quinta-feira, novembro 30, 2006

Derby

Falta pouco mais de 24h para o derby. É um jogo especial, que faz dividir familias, amigos durante o mesmo. Este ano, aparentemente tem pouco de decisivo, mas para mim não, o Sporting tem de vencer, para assim continuar a pressão sobre os tripeiros. Este ano o campeonato é mais pequeno, por isso, pontos perdidos tornam-se mais complicados de recuperar. Além disso, uma vitoria nossa, afasta ainda mais os lampiolhosos dos lugares da frente. É por isso imperativo uma vitória do Sporting amanhã!!!
Acredito plenamente na vitória, somos melhores, somos mais equipa, jogamos no nosso estádio, o que garante o apoio fantástico habitual! mas o futebol não é uma ciencia, por isso é necessario provar tal superioridade em campo, com trabalho, humildade... só assim a vitória será nossa, com TRANQUILIDADE!!!
Esta garantida a recuperação de Moutinho e Djaló, que acredito que vão ser titulares. A recuperação do 28 era fundamental, para assim garantir a sempre necessaria superioridade do meio campo, reforçada talvez com a entrada de Paredes de inicio. Quanto a Djaló, tb estou convencido que vai ser o parceiro de Liedson na frente de ataque. Aqui fica o meu palpite para o nosso 11: Ricardo: Miguel Garcia, Polga, Tonel; Tello, Custódio, Paredes, Nani; Moutinho, Djaló e Liedson.
Por fim, que seja um bom jogo, com uma vitória nossa!!!
FORÇA SPORTING!!!!
Lista de convocados:
Guarda-redes: Ricardo e Tiago
Defesas: Polga, Ronny, Tello, Tonel e Miguel Garcia
Médios: Carlos Martins, Nani, Farnerud, Miguel Veloso, Custódio, João Moutinho, João Alves, Carlos Paredes e Romagnoli
Avançados: Liedson, Alecsandro, Yannick e Bueno

segunda-feira, novembro 27, 2006

Será o "Roberto Carlos"

Por impossibilidade de Nsardas fazer o post relativo ao último jogo do nosso Sporting, aqui fica a análise ao jogo da minha parte.
Objectivo=3 Pontos => Conseguido
Manter pressão do 1º Lugar => Conseguido
Manter distancia dos outros => Conseguido
Conseguir não ter mais castigados ou lesionados para o próximo jogo=> Conseguido
Exibição=> muito fraca
Ponto Alto=> "Bomba" do novo Roberto Carlos
Ponto baixo=> Produção ofensiva pouco práctica, muito atabalhoada e sem eficácia
Ficha de jogoLiga Bwin – 11 ª jornada
Estádio José Bento Pessoa (Fig. da Foz)
Árbitro: Paulo Costa (Porto) Árbitros Assistentes: João Santos e Eduardo David
Resultado ao intervalo: 0-0
Naval: Taborda; Mário Sérgio, Paulão, Fernando, Carlitos, Orestes, Gilmar, Fajardo (72m), Lito, Saulo (Tiago Fraga, 84m) e Nei
Treinador: Fernando Mira
Suplentes não utilizados: Wilson Júnior; Fábio Lima, João Ribeiro, Tony e Gaúcho
Disciplina: Cartão amarelo para Carlitos (16 e 89m), Gilmar (52m) e Mário Sérgio (57m). Cartão vermelho para Carlitos (89m).
Sporting: Ricardo; Miguel Garcia, Tonel, Polga, Tello, Custódio (Romagnoli, 62m), Carlos Martins (Ronny, 73m), Nani, João Moutinho, Alecsandro (Bueno, 62m) e Liedson
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Rui Patrício; Miguel Veloso, João Alves e Paredes
Disciplina: Cartão amarelo para Miguel Garcia (60m)Golo: Ronny (88m).

