sábado, abril 29, 2006

Presidente Eleito

Foi uma vitoria clara, por numeros expressivos. Os sócios do Sporting não tiveram duvidas e deram a eleição a Filipe Soares Franco, o qual felicito deste já desejado sorte para o desempenho do cargo que tem pela frente.
Na minha opinião os socios fizeram uma má opção, premiaram uma equipa de gestores que graças ao seu modelo de gestão, na minha optica danosa para o clube, criam um "buraco" de 277 milhões de Euros... era essa a minha luta nestas eleições: punir nas urnas esta gestão que tem sido feita no clube nos ultimos 10 anos!!!... e assim fiz, não dando os meus 7 votos a Soares Franco. Pelos vistos a grande maioria dos meus consócios não pensa de forma identica e está contente com o estado actual do nosso clube... 277 milhões de passivo, 30 mil socios, 3 anos sem ganhar rigorosamente nada no futebol, etc, etc, etc...
Guardei religiosamente comigo, o manifesto de Filipe Soares Franco: "Assim, o Sporting ganha!" para depois não haver desculpas que não foi dito, não foi prometido... estão lá promessas como: "grande clube europeu", "atenção devida aos sócios", "um clube eclético"...
Soares Franco tem com esta vitoria, o caminho aberto para alienar o patrimonio não desportivo ao Fundo de Investimento do BES, o qual já esta acordado, segundo informações que recebi.
Mas o futuro vai dar a resposta a todos nós sobre a capacidade e mérito deste modelo de gestão para o Sporting, e cá estarei para assumir a minha responsabilidade e se for necessario humildemente dizer que estava enganado, desejando que quem votou ontem em Filipe Soares Franco e neste modelo de gestão do clube tenha atitude semelhante, sem esquecer que a responsabilidade dos mesmos é redobrada visto terem votado e dado o respectivo aval á continuação de um modelo que deixou um passivo de 277 Milhões de Eur e o Sporting completamente refem do sistema financeiro...
Deus queira que EU esteja errado, para o bem e sobrevivência do Sporting... é só isso que desejo!!!

Nota Final:
-Na quinta, Soares Franco afirmou que: “Há dez anos herdámos o Sporting de tanga.”... bem, se o Sporting estava de "tanga" no final da presidencia de Sousa Cintra, como estara hoje com 277 milhões de passivo...

quinta-feira, abril 27, 2006

...Saber em quem não votar

Num momento particularmente dificil da vida do Sporting, chegamos a um periodo eleitoral, que a meu ver ainda não tem dignificado o nosso clube pela falta de confronto de ideias e de candidatos com perfil de Presidentes.
De todo o modo é de bom grado que agradeço como sócio o avanço dos 3 candidatos, tendo algum desgosto por nenhum conseguir preencher a 100% o perfil para o cargo a que se elegem.
Noutras alturas, nomeadamente a quando das últimas Assembleias Gerais, já manifestei a minha palavra, dando opiniões sobre o Sporting, a sua vertente financeira e desportiva, e a única certeza que tenho neste momento é que Sei em quem não Votar...
Nunca ficaria tranquilo com a minha consciência se fosse votar na lista que tenho vindo a criticar nos últimos tempos. Não questiono o sportinguismo seja de quem for, mas temos razões para duvidar da seriedade, transparencia e capacidade de FSF. Este senhor intitula-se Presidente sem ser eleito, não responde à queda gigantesca de sócios nos últimos anos e não consegue disfarçar as ligações promiscuas com com alguns credores do Sporting. Dizer-se hoje que temos de investir mais dinheiro no futebol profissional é uma mentira de todo o tamanho, porque desde o ínicio do projecto Roquette o Sporting gastou uma fortuna de forma muito duvidosa. A situação chegou a um ponto que eventualmente até o Estádio teremos de um dia vender, fruto da péssima planificação dos investimentos e de uma gestão corrente ruinosa. O facto de termos tido poucos mas saborosos triunfos ao nivel do futebol profissional, motivou a que a imagem de alguns dirigentes fosse colocada no céu. Esquecendo todo o universo sportinguista, que venderam-nos uma esperança e um perfil de dirigismo que a agora equivalem a quase 300 milhões de Euros de passivo. Por alguma razão não querem sair...o que escondem?
Dos outros candidatos pouco tenho a acrescentar, Abrantes Mendes é claramente um possível presidente à antiga, com grande alma sportinguista mas com pouco sentido do negócio desportivo, e Guilherme Lemos não me merece qualquer comentário, apenas que parece uma versão mal feita do Presidente dos Lamps.
Apelo a uma grande votação, de acordo com a grandeza do Sporting.
Saudações Leoninas

