande problema do Sporting é dar importancia a uma pseudo-elite, esquecendo analisar os projectos...
Será mais um passo para o desconhecido... como sempre, para bem do Sporting, espero que eu esteja completamente errado, equivocado... mas a realidade dos factos, é que no passado recente, infelizmente tenho tido razão... para grande infelicidade do Sporting Clube de Portugal...
Espero que ao menos hoje, os accionistas tem a coragem de confrontar a realidades do factos, exigindo saber tudo sobre o dito Plano...
.

quarta-feira, setembro 01, 2010

Nélson

Nélson ex Guarda-redes do Sporting colocou um ponto final na sua carreira. Um excelente profissional...boa sorte!
Published with Blogger-droid v1.5.8

Benvindo Timo


Esta confirmada a contratação do guarda-redes alemão Timo Hildebrand, que estava sem contrato após a saida do Hoffenheim.
Considero um bom guarda-redes, que vai dar luta na titularidade da baliza do Sporting e que aos 31 anos ainda pode ambicionar a chegar novamente à Selecção Alemã, como já fez no passado.
Espero que ainda seja possivel colocar o Vitor Golas num clube para rondar, pq acho que tem potencial de futuro, sendo fundamental jogar regularmente...
Será que ainda existe algum "pinheiro" para a frente de ataque, disponivel no mercado dos jogadores sem contrato? vamos aguardar...
.

Não tivemos o "Pinheiro", mas sim o Tales...

Acabou por chegar um reforço de ultima hora, Tales Sousa, um jovem médio brasileiro, ex-Internacional de Porto Alegre, internacional brasileiro sub-20...
Parece que 50% do passe, é ou era do Zaragoza...
As informações apontam para ser um promessa, que ainda não afirmou-se seniores.
Durante os ultimos dias, a mensagem que passava do Sporting era da necessidade de um avançado, um "pinheiro" usando a palavra do nosso treinador... não chegou ninguem...
Criou-se uma expectativa nos adeptos que não foi correspondida, e ai a culpa é totalmente de toda a estrutura da SAD: Presidente-Director-Treinador...
A mim pessoalmente não incomoda não chegar ninguem... mas fico mesmo muito incomodado com esta politica de contratações sem qualquer tipo de logica, que tem sido feita no mandato de JEB... e principalmente do disparate que foi a contratação de Pongolle, por 6,5 Milhões de Euros em Janeiro de 2010, contratação que considero estar ao nivel daquelas que foram feitas no passado, tipo Kmet ou Hanuch, que foram talvez a grande causa do estado actual financeiro do Sporting...
E pior que isso, passado 8 meses, vemos o mesmo jogador a ser emprestado a outro clube... sinceramente, não consigo compreender como é possivel um clube que está sem capacidade financeira para reforçar o plantel, emprestar um jogador que custou 6,5 Milhões de Euros...
Sempre aqui defendi, que não é preciso muito dinheiro para construir planteis competitivos... temos n exemplos de bons jogadores que foram contratados por preços bastante acessiveis, agora é preciso procurar esses jogadores, e não estar á espera que os empresários enviem uns videos para o gabinete...
Quando um clube como o Sporting dá 6,5 Milhões de Euros por um avançado, esse jogador tem de ser um Jardel, um daqueles que não engana... o que não era o caso do Pongolle, jogador que já conheço desde o tempos do Liverpool e que sempre foi muito irregular, com excepção da sua passagem no Huelva... era um tiro no escuro, que a SAD decidiu dar... e que na minha opinião falhou e vamos ver quanto desse investimento vamos um dia recuperar...
.