Foi uma vitória importante, antes do grande derby que pode dar mais confiança após o afastamento da Champions. Veremos se conseguimos manter pressão no Porto pois já vimos que eles não vão desarmar facilmente. Para isso temos de passar a ganhar jogos decisivos, algo raro nos últimos tempos.

quinta-feira, novembro 23, 2006

OBJECTIVO: TAÇA UEFA

Depois da derrota de ontem, resta garantir a UEFA e fazer boa figura para garantir pontos para o nosso ranking europeu e assim evitar ficar com "tubarões" na fase de grupos!
Quanto ao jogo, venceu quem fez por tal, não basta lutar, é preciso alguma criatividade no ataque. Claro que o "azar" do Sporting na Europa, tb marcou presença: ficar sem os 2 defesas laterais direitos em poucos minutos, não está ao alcance de todos... mas com isso, temos de viver, já é habitual!!!
Foi bom sonhar, mas este era o o cenário mais realista...
Resta garantir a UEFA, e recordar a ultima vez que jogamos contra o Spartak em Alvalade, e não cometer os mesmos erros...
FORÇA SPORTING

segunda-feira, novembro 20, 2006

Ano 2000! "O ano do roubo de igreja"

Hoje tinha matéria para escrever acerca da entrevista concedida pelo Dr.Soares Franco ao Expresso Economia...apesar de importante vai ter de ficar para outro post a paupérrima entrevista (que num jornal de referencia mereciamos um pouco mais de qualidade), porque começou o desenterro do "roubo de igreja" do ano 2000 no Sporting.
Como todo o país já sabe, José Veiga foi ouvido no Tic por alegada burla agravada na transferencia de JVP para o Sporting após alegadamente ter sido despedido por Vale e Azevedo. Esta notícia foi para mim uma luz de esperança para apurar os negócios ruinosos do ano 2000 feitos por um sr. de nome Luís Duque.
Fazendo um exercício de memória após os nossos 18 anos de jejum, chegamos ao defeso de 2000 onde o sr. Duque aproveitou a faixa de campeão para, não só criar fricção com o Dr. Roquette, como para ir ao supermercado do Sr. Veiga e de outros para arranjar jogadores. A saber: JVP, Paulo Bento, Bruno Caires, Sá Pinto, Dimas, Hugo - do Veiga; Horvat, P. Babb, Mahon e o mais caro de sempre Tello - são tudo exemplos da "boa gestão" financeira do Sr. Duque. Na altura ficamos todos impressionados por alguns destes terem vindo a custo zero e outros por preços disparatados, mas todos os que se interessam sabem que existem prémios de assinatura, comissões a empresários etc.etc...tudo aparentemente legal a não ser quando alguém deixa o rabo de fora. O Sr. Duque onde passou nesta vida deixou sempre no ar alguma aúrea de incompetencia ou talvez de "grande habilidade", seja qundo esteve no Campo Pequeno, na Associação de futebol de Lisboa ou no Sporting, e, surpreendentemente, tempo depois da sua saída da Sad realizou um jantar com actuais dirigentes de modo a acalmar as hostes que se levantaram contra as suas insistentes críticas desportivas. Este sr. desportivamente teve sucesso nos primeiros 6 meses, mas ajudou o Sporting a bater no fundo economicamente, nessa época miserável de 2000/01 que fez com que abandonasse rapidamente a Sad de modo a não poluir mais a sua imagem. O Sporting na altura já tinha de comunicar toda as transferencias à CMVM, mas, isso não elimina maus negócios, incompetencia e possível má fé, de alguém que deixou sempre um rasto de dúvidas sobre as suas decisões.
Hoje começa um caso que irá seguramente desenterrar estes negócios todos, pode como é apanágio no nosso país a "montanha parir um rato" mas, no mínimo poderemos perceber como é que o Sporting que já se encontrava em situação financeira díficil, deitou tanto dinheiro à rua.
a Sporting sad jé emitiu um comunicado dizendo que a sociedade tem todos os movimentos registados relativos a este processo mas, leiam o ponto 5) : A Sporting, SAD deliberou mandatar o Dr. Rui Patricio da MLGTS – Sociedade de Advogados & Associados para acompanhar o processo e agir em defesa dos interesses da Sociedade caso se venha a verificar que esta foi de alguma forma prejudicada.
Prejudicada por quem?
Estou ansioso por ver mais desenvolvimentos acerca do assunto, abriu-se uma caixa de pandora que pode levar a pensar que se deve apenas um homem mas certamente irá revelar algo e algúem mais, mesmo que nunca se consiga provar a "prova"...algo que o nosso habilidoso sistema judicial já nos habituou, teremos muito que acompanhar e debater.

domingo, novembro 19, 2006

maritimo 0-Sporting 1 - Bruno Paixão... INCHAAA!!!