quarta-feira, abril 26, 2006

Golpadas

Hoje vou falar de 2 "golpadas" que estão em marcha... uma dentro do proprio Sporting, outra na Liga BetandWin.
A primeira esta relacionada com a ideia que está em marcha de passar a decisão da alienação do patrimonio de uma Assembleia Geral para o Conselho Leonino. É uma vergonha!!!... é inverter por completo o sentido de umas eleições!!! As eleições são um referendo a Projectos, não a uma simples medida. É o que Soares Franco esta a tentar fazer, com esta ideia de "Se ganhar as eleições com mais de dois terços, como todos sabem o que eu quero, significa que houve uma grande massa que quis a alienação"... eu digo com toda a clareza... é FALSO, é MENTIRA!!! e quem esteve na AG ouviu, varios dos oradores a dizerem que votavam em Soares Franco, mas eram contra a alienação, e vice-versa!!!
Eticamente, é no minimo reprovavel esta atitude do candidato Soares Franco, mas infelizmente isso já não é surpresa para ninguem. E prova o modo como estes Senhores gerem o meu clube, de uma forma escandalosamente facilitista: é mais facil aprovar a medida no Conselho Leonino, onde vão estar os seus "boys", do que dar-se ao trabalho de tentar convencer os socios dos meritos da medida... "que chatice!!! estar a convencer os socios... estar a levar com esses chatos..." possivelmente são os pensamentos de Soares Franco!!! O problema é que eles não querem convencer, melhor, possivelmente a medida não tem meritos por ser simples e meramente casuísta... querem é aprovar a mesma, custe o que custar, nem que tenham de atropelar tudo e todos!!!
Se já era contra, hoje tenho a certeza que a historia não é mesmo nada clara... quem faz todas estas "cambalhotas" é porque têm interesses directos nesta medida!!!

A segunda golpada é aquela que esta em marcha na luta do 2º lugar... o sr APAF decidiu nomear para o proximo jogo do Sporting, o arbitro Pedro Proença assumido adeptos Lampião, clube que joga igualmente muito neste jogo do Sporting, pelo interesse directo na derrota do Sporting... as vezes não basta ser serio, é preciso parecer... há muito tempo que este Sr Guilherme não é uma coisa nem outra!!!

segunda-feira, abril 24, 2006

Sporting CP 0 - Naval 0

Foi um jogo fraco e tal como na Amadora, na jornada anterior, o Sporting deu 45 min de avanço ao adversario. Apesar de na segunda parte, a equipa ter entrado com outra atitude, a realidade é que jogou mais com o coração do que com a cabeça. A Naval aproveitou esses 45 min de avanço dados pelo Sporting, para estacionar o já famoso "autocarro" na frente da sua baliza. Mesmo assim, manteve 2 jogadores avançados, bastante rapidos, que ainda criaram lances de contra-ataque perigosos.
A equipa do Sporting deu claramente o "estoro" em termos fisicos... e não existem grandes soluções no plantel. Para juntar a esta situação, já deu para ver que Liedson esta a jogar em inferioridade fisica, o que retira muita garra ne frente de ataque e poder de fogo á equipa... prova disso são os 300 min sem marcar um golo!!!
Neste jogo a desilusão ainda é maior, pq penso que um vitoria ontem tinha dado o golpe final na luta do 2º lugar... não foi possivel... continuamos a depender somente de nós proprios para atingir esse objectivo. Vamos ver como vai ser a atitude da equipa nos 2 proximos jogos!!!
Para juntar a estas desgraças, a APAF ainda enviou um "artista"... um arbitro que arbitrou somente 12 partidas na Liga, num jogo em que estavam a jogar uma equipa que luta pelo 2º lugar e outra que luta para não descer... é simplesmente a prova da total palhaçada que é este futebol em Portugal!!! Não viu uma grande penalidade cometida por Fernando – jogou a bola com o braço direito, não viu o penalty sobre Liedson aos 78 min quando o jogador da Naval agarrou e puxou a camisola de Liedson. Ainda se junta o lance do Abel, neste caso não penalty mas sim livre directo (bastante perigoso)... convem referir que todos estes lances foram na segunda parte, 2 deles mesmo em frente do assistente... como é logico, qualquer comum normal perde a paciencia para tanta asneirada... foi o que aconteceu com Sá Pinto!!! Apesar de compreender... penso que Sá Pinto já conhecer todos estes artistas, e por isso devia manter a calma que é necessaria nestes momentos!!! é pena pq corre o risco de acabar a carreira com 2 expulsões... ambas desnecessarias!!!

Ficha do Jogo
Local: Estádio José Alvalade
Árbitro: António Resende Árbitros assistentes: António Gonçalves e Nuno Manso
Sporting: Ricardo, Abel (Douala, 73m), Tonel, Polga, Caneira, Custódio, Carlos Martins (Deivid, 45m), João Moutinho, Romagnoli (Nani, 45m), Sá Pinto e Liedson
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Nelson, Hugo, Miguel Garcia e João Alves
Disciplina: Cartão amarelo a Abel (61m); Cartão vermelho a Sá Pinto (88m)
Naval: Wilson Júnior, João Paulo, Nelson Veiga, Fernando, Carlitos, Lito, Tiago Fraga, Eder (China, 57m), Saul (Leo Guerra, 90m), Solimar e Pedro Santos (Bruno Fogaça, 80m)
Treinador: Rogério Gonçalves
Suplentes não utilizados: Sopalski, Rui Miguel e João Mendes
Disciplina: Cartão amarelo a Solimar (8m), Tiago Fraga (39m), Carlitos (44m), Lito (84m), Nelson Veiga (90m), China (90m)

domingo, abril 23, 2006

Futsal: Sporting vence Taça de Portugal

O Sporting conquistou, esta tarde, a sua primeira Taça de Portugal em futsal, ao derrotar os Lampiões por 9-5. Era o trofeu que faltava!!!
O jogo terminou na primeira parte com o Sporting a vencer por 3-2, sendo que na etapa complementar aumentou a vantagem para os 7-3. Ficou bastante patente o mau perder da lampionagem perante a superioridade, que foi mais que evidente, da nossa equipa. Mais uma vez o treinador leonino Paulo Fernandes esta de parabens juntamente com a sua equipa.
Nem a campanha de destabilização do jornal oficial da lampionagem, em relação ao jogador Gonçalo Alves, valeu aos mesmos...
O primeiro titulo já cá canta... que venha o campeonato de seguida!!!
Ficha de jogo
Árbitros: Pedro Paraty e António Cardoso
Sporting: João Benedito, Bebé, Bibi, Evandro (1), Chiquinho, Zezito (2), João Marçal, Andrezinho (1), Nenê, Gonçalo Alves (1), Deo (1) e Paulinho (3)
Treinador: Paulo Fernandes

sexta-feira, abril 21, 2006

Site da Candidatura de Abrantes Mendes

http://movimentosporting.no.sapo.pt/

Este é o site da Candidatura do Dr Abrantes Mendes.
Decidi colocar este link, face á procura de informação de muitos Sportinguistas, que querem saber mais do projecto apresentado por este candidato.
Como a Imprensa já tem o "seu" candidato, penso ser uma boa forma de obter informações, colocar questões (como eu proprio vou fazer) para saber o que pretende o mesmo fazer para resolver o problema que o Sporting tem neste momento.
Como nota, gostei da atitude do candidato ter ido ao BCP, apresentar o seu projecto e reafirmar o compromisso de honrar os compromissos assumidos com a mesma entidade bancária. Penso que ao ser recebido por Alipio Dias, 2º homem forte do Millenium BCP, é sinal que os mesmos estão abertos a receber novas propostas para que o Sporting consiga honrar os contratos assinados.

Notas Finais:
1) Lêr este excelente post: http://bnrb.blogspot.com/2006/04/opca-bes-e-pipinho.html
2) Mais uma péssima noticia para o Sporting, como clube eclectico: Francis Obikwelu já não é do Sporting.

terça-feira, abril 18, 2006

Eleições

"Não tenho outra palavra, não me recandidato", Filipe Soares Franco, 20 Marco de 2006
Falta pouco mais de uma semana para as eleições no Sporting. Optei por escrever somente um post, longo é verdade, mas tenho tanto para dizer sobre este momento do meu clube, por isso vou tentar falar de quase tudo o que vai na minha alma neste momento delicado para o futuro do Sporting CP. Agradeço deste já a atenção que o mesmo possa merecer dos interessados nesta matéria…
O sentido do meu voto ainda não esta decidido… a única certeza que tenho é que Soares Franco não vai levar os meus preciosos votos!!!
Este meu sentido de voto nem tem nada a ver com as “cambalhotas” de Soares Franco, são graves, é verdade… demonstram falta de palavra, é verdade… resumindo, penso que demonstram que em termos de carácter não tem perfil para desempenhar o papel de Presidente de uma Instituição da dimensão do Sporting CP… mas isso para mim já não é novidade, já sabia isso mesmo por conhecimento de causa de outras situações do mesmo, fora do futebol.
A minha luta está claramente centrada nas responsabilidades deste “grupinho” (Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco, Meireles, Ribeiro Telles, Bettencourt…) na gestão danosa que fizeram no meu clube e na MENTIRA que é apresentada como a ultima solução para o problema, que foi criado pelos mesmos.
Em primeiro lugar vou começar por falar no atentado que este “grupinho” fez ao Sporting Eclético. Primeiro obrigou os sócios a decidirem o encerramento das secções de basquetebol e voleibol e hóquei, hoje preparam-se para extinguir o futsal ou o andebol. Alegam que não são rentáveis… e eu pergunto, o que fizeram para as tornar rentáveis??? Pouco ou nada possivelmente!!! Alguma destas actuais secções tem um patrocínio decente? A resposta é bem simples, basta olhar para as camisolas… o Andebol tem lá Aguas Luso, em tamanho médio, o Futsal esses na frente da camisola não tem nada, limita-se á Global Car nas traseira e Lipton nos calções… não gosto de fazer comparações, mas neste caso olhem para a camisola dos andrades no andebol e dos lampiões no futsal e comparem o destaque que os patrocinadores obtém e possivelmente o encaixe financeiro que as respectivas secções obtém… Será que o Sporting não tem capacidade de “vender” as suas camisolas a patrocinadores nestas modalidades? Não acredito que seja verdade!!! Mas se essa dificuldade existe, vou até dar uma sugestão, que tal incluir nas ofertas a esses patrocinadores de destaque, um dos camarotes vazios no Alvalade XXI, garantido aos mesmos alem dos lugares e prestigio de ter um camarote em Alvalade, a possibilidade de um placar publicitário na frente do camarote!... Outra questão é o público ou melhor a falta do mesmo… fizeram alguma coisa para atrair publico aos pavilhões onde jogam actualmente essas secções?... que tal no inicio da época, na compra da gamebox oferecer a possibilidade aos sócios de terem uma entrada num jogo em cada uma dessas modalidades? Que tal fazer um acordo com uma gasolineira ou um hipermercado, oferecendo ou vendendo a um preço simbólico uma % dos bilhetes aos mesmos com a contrapartida dos mesmos fazerem a promoção do jogo de uma dessas modalidades e garantirem a distribuição dessa tal % de bilhetes?
Não sei se estas ideias são suficientes, talvez não sejam, mas que iam ajudar, isso tenho a certeza que sim!!!
Em relação há MENTIRA que é apresentada como única solução para o grave problema financeiro em que este “grupinho” enterrou o meu clube, começo por realçar que os mesmos negociaram um project-finance com um sindicato bancário, sendo uma das premissas, alienar o património imobiliário não desportivo do Sporting, o que representa uma violação dos estatutos do clube, visto que a mesma só podia realizada com a aprovação dos sócios em Assembleia-geral.
Nem vou falar muito da alienação, já foi mais que discutida… vou limitar-me a perguntar a todos os leitores, quanto património não desportivo já foi alienado por este “grupinho”? Terrenos do antigo Estádio e terrenos traseiros á Aldeia Olímpica (para que não conhece terrenos traseiros aos prédios frontais á Superior Norte do Alvalade XXI)… o que fez este “grupinho” com esse encaixe financeiro? Possivelmente criou este “buraco” financeiro… você quer que aconteça o mesmo com este encaixe financeiro da venda de património que é proposto por este mesmo “grupinho”? Sei que a dimensão da comparação não é a mesma, mas foi assim que o Farense, filiar nº2 do nosso clube desapareceu, foi vendendo, vendendo, sem nunca mudar o modelo e modo de gestão… houve um dia que não houve mais nada para vender…
Outra MENTIRA repetida por Soares Franco é quando o mesmo diz que esta alienação garante que o Sporting não vai ter de vender os seus activos desportivos (Moutinho, Liedson, Nani, etc, etc)… sou sincero, se um dia Soares Franco disser isso a mim, olhos nos olhos, eu vou ter de perguntar se ele acha que eu sou estúpido!?!?!? Alguém acredita que Moutinho não vai ser vendido? Alguém acredita que Nani não vai ser vendido? O último até já tem como empresário Jorge Mendes, que ganha dinheiro é com transferências … Dizer o que Soares Franco diz é estar a insultar a inteligência dos Sportinguistas!!!
Neste campo, a única proposta com a qual concordo é a alienação de uma % da SAD a um investidor credível (nem sociedades off-shore, nem máfias russas), que consiga aliar a rentabilização do seu capital investido, o interesse supremo nas vitorias do Sporting que representam mais prestigio, mais dimensão, mais valor acrescentado á Marca Sporting. Esse investidor tem de ser co-responsável na gestão do futebol e de preferência um projecto a 10 anos
Não posso esquecer a Oposição, não sei se não aparece por medo, falta de capacidade, pela situação ser tão grave (que é o meu pior receio) ou se este “grupinho” conseguiu dominar todos os possíveis notáveis ou não notáveis … ou se no fundo a única preocupação desses ditos notáveis é arranjar um “tacho” na direcção ou numa das varias empresas do Grupo Sporting… mas sinceramente, para fazerem o papel que Dias Ferreira fez, mais vale ficar calado!!! Tal como não fica bem o papel da Juventude Leonina... basta relembrar o que aconteceu em Paços de Ferreira com a "fuga cobarde" de Meireles após a derrota!!! é este tipo de dirigentes que queremos para o futuro do Sporting CP???
Esta “encenação” foi muito bem montada, aparecem estes 100 notáveis, quando já no dia 7 de Abril tinham-me dito que já andavam a recolher assinaturas, quando outros blogs (http://sportingnocoracao.blogspot.com/2006/04/filipe-soares-franco-j-tem-sede.html) já no dia 9 de Abril adiantavam que a sede de campanha ia ser no Alvalade Plaza…
Possivelmente a alienação deste património não desportivo é inevitável, até chego a pensar que o meu companheiro de Blog, RFC, tem razão quando diz que possivelmente o “buraco” já é tal, que nem o Estádio vai escapar á alienação um dia… o meus votos em projectos deste cariz só vão ser favoráveis quando aparecer alguém que apresente um novo modo de gestão, demonstre um AMOR inquestionável ao clube, se assuma esta função que é ser Presidente do Sporting Clube de Portugal com orgulho, dedicação e sinceridade… e não como mera vaidade!!!
Saudações Leoninas a todos!!!

domingo, abril 16, 2006

E. Amadora 0 - SPORTING CP 0


Um jogo bastante fraco onde o Sporting jogou sem alma. Apesar do titulo ser uma miragem, após a vitoria do fcp na sexta-feira, o Sporting tem a obrigação de assegurar o 2º lugar que garante acesso directo á Champions. Face á situação financeira do clube, penso que este objectivo é mais que suficiente para motivar a equipa.
Quem foi á Reboleira, viu um mau jogo do Sporting, principalmente na 1ª parte, sem garra, sem motivação... foi mau de mais para ser verdade!!! Há jogadores no Sporting que fizeram um jogo para esquecer... João Alves continua a mostrar que a camisola Centenária pesa toneladas no seu corpo, não consegue aproveitar nenhuma das oportunidades que é dada para mostrar o que vale. Penso que já deu para ver que não tem "estaleca" para jogar num clube da dimensão do Sporting. Outra situação que considero ser necessaria rever é a braçadeira de capitão, Custodio não tem garra, nem alma para desempenhar essa função. Na proxima epoca ficamos sem o nosso capitão Sá Pinto, claramente que Custodio não é o jogador indicado para ser "o Capitão", capaz de transmitir força e motivação á nossa equipa.
A 3 jornadas do fim, temos o 3º classificado a 2 pontos (que são 3)... mais um deslize e o 2º lugar vai á vida!!! Paulo Bento afirmou que "espectaculo era no cinema"... vamos ver se no final não acaba por ter os mesmos resultados que Peseiro...

Ficha de jogo
Local: Estádio José Gomes
Árbitro: Hélio Santos (Lisboa)
Árbitros assistentes: Sérgio Lacroix e Hernâni Fernandes
E. Amadora: Bruno Vale, Tony, Santamaria, Maurício, Zamorano, Jordão (Coutinho, 68m), Pedro Simões, André Barreto (Paulo Machado, 86m), Semedo, Rui Borges e Maxi Bevacqua (Nieto, 90+2m)
Treinador: António Conceição
Suplentes não utilizados: Paulo Lopes, Rui Duarte, Anselmo e Eusébio
Disciplina: Cartão amarelo a Jordão (24m), André Barreto (35m), Maurício (57m), Rui Borges (67m), Semedo (84m)
SPORTING: Ricardo, Abel, Polga, Tonel, Caneira, Custódio, João Moutinho, João Alves (Carlos Martins, 45m), Nani (Douala, 75m), Koke (Deivid, 62m) e Liedson
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Nelson, Miguel Garcia, Hugo e Romagnoli

segunda-feira, abril 10, 2006

Ressaca do jogo do titulo

Foi difícil passar esta ressaca da derrota neste jogo que era fundamental para o Sporting. Admito, estava confiante que o Sporting ia vencer este jogo... não aconteceu, não por demérito do Sporting, mas sim pq o fcp neste jogo conseguiu fazer valer a sua mais valia do plantel. O orçamento do futebol do fcp é mais do dobro do orçamento do Sporting, por isso é natural que a qualidade global do plantel dos mesmos seja superior ao do Sporting... não existem milagres... é a realidade!!! Mas é esta realidade que faz pensar no trabalho positivo feito por esta equipa técnica, que tendo por base um espírito de luta, raça, entrega, leva o Sporting a lutar pelo título quase até o final da época. Neste o jogo, o fcp foi superior ao Sporting essencialmente porque conseguiu anular tacticamente o “motor” de todo o futebol do Sporting, conseguiu fazer com que outro ponto forte do Sporting, a defesa, tenha cometido um erro raro nos últimos jogo. Mas isto quer dizer que passamos de bestiais para bestas??? Claramente não… ninguém pode acusar o Sporting de ter perdido o jogo, por falta de empenho da equipa!!!
Uma palavra para Paulo Bento… foi um SENHOR no final do jogo!!! Um exemplo a seguir por muitos no futebol português…
Alguns falam no "quase" deste Sporting dos últimos 2 anos... há uns bons anos atrás falavam no natal... esses estigmas são criados pelos Anti-Sporting!!! Todos sabemos como aconteceram alguns desses "quases", e penso que algumas pessoas do Sporting não têm sido racionais em momentos decisivos. O ano passado Dias da Cunha fez a aproximação aos lampiolhos com os resultados que teve... este ano FSF decidiu fazer o mesmo, desta vez com o nosso adversário directo na luta quer da Liga, quer da Taça... penso que foi uma péssima ideia por parte da actual direcção. Sempre defendi que o Sporting deve manter relações QB, quer com andrades, quer com lampiolhos... a gentinha do gabarito do Bimbo, Orelhas e Beigas, a confiança a dar deve ser a mínima possível. Este é um dos pontos em que quero ouvir os candidatos à presidência do Sporting.
Neste momento, é importante assegurar o 2º lugar para o acesso directo à Champions… uma presença massiva dos adeptos leoninos na Amadora é fundamental… penso que este grupo merece esta confiança da nossa parte!!!

domingo, abril 09, 2006

Sporting CP 0-fcp 1

Pouco há para dizer... ganhou a equipa que foi superior tacticamente neste jogo. Tacticamente o fcp foi uma surpresa pela forma como conseguiu "secar" por completo o meio-campo do Sporting. Sempre achei que este fcp não conseguia jogar sem bola, neste jogo conseguiu e por isso foi deste o 1º min tacticamente superior ao Sporting... apesar da primeira intenção do fcp ter sido o empate, conseguiu aproveitar das poucas oportunidades que teve para marcar golo e logo por um jogador que os adeptos do fcp simplesmente odeiam... infelizmente, tenho de dar os meus parabens pela conquista do titulo!!!
Ao Sporting resta assegurar o primeiro lugar dos ultimos, para assim evitar Inter's e Udinese's na pré-eliminatória da Liga dos Campeões da proxima temporada!!!
Uma palavras para os adeptos... aquele gesto de após o golo do adversario, todo o Estádio gritar bem alto SPORTING é claramente a prova que somos os melhores adeptos deste mundo!!!
O resto da minha leitura do jogo fica para amanhã depois de rever o jogo na tv...

sexta-feira, abril 07, 2006

Lançamento do Sporting CP-fcp

Faltam pouco menos de 24 horas para o inicio do classico. A ansiedade já é enorme!!! já só penso em "bola"!!!
Quando foi a deslocação ao galinheiro no final de Janeiro, o nosso clube jogava a permanência na luta pelo titulo... pouco mais de 2 meses passado, amanhã este mesmo Sporting joga uma cartada decisiva para a conquista do titulo no ano do Centenário!!! fomos apelidados de equipa fraca, sem classe, por alguns "intelectuais da bola"... ora bem, ai estamos, a 5 jornadas do final do campeonato a receber o 1º classificado e em caso de vitoria assumir essa posição lider na Liga.
Amanhã vamos entrar em campo nesta posição muito graças á união e determinação que este grupo de trabalho tem demonstrado em campo, com a consequência logica de 10 vitorias seguidas na Liga.
Não sei se vamos ganhar, infelizmente não tenho essa capacidade de previsão... mas tenho a certeza que aquele grupo vai suar e fazer tudo o que estiver ao alcance dos mesmos para vencer esta decisiva partida.
O Estadio vai estar cheio, apoio não vai faltar!!! Vamos todos vestir a camisola verde e branca, vamos todos apoiar durante os 90 min a nossa equipa... eles merecem!!!
Eu lá estarei, no sector B32, de cachecol e camisola Centenário a gritar bem alto FORÇA SPORTING!!!

Nota: ouvi
dizer que FSF já anda a recolher a assinatura para a sua candidatura... para a semana temos cambalhota!!! mas estes assuntos internos do clube ficam para a semana...

quinta-feira, abril 06, 2006

Desejo do Capitão

"Espero, sobretudo, que, no primeiro minuto ou no minuto 90, sejamos nós a marcar o golo da vitória"

terça-feira, abril 04, 2006

Beto Acosta: "Repitam 2000"


O nosso Matador do Campeonato de 2000 apareceu para dar as dicas aos jogadores de hoje:
- "O Sporting está na mesma situação dessa altura, apesar de agora faltarem menos jogos. A equipa vai jogar com o fc porto e tem a hipótese de passar para o primeiro lugar, caso vença. Pode repetir-se a história de 2000"
-"Fizemos o resultado na primeira parte e passámos para a frente da classificação. Ainda faltavam vários jogos para acabar o campeonato, mas conseguimos aguentar a pressão e acabámos por chegar ao título
- "A equipa está há muito tempo sem perder, os jogadores estão com bastante confiança e sei que muito do futuro do campeonato vai jogar-se este fim-de-semana"
-"Repitam o que fizemos em 2000 e terão sucesso"
Beto Acosta vai ficar sempre na história do Sporting CP, pelo título que ajudou a conquistar, marcando 49 golos em 99 jogos. Para além de ter ajudado a equipa a ser campeã nacional, contribuiu também para uma Taça de Portugal. Um desse golos foi no dia 18 Março 2000 quando o Sporting recebeu os tripeiros a 9 jornadas do fim do campeonato e o Sporting estava 2 pontos atrás, André Cruz marcou primeiro e Acosta faria o 2-0 ainda antes do intervalo. O Sporting passou para a frente da classificação, com 1 ponto de vantagem, e viria a sagrar-se campeão, com mais 4 pontos.
Hoje não temos Acosta, mas temos o nosso 31 Liedson que só na terceira temporada em Alvalade, soma já 54 golos (só no Campeonato) sendo uma média de 18 golos por temporada. Bisou por 14 vezes e apontou um hattrick nestas 3 temporadas em Portugal. Estes numeros tornam o nosso 31, o sexto classificado no "ranking" dos melhores pontas-de-lança brasileiros ao fim de três anos no futebol europeu, sendo apenas superado por cinco goleadores: Jardel (86), Ronaldo (76), Romário (67), Rivaldo (65) e Sonny Anderson (58)...
No sabado espero poder dizer... mais uma vez LIEDSON RESOLVEU!!!

segunda-feira, abril 03, 2006

V. Guimarães 0-Sporting CP 1


Mais um grande jogo da nossa equipa e uma excelente vitoria, décima consecutiva para a Liga (nem o "Bruxo de Fafe" conseguiu bater o nosso poder)... madura, confiante, talentosa... empolgada pelo grande apoio dos adeptos Leoninos que encheram a sua bancada, proporcionado ao Guimarães a maior enchente da epoca no seu estadio (20.310 espectadores)!!!
Tacticamente a equipa joga quase de uma forma perfeita num jogo de grande intensidade, de muita ansiedade e de luta. Desta vez Paulo Bento apostou claramente no erro do adversario para obter a vantagem e vitoria neste jogo complicado. Liedson teve 3 oportunidades por erros dos adversarios, as 2 primeiras falhou... á terceira foi de vez... Paulo Bento esteve bem quando apostou na frescura e irreverência de Nani com troca com Carlos Martins e na velocidade de Douala (por Sá Pinto) na parte final do jogo, momento que era decisivo pq sabia que esta vitoria era importante para enfrentar o primeiro classificado no proximo sabdo, jogo que considero decisivo para o titulo!!!
Houve justiça no resultado. Dois penaltys por marcar, um para cada lado, mais uma bola fora que não esteve (como é possivel não ver?!?!?!) onde Deivid ficava sozinho em frente da baliza, mais 2 fora-de-jogo incríveis assinalados ao Sporting na 1º parte... só provam o pq de Portugal não ter nenhum arbitro no Mundial... Só estou curioso em saber quem vai ser o "artolas" que a APAF vai enviar no sabado... Paulo Costa? Pedro Proença? João Ferreira?... aceitam-se apostas ( face á pouca vergonha que é o futebol em Portugal, aposto no Paulo Costa)
Uma palavra para o Vitoria... é impressionante a classificação desta equipa, face ao jogo que mostra em campo...
Foi precisamente frente ao Guimarães que o Sporting arrancou para o título em 1999/2000...
Local: Estádio D. Afonso Henriques
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Árbitros assistentes: Luís Salgado e José Lima
V. Guimarães: Nilson, Vítor Moreno, Geromel, Cléber, Paíto, Otacílio (Svard, 77m), Flávio Meireles (Targino, 82m), Neca (Antchouet, 69m), Wesley, Benachