segunda-feira, dezembro 29, 2008

Custódio de regresso a Portugal

Custódio está de regresso a Portugal e ao Vitória de Guimarães...mais um jogador que não se deu bem pelos ares gelados...
Recorde-se que o médio foi transferido por 1,8 milhões de euros em Junho de 2007 para o Dínamo de Moscovo.

Boa Sorte para Custódio nesta nova etapa.

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Entrevista do Pai Veloso

Li só agora a entrevista do Pai Veloso...realmente como costuma dizer um amigo..."isto tá a saque"!

A entrevista é um perfeito disparate...tipico de um lampião e claro que é uma manobra de destabilização...talvez porque custa ver o filho de verde..

Caro Veloso Pai...eu trabalho todos os dias, e se me mandarem tirar cafés, posso não gostar, mas que remédio...pagam-me! Também tenho colegas que recebem mais do que eu! Mas foi o contrato que assinei com a minha entidade laboral...tenho que me aguentar!!! Ou o Sr. e o empresário qdo o seu filho assinou não se lembraram disso? E que constava uma cláusula de 30 milhões? Se calhar estava em letras pequeninas tal e qual umas condições gerais de um cartão de crédito :)

Você com esta entrevista, faz-me lembrar os pais quando vão as escolhas falar com o professor e tentar que o filho passe do 8 para o 10 ou mesmo que repita o teste porque não correu bem! Tenha maneiras.

Férias de Natal

O nosso Sporting não deu o melhor presente de Natal aos seus sócios e apoiantes!
Resta agora desejar um 2009 bem melhor que 2008 e isso passa claramente por vencer duas das três competições onde ainda estamos (Campeonato e Taça Liga).
Quanto à Champions...talvez se consiga passar o BM (com alguma sorte), mas depois disso ...só milagres, pode ser uma visão pessimista, mas eu chamaria de realista.

Esperamos que com a abertura do mercado não venham novamente as novelas:

- Vuk a querer sair
- Liedson a não querer renovar (embora hoje ao ler os jornais fiquei confiante relativamente a esse processo)
- Miguel Veloso
- Moutinho
....

são muitos telhados de vidro e tenho algumas dúvidas que algum não acabe por estalar.

Boas Festas

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Sorteio

Para quem não sabe... eis os resultados:

Sporting - Bayern

Atlético Madrid - Porto

Espero que o Braga e o Benfica tenham melhor sorte no sorteio da UEFA que vai começar as 12:00 :)))

terça-feira, dezembro 16, 2008

Frontalidade

As declarações de Paulo Bento no final do jogo da Taça da Liga estão na ordem do dia!
Tenho que concordar com o Paulo Barbosa quando diz "provoca um desgaste desnecessário"...
reconheço frontalidade a Paulo Bento para tratar destas questões com os jogadores directamente e não na praça publica.
Claro que a lista de nomes começou logo a circular nos blogues, nos jornais...sendo os nomes Djaló e Veloso os mais badalados.
Precisavamos de tudo menos mais um caso no Sporting...ainda agora acabou a primeira parte da novela VUK e já temos outra?


Para Djaló aproveito um comentário que vi no Leão da Estrela "É pô-lo a andar. Djaló não é (nunca foi) jogador à Sporting. Ele tem a mania que que é o Cristiano Ronaldo ou o Nani, mas a verdade é que está mais para Varela ou Lourenço. Daqui a uns anos, vê-lo-emos a rodar por equipas de 2º escalão..."

Veloso...tera que jogar à esquerda ao centro ou a ponta de lança...profissional que é profissional quer jogar e jogar bem, o resto são balelas.

E onde anda Pedro Barbosa? Até a Manuela Ferreira Leite já fala...

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Francisco Stromp

Em dia de entrega dos prémios Stromp...

Aqui fica a Biografia e Carreira :

Nasceu em Lisboa e aos três anos adoeceu e por isso foi aconselhado a mudar a sua residência para um local onde pudesse respirar ar puro, por causa disto a sua família mudou-se para o Lumiar, local onde cresceu e conheceu entre outros o neto do Visconde de Alvalade, José Holterman Roquette.
Foi colega de carteira de Mário de Sá-Carneiro no Liceu Camões e referem-no como um aluno aplicado e que seria até uma referência na instituição, sabe-se que sua a dedicação ao Sporting roubou-lhe um curso de engenharia no Instituto Superior Técnico[1].
O seu grupo de amigos, entre os quais se incluíam os seus irmãos António e José, resolveu formar um clube, o Campo Grande Football Club, este clube não era apenas um clube desportivo como também era um clube recreativo, estas duas posições confrontaram-se no dia 12 de Abril de 1906 num piquenique em Loures, ocorrendo uma cisão da qual originou uns meses mais tarde o Sporting Clube de Portugal[2].
Em 1908, Francisco Stromp, então com dezasseis anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, equipa essa a que pertenceu até à época de 1923/24, actuando como médio direito e a avançado centro jogador de magníficos recursos foi o primeiro grande capitão e treinador de futebol do Sporting Clube de Portugal
O Sporting Clube de Portugal, fundado em 1906, conquistou o primeiro título de Campeão de Lisboa em 1915 e em 1923, no mês de Maio, festejou o título pela quarta vez, com Francisco Stromp que na altura era o capitão-geral do futebol.
Diziam os companheiros que ele era a alma da equipa, apelava ao sportinguismo de todos, e fazia-o de tal forma que conseguia sempre unir o grupo. Como capitão, tinha como competência, para além de liderar o grupo, enviar postais convocando os colegas para os treinos e para os jogos, para além de ter sido a alma da equipa, foi ele o principal impulsionador do Sporting quando o clube dava os primeiros passos, tendo-se tornado no principal ídolo dos adeptos leoninos e viveu o Sporting como poucos comportando-se como qualquer sócio ou atleta.
Também foi militar, sendo que era alferes da Escola de Oficiais e Milicianos de Cavalaria, no Forte da Ameixoeira, ainda esteve acampado em Monsanto, envolvido na preparação do golpe para a restauração da monarquia, em 1911, liderado por Paiva Couceiro, mas foram vencidos e por isso passaria dois meses na prisão de um quartel de Queluz, e não jogaria contra o Benfica, na vitória do Sporting por três a um no Campo Grande, haveria de regresar num jogo contra o Império em Palhavã, também com uma vitória de um a zero em que actuou na baliza[3].

Francisco Stromp com uma das primeiras equipas do Sporting, está sentado no chão ao centro.
Respeitado por companheiros e adversários deu igualmente, nas vistas pelas suas qualidades de simpatia, cavalheirismo e "fair-play" e atleta de eleição (foi também campeão nacional do disco pelo atletismo do clube), comandou a equipa campeã de Portugal em 1923, marcando o primeiro golo da final, jogou cento e sete partidas de leão ao peito, sendo capitão durante dez anos.
Ao exército seguiu-se a entrada no Banco Ultramarino, local onde, subiu rápido na estrutura, mais tarde tornou-se treinador, enquanto também era jogador[4] durante pelo menos dez épocas, bem como foi duas vezes Vice-presidente do Sporting.
Mas a doença, a sífilis, seria a sua sentença de morte, o pai médico famoso detectou-lhe o mal quando o surprendeu a querer comer a sopa com um garfo, devido ao seu estado os erros no banco avolumavam-se[5].
A 1 de Julho de 1930, com trinta e oito anos morre de forma trágica, no dia em que o Sporting fazia vinte e quatro anos, levantou-se cedo, mas em vez de ir para o Banco Ultramarino, como sempre ia, tomou o caminho da Estação de Comboios de Sete-Rios, quando se apercebeu do comboio, despiu o casaco e correu para ele de braços abertos, assim se suicidou o primeiro grande capitão e treinador do Sporting.
Para trás, a nível desportivo ficaram chamadas à Selecção de Lisboa entre 1914/1917 e entre 1920/1922, foi chamado em 1913 para representar o futebol português no Brasil, somou ainda vinte e cinco internacionalizações.
Ficou sócio perpétuo n.º 3 (sendo que este número nunca mais passará para outra pessoa), para além disso foi-lhe prestada uma homenagem póstuma em 1990, tendo-lhe sido atribuída pelo Governo, a medalha de mérito Desportivo.
O seu nome é também ligado ao equipamento original do Sporting e ainda tem o seu nome associado ao mais alto galardão atribuído pelo Sporting, os prémios Stromp, que distinguem entre outros o melhor atleta, treinador, dirigente e futebolista.
Cem anos volvidos, está ainda por descobrir que tipo de carga social tinha esta figura emblemática do universo leonino, não só em termos desportivos, designadamente no âmbito da equipa de futebol, mas especialmente em termos globais, pois para além de estar fundação do Sporting esteve envolvido neste clube como jogador, atleta, dirigente e como grande adepto.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

TBZ - Sporting rescinde contrato

O Sporting rescindiu o contrato que o ligava a TBZ, o mesmo já tinha acontecido com outros clubes (Académica, Benfica, Porto)... Depois de ter uma posição dominante no mercado onde actuava, está neste momento condenada à falência! Certamente gestão danosa..talvez mais um caso de policia..vamos ver.
Neste momento a gestão comercial da marca Sporting fica assegurada pela empresa do Grupo SCP : Sporting Património e Marketing, SA

terça-feira, dezembro 09, 2008

Basileia 0-Sporting 1

Salva-se o resultado e 600 mil euros!
Yannick tem-se revelado uma excelente opção quando é chamado e não deixou os seus créditos em mãos alheias, um bom golo.
De resto um jogo aborrecido (muita chuva e alguma neve a mistura) e numa parte final também sofrido e também marcado por mais uma lesão - Vuk - aliás até tivemos sorte de não serem mais tal a "violência" destes senhores do Basileia.

Força Sporting

Liga dos Campeões: Prestígio e Dinheiro

São os dois objectivos para o jogo de hoje frente ao Basileia!
O Sporting tem todas as condições para fazer um bom jogo de futebol, não existe a pressão da qualificação e joga com uma equipa de nível inferior. Assim pede-se duas coisas a esta equipa, que aumente o prestígio do Sporting na Europa (bom futebol e bom resultado) e que traga os 600 mil euros da vitória.

Paulo Bento certamente vai fazer algumas mexidas no 11, ou por castigo, lesões ou descanço de jogadores mais utilizados. Espero que não seja motivo para surpresas no futebol praticado pelo Sporting.

domingo, dezembro 07, 2008

Operação Basileia - Convocados

Lista de convocados*:

Guarda-redes: Tiago, Stojkovic e Ricardo Batista

Defesas: Abel, Carriço, Polga, Pedro Mendes, Caneira e Ronny;

Médios: Adrien, Pereirinha, Miguel Veloso, Rochemback, Moutinho, Vukcevic e Izmailov.

Avançados: Tiuí, Yannick Djaló, Postiga e Derlei

* fonte A Bola

sexta-feira, dezembro 05, 2008

Estrela Amadora 1 . Sporting 3

Infelizmente só consegui ver a segunda parte do jogo! Talvez não perdi grande coisa. Vi uma segunda parte onde o Sporting foi dominador, jogou de forma inteligente e sem grandes erros. O golo de Liedson aos 60m foi a chave para este futebol da segunda metade.
Vukcevic acaba por ser o homem do jogo, esperamos que tudo esteja resolvido e que o rapaz tenha juizo na cabeça e faça o que melhor sabe: jogar futebol. Entrou bem, marcou um golo (com alguma sorte) e foi o melhor que podia ter acontecido para colocar um ponto final nesta novela.
A vitória foi importante para a estabilidade da equipa, continuamos ainda em terceiro lugar e agora, vamos ver como se comportam agora Leixões, Benfica e Porto.

Pelo Sporting alinharam:
Rui Patrício; Pereirinha, Polga, Carriço e Grimi (Caneira, 22m); Miguel Veloso; Rochemback, João Moutinho e Izmailov (Pedro Silva, 80m); Liedson e Postiga (Vukcevic, 75m).

De Paulo Costa na segunda parte vi apenas mais um lance engraçado, sensivelmente aos 65m onde árbitro e auxiliar "viram" mal o lance de ataque do Sporting...na televisão parece-me que Postiga não segurou a bola dentro das 4 linhas e o golo de Liedson é bem anulado...mas seria canto e nunca ponta pé de baliza...trapalhadas

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Está a ficar snil! Eusébio

Eusébio está a ficar snil! A idade não perdoa...
Realmente o melhor que ele consegue neste momento é ter grandes descontos em óculos. Um senhor com a idade dele não deveria ter comentários tão desilegantes. Recebe do SLB uma reforma por misericórdia ainda é representante da Selecção e viaja, como e bebe à custa dos clubes e do dinheiro dos contribuientes...Além disso como está a ficar snil já se esqueceu dos 10 anos de esquecimento do seu clube.

quarta-feira, dezembro 03, 2008

Liga Intercalar: Benfica 2 - Sporting1


Confesso que foi o primeiro jogo que vi desta Liga. Acho interessante o conceito, embora ache que os clubes deveriam apostar mais ainda nesta liga colocando a rodar mais atletas do plantel principal...básicamente do que vi do plantel do Sporting e Benfica foi um plantel de Juniores.

Sobre o jogo, foi interessante, o Sporting mostrou-se mais ofensivo, teve mais posse de bola, rematou mais. Deixou escapar o empate nos descontos num erro infantil do GR do Sporting.
Acabou a fase de Inverno, espero que a fase de Primavera corra melhor ao Sporting pois esta classificação obtida nesta fase deixa a desejar.

Uma nota positiva para o Benfica Tv e Portal Sapo pela visibilidade que deram ao jogo.

Entrevista

Hoje desafiei um amigo do Blog o Pedro, fundador do www.magicoslb.blogspot.com a responder a algumas perguntas. O Mágico SLB é um dos maiores blogs do universo do Benfica, tem mostrado bastante dinamismo embora nem sempre os sus posts sejam os mais isentos :). Desde já obrigado ao Pedro pela simpática colaboração neste espaço Leonino.

Pedro:
"Obrigado pelo simpático convite do Sporting 100 e é com prazer que respondo as estas 10 perguntas feitas pelo meu grande amigo Pikiniki"


1) Quais os três jogadores do SCP que gostavas de ver jogar no Benfica?

Dois deles é fácil de responder: Moutinho e Liedson. O jovem português porque, para além de ser benfiquista, é um belíssimo jogador, com muita personalidade e um rendimento fantástico para alguem tão jovem. O Liedson é o melhor avançado em Portugal dos últimos 10 anos. Só Miccoli poderia lutar com ele nos últimos anos mas infelizmente as lesões impediram que o italiano jogasse mais vezes e lutasse com Liedson por esse "título". O terceiro jogador é mais difícil pois não vejo nenhum que pudesse ser útil ao Benfica. Talvez o Vukcevic mas com vontade de jogar futebol.

2) Se fosses treinador do SCP qual seria o teu 11?

Acho que as opções de Paulo Bento não são muitas por isso o meu 11 não seria muito diferente do que ele tem utilizado. Mas, esquecendo os problemas disciplinares e birras usava este 11: Stoikovic; Caneira, Tonel, Polga, Abel; Veloso, Moutinho, Izmailov, Romagnoli; Vukcevic, Liedson.

3) Caso fosses jogador profissional serias capaz de trocar o Benfica pelo Sporting se em causa estivesse um aumento significativo de ordenado?

Teria que ser jogador profissional de futebol para poder responder a essa pergunta. Não me vejo a jogar contra o Benfica e muito menos ao serviço do Sporting. Acho que nenhum dinheiro do mundo seria suficiente para tal mudança.

4) Alguns dos teus comentários/post no teu blog já foram influênciados por actos de Benfiquismo "fanático" em relação ao Sporting?

Não, porque isso não existe. Não existe benfiquismo fanático em relação ao Sporting, existe apenas e só benfiquismo fanático. Mas orgulho-me de conseguir, perfeitamente, analisar e escrever sem deixar que o fanatismo pelo Benfica venha ao de cima. Logicamente que já escrevi posts onde o Sporting é alvo mas sempre por um prisma de defesa dos interesses do Benfica e não do mero gozo com as desgraças alheias. Agora é natural que um Sportinguista que leia o que eu escrevo possa sentir que é um benfiquismo fanático em relação ao Sporting. É perfeitamente natural.

4) Como analisas a questão que se levantou antes do Euro2004 de exisitir um estádio comum Sporting/Benfica?

Nunca concordei com tal ideia. E só de lembrar que o seboso do Rui Santos falou numa junção entre os dois clubes ainda me cai mal o almoço. Cada um no seu cantinho como sempre foi e sempre será.

5) A nova geração de gestores (Barbosa, Baia, Rui Costa) é a melhor solução para o futebol Português?

Só posso falar por Rui Costa. Rui Costa é e sempre foi um grande benfiquista. Para além dessa enorme qualidade foi um dos melhores jogadores do mundo no seu tempo e, acima de tudo, um grande senhor. Os primeiros tempos como Director Desportivo do Benfica mostram que as suas qualidades humanas continuam intactas e junta-lhes um conhecimento futebolístico e do mundo internacional do futebol muito bom. Mantêm a postura, não se vê a criar guerrinhas, responde aos jornalistas com seriedade e educação. É claramente o futuro do futebol português. O Baía podia seguir as pisadas do "maestro" mas com as companhias com que anda. Não vejo nada de bom que possa sair daquele clube. Sobre o Barbosa não tenho opnião.

6) Se fosses árbitro eras capaz de beneficiar o Benfica num derby?

Se fosse árbitro seria isento como sou nas análises aos árbitros que faço nos jogos do Benfica e dos outros clubes. Amar o Benfica não me impede de ser objectivo e coerente nas análises. Um dos grandes erros da malta da blogoesfera é que perde a coerência quando fala de árbitros. Uma mão hoje é penalty porque foi contra o nosso clube amanhã deixa de ser se for para beneficiar um rival, mesmo que os lances sejam idênticos. Eu sou coerente. Se tivesse de carregar a cruz de ser árbitro seria isento sem qualquer problema.

7) Nas competiçãoes europeias consegues "torcer" por outros clubes que não o Benfica?

Consigo perfeitamente. Torço sempre pelo Braga, Guimarães, Boavista ou outro qualquer que esteja em competição para além do Glorioso.
:)

8) Além do jogo com o Benfica, quantos jogos completos viste do Sporting esta época?

Poucos. O facto de ter uma sportinguista em casa obriga a certos sacrificios e por isso vi alguns mas completos muito poucos. O último foi contra o Barcelona....

9) És casado com uma Sportinguista, como vais reagir se um dia tiveres um filho e ele escolher também o Sporting ?

Esse cenário não se coloca. O contrato assinado entre as partes estabelece claramente essa questão. É inegociável. É mais provável o Porto vencer um campeonato honestamente do que tal acontecer a um herdeiro meu.

10) Qual o melhor jogador Português a actuar em Portugal?

Gosto do Moutinho. É provavelmente o melhor português a actuar em Portugal.Mas sinto que está a ter uma estagnação na sua evolução fruto da constante troca de posições que o esquema táctico do Sporting o obriga a fazer.

terça-feira, dezembro 02, 2008

Quem o desmente?

" È fácil apanharem-me, pois eu nem me mexo! Fico ali parado no banco o tempo todo! O que não podem desmentir é aquilo que disse há algumas semanas. Ou podem? Não? Então, pelo menos, já sei que não sou mentiroso... Eu nunca disse que havia premeditação contra o Sporting, mas não é fácil acontecer, em apenas um jogo, mais lances destes. Os jogos em Vila do Conde e na Naval são outros casos. Não é normal um guarda-redes ver um amarelo aos 37 minutos, pois, se fosse, havia muitos a verem em Alvalade."

Paulo Bento continua a sua "guerra" contra a pouca vergonha que se assiste jogo a jogo, jornada a jornada! A verdade e como ele diz não o "podem desmentir" e ninguém vem a público desmentir o que ele diz, isto talvez aconteça por ser muito verdade o que ele fala antes e depois dos jogos.
Hoje nos jornais já vi tanto o assistente como o árbitro do último jogo reconhecerem que erraram no lance do golo de Postiga! Já é um sinal.

Ainda quanto a batalha que Bento tem vindo a travar, não se percebe o silêncio do nosso Director Desportivo (parece a Manuela Ferreira Leite...não fala) bem como de outros elementos da Direcção! Não deveria ser Bento a andar nestas guerras, o desgaste é enorme e Bento deveria estar focado no seu grupo de trabalho.

Hoje Vuk volta a treinar, esperamos que seja o fim da novela e que tudo volte à normalidade.