Adoro estas vitoria! São as vitorias que designo por 2 em 1! Hoje alem de vencer o Maritimo com todo o merito e categoria, o Sporting venceu um porco ressabiado de apito, que tentou de uma forma descarada roubar o Sporting, talvez para compensar a derrota do seu clube do coração na noite anterior. Aquele penalty que hoje foi assinalado contra a nossa equipa, não foi um erro, foi sim um roubo, que só não aconteceu, pq o nosso jovem guarda redes defendeu e fez justiça divina, permintido que a verdade desportiva tenha acontecido, isto é, vencer aquela equipa que fez e mereceu tal coisa. Infelizmente, a vergonha passou a ser descarada... quem marca este penalty, não tem vergonha, orgulha-se em mostrar que rouba... Quantos mais roubos é preciso fazer???
Em relação a este porco ressabiado de apito, nota para as palavras sempre hilariantes dos seus 2 consocios que comentavam o jogo: " Bruno Paixão, aos 32 anos tem grande maturidade para apitar"... hehehehehe... não tem noção do ridiculo!!! só pode...
Em relação ao jogo, o Sporting jogou bem, na primeira parte chegou a ser sufocante do dominio do jogo por parte da nossa equipa. Continuamos a pecar na finalização, como é possivel criar tantas oportunidades e falhar as mesmas, apesar de na baliza adversaria estar um daqueles guarda redes, que em noite sim, é quase impossivel ultrapassar. Acabou por ser de bola parada, que marcamos, algo raro, mas o que interessa foi os 3 pontos terem ficado connosco e continuarmos a lutar pelo nosso objectivo de sermos campeões!!!
Nota final para o nosso jovem guarda redes, hoje, guardião da verdade desportiva, que provou que pode vir a ter futuro... é mais uma esperança das nossas camadas jovens, que desejo que passe a confirmação!!!
Liga BWin, 10.ª jornada
Estádio dos Barreiros, no Funchal
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
MARÍTIMO Marcos; Zé Gomes, Alex Von Schwedler, Gregory e Evaldo; Wênio, Olberdam, Luís Olim; Filipe Oliveira, Marcinho e Kanu
Suplentes: Fábio, Briguel, Milton do Ó, Fahel, Neca, Lipatin, Moukouri
Treinador: Ulisses Morais
SPORTING Rui Patrício; Abel, Polga, Tonel, Tello; Custódio, João Moutinho, Nani, Carlos Martins; Bueno e Liedson
Suplentes: Ricardo, Ronny, Caneira, Miguel Garcia, Farnerud, Paredes e Alecsandro
Treinador: Paulo Bento

sexta-feira, novembro 17, 2006

Património Não Desportivo - "A Venda"

Foi hoje deliberado pelo conselho leonino a aprovação da venda de património não desportivo. A decisão foi esmagadora, ultrapassando em muito os 2/3 necessários, sendo de 51 conselheiros 42 votos a favor, 4 contra e 5 abstenções. Finalmente o "Sr." Amadeu (aquele que na noite anterior, à AG onde foi reprovada a alienação, veio à RTPN dizer que não estaria presente no pavilhão Atlantico e depois não só marcou presença como saiu de "mão dada" com o incompetente Mor "Sr. Rui Meireles") conseguiu mais uma boa comissão ao fazer parte do negócio entre o Sporting e as entidades compradoras Silcoge e o Deutch Bank.
Já muito escrevemos na altura sobre esta questão mas vale sempre a pena realçar que o Sporting practicamente fez um ajuste directo na venda. A venda tornou-se de repente(até hoje) assunto tabu, com o intuito de não ser prejudicado o negócio. Hilariante dizer-se tal coisa quando o Presidente da direcção andou meses em horário nobre a revelar todo o sufoco em que o Sporting vive. Vão-se os aneis e ficam os dedos dizem os sábios, e eu digo, iria a mão toda se fosse noutro país. Continuamos a premiar incompetência, mais do que isso a premiar a corrupção que nos últimos 20 anos delapidou todo o património do Sporting. Onde estão todos os que durante anos venderam sem regra, arranjaram "tachos" nas entidades compradoras, receberam comissões...onde estão?
Dentro da mesma linha pergunto: Onde está o relatório consolidado de contas do Grupo Sporting para os sócios consultarem? Publicar apenas o da SAD por causa da CMVM porquê? Posso sff ver qual é a real situação do Sporting? Posso perceber para onde foram os milhões das vendas de terrenos da ala Norte ou os do antigo estádio? Posso perceber porque é que a concorrencia publica todos os relatórios e nós não?
Não pretendo fazer critica por fazer, para qualquer comum dos sócios como eu esta venda é um mistério porque apenas sabemos que temos um passivo de mais de 300 milhões de Euros e não sabemos qual a estratégia pós venda. Pretendo andar sempre atento ao que se passa, porque não vou mais cair na história de que o Sporting é um exemplo de dirigismo para depois se saber dos resultados financeiros desastrosos durante a última década.
"A venda" será o principio do fim ou o fim do sufoco? Será uma "aspirina" ou um antibiotico permanente? Não sei responder. sei que preciso que me ajudem a perceber como vamos andar com um negócio que nos últimos 10anos teve um apenas um resultado operacional positivo...

terça-feira, novembro 14, 2006

O nosso «Iorda»

Ivaylo Stoimenov Iordanov foi um grande capitão do nosso clube. Não era um jogador que deslumbrava, mas foi sempre um lutador incansável na defesa do seu Sporting. Chegou em 1991, pelas mãos de Sousa Cintra, juntamente com o melhor dez que alguma vez vi de verde e branco: Krassimir Balakov (que saudades daquele pé esquerdo!...). Eram dois desconhecidos, embora Iordanov viesse rotulado de goleador. A pouco e pouco foi ganhando o carinho dos adeptos pela sua forma de estar e, acima de tudo, pela entrega em campo. Em anos de seca leonina, o búlgaro representava a revolta que nos invadia devido à ausência de títulos. Em 1995 (não foi justo tanto tempo, pois não?) ganhámos a Taça de Portugal. Com uma super equipa, é certo, mas Iordanov fazia parte dela. E vencemos o Marítimo no Jamor com dois golos da sua autoria. Essa equipa foi-se desmantelando aos poucos (por exemplo, Figo e Balakov abandonam o clube depois dessa conquista), mas Iordanov continuou. Sempre com aquela garra, a fibra dos campeões. Mais tarde, com a saída de Oceano, passa a ser um dos capitães. Braçadeira bem entregue. Era um líder. Um ídolo. Estatuto que ganhou, não pelas fintas, mas à conta do carácter, da dignidade e da humildade. Em 2000 (não foi justo tanto tempo, pois não?) sagramo-nos campeões nacionais. Iorda, mais uma vez, estava lá. Só participou em 11 jogos desse campeonato memorável, mas estava lá. Era o capitas. E, naquele 14 de Maio, chorou de alegria, de emoção. Chorou como eu chorei e, como muitos de vocês, certamente, também choraram.
Termina a carreira no ano seguinte e deixa a marca de 222 jogos e 70 golos de leão ao peito.
Agora, aos 38 anos, e depois de, aos poucos, ter sido empurrado para fora de Alvalade, vive uma situação, no mínimo, lamentável. Iordanov reclama a organização de um jogo de despedida (merecido) e fundamenta a exigência no último contrato que assinou com o Sporting. Por sua vez, o clube diz que a organização do jogo é da responsabilidade de Iordanov e, como não foi realizado, exige uma indemnização de 75 mil euros. Isto porque constava no contrato que a receita excedentária do jogo seria para o búlgaro, ficando o Sporting com cerca de 75 mil euros, verba para pagar os custos inerentes à organização do encontro. E como Iordanov não se sente responsável por tudo isto, o Sporting contrapõe que é ele que está em dívida para com o clube, no tal montante de 75 mil euros. O tribunal decidirá. Mas convenhamos... é patético. Pedir 15 mil contos por isto. A alguém que dedicou 10 anos ao Sporting. Por favor... Só o dinheiro interessa? É por isso que sócios e adeptos se vão afastando todos os dias.
Mas, infelizmente, o nosso clube sempre nos habituou a tratar mal as suas maiores figuras. Os casos de Vitor Damas, Manuel Fernandes e Oceano são alguns exemplos. Todos eles enormes capitães. Grandes leões. Assim como foi Iordanov...

Novo Jornal Sporting

A edição renovada do jornal Sporting está nas bancas. Já fui comprar um exemplar, para poder dar a minha opinião. Gostei do grafismo, as cores, moderno, o que torna bastante mais agradavel a sua leitura. Gostei igualmente do conteudo de interacção com os adeptos, neste exemplar a reportagem sobre o Hattrick, jogo com mais aficcionados aqui no blog, alem de mim. Fiquei a saber que existem jogadores do Sporting que jogam (tenho de os descobrir, para convidar para um amigavel á quarta-feira hehehehehe!!!). Espero que os blogs tambem venham a merecer destaque, pelo seu papel de demonstrar e divulgar o amor pelo Sporting e a dedicação dos seus membros na defesa do clube.
Penso que pode e deve dar mais informação sobre o clube, fazer entrevistas com os nosso idolos e com atletas de outras modalidades, que merecem igualmente o nosso respeito pela gloria e triunfos a juntar ao nosso imenso palmares de vitorias. Acho 24 paginas pouco, para tanta grandeza do nosso clube!!! Os nossos atletas Rui Silva, Naide Gomes e Francis Obikwelu merecem uma entrevista de paginas, não somente meia duzia de questões...
Vamos aguardar as proximas edições, mas no geral, gostei...

Novo Reforço

Depois de muita negociação, desde a altura das Assembleias Gerais do nosso Clube, o blog assegurou mais um reforço para a sua equipa: Champ92.
Bem-vindo Gillete, dá-lhe com força!!!

segunda-feira, novembro 13, 2006

Niculae

Fiquei espantado ao saber que Niculae pode voltar a Portugal e ao Vitória de Setubal... se não estou em erro na altura da sua renovação de contrato o motivo pelo qual o jogador não ficou deveu-se a um desentendimento em relação ao valor do seu salário! Agora deve ir ganhar certamente mais para o Setubal!
O Niculae tem ainda o descaramento de dizer que saiu porque precisava de um desafio novo, nota-se que foi uma aposta vencida, pois neste momento é um jogador desempregado.
Sinceramente espero que assine pelo Setubal e tenha muito sucesso. Mas que lhe sirva de exemplo....

Jornal Record dia 5/11

"Nicuale revelou que vai jogar na Série A. O avançado romeno adiantou, à Renascença, que já chegou a acordo com um clube italiano, mas não quis revelar o nome. "Daqui a uma semana ou duas no máximo já posso dizer."Niculae lamentou ainda a forma como foi tratado no Sporting no que diz respeito à proposta de renovação de contrato que lhe foi feita. O avançado disse que era tão baixa que até o Dínamo de Bucareste podia competir com os leões.Data: Sexta-feira, 5 Agosto de 2005 - 12:53"

quinta-feira, novembro 09, 2006

Aquele Pequenino...

se eles não existissem, tinham de ser inventados...

Marco Caneira e Tonel

Em primeiro lugar, ainda bem que os exames complementares realizados ontem a Marco Caneira não confirmaram a existência de uma rotura muscular, mas apenas de um estiramento nos músculos adutores... em principio esta apto na proxima semana, já para o jogo com o Maritimo!!!
Em segundo lugar, felicitar Tonel pela merecida chamada á Selecção Portuguesa... Parabens Tonel!!!

terça-feira, novembro 07, 2006

Parece que já temos comprador... Deutsch Bank

Ouvi dizer que vai ser a casa-mãe do Deutsch Bank a comprar o nosso patrimonio não desportivo...

Um Cego Chamado "MANHA"

Passou algum tempo sem escrever, mas eis que subitamente me vejo a rever o resumo da nossa vitória de hoje e fico boquiaberto a ouvir os comentários de um tal João Querido "Manha".
Já sabemos que as televisões de canal aberto não têm um programa de desporto melhor que MEDIOCRE, que o próprio canal que o emite também tem pouca qualidade, mas é ainda hilariante ver alguém que devia ser isento não conseguir disfarçar a sua coloração encarnada.
Este senhor, obviamente não questionou a vitória, mas conseguiu dizer que o 3º golo do Sporting, nem na repetição se confirma que entra e que o 2º amarelo a Nem não foi bem mostrado porque não corta um lance de iminencia de golo.
Dou por mim ainda admirado com "paineleiros" destes, mas quando vemos tantos como este a criticarem tudo e todos e a aproveitarem o tempo de antena para demontrarem uma cegueira temporal, compreendo o porquê de continuarmos a não ter em Portugal um programa de qualidade, onde se valorize o jogo jogado, o público e a real paixão que move o futebol.
Quando teremos um director de programas de canal aberto com visão para um conteudo de qualidade à semelhança de Itália, Espanha ou Inglaterra?
A esse senhor "Manha", percebo que fique com azia porque esperava alcançar o Sporting nesta jornada, vai ter de esperar...por muito tempo espero eu. Deixo-lhe um conselho, se continuar a fazer comentários ou crónicas (pelo autismo dos directores de televisão e redacção de jornais...), faça acerca de um desporto onde não intervenha o seu clube, o sr. não consegue ser isento ou sério, não passa de mais um MEDIOCRE a falar do que não sabe.

segunda-feira, novembro 06, 2006

Sporting CP 3 - Braga 0

Uma vitoria do Sporting... com muita, mesmo muita TRANQUILIDADE...
Foi um jogo agradavel, onde o Sporting dominou o jogo do primeiro minuto até ao ultimo. Sinceramente, pouco tenho a dizer, o dominio foi tal que só posso dizer que o resultado é escasso para tanto dominio. Só mesmo alguma incapacidade na zona de finalização é que permitiu que o Braga não tenha levando mais uns quantos golos.
Em relação ao lance entre Djaló e Paulo Santos, depois de ver o lance na TV, confirmei a sensação que tinha ficado no estadio, ambos os jogadores entraram de uma forma pouco ortodoxa ao lance. Djálo podia ter evitado a entrada, mas Paulo Santos vai ao encontro de tudo menos da bola e basta ver que Paulo Santos não toca na bola e tal não deve-se ao choque com Djálo pq a mesma já passou por Paulo Santos quando dá-se o choque entre ambos.
Quebrou-se a série de jogos sem vencer do Sporting, desejo que seja o inicio de uma longa de série de vitórias que venha a confirmar aquilo que todos desejamos... ser Campeões... com tranquiilidade!!!
FICHA DE JOGO
Estádio José Alvade, em Lisboa
6 de Novembro de 2006
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa) Árbitros assistentes: Bertino Miranda e Ricardo Santos
SPORTING – Ricardo; Caneira (Abel, 30m), Tonel, Polga e Tello; Custódio, João Moutinho e Farnerud (Nani, 59m); Yannick Djaló, Liedson e Alecsandro (Miguel Veloso, 72m)
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Tiago, Romagnoli, João Alves e Carlos Bueno
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Miguel Veloso (72m)
Golos: Alecsandro (62m)
SP. BRAGA – Paulo Santos; Luís Filipe, Nem, Irineu e Pedro Costa; Vandinho (Frechaut, 45m), Madrid, Ricardo Chaves (Bruno Gama, 76m) e Maciel; Marcel e Cesinha (Matheus, 45m). Treinador: Carlos Carvalhal
Suplentes não utilizados: Eduardo, Carlos Fernandes, Paulo Jorge e João Pinto.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Nem (27 e 82m) e Marcel (57m). Cartão vermelho a Nem (82m)
Golos: Luís Filipe (12m p.b.), Nem (32m p.b.), Alecsandro (62m)
n_sardas


mais fotos AQUI

Tranquilidade a cima de tudo...


é um grande momento de humor...
Mas rir mesmo, vai ser no final da temporada, o Campeonato e a Taça ficarem em Alvalade... com bastante tranquilidade!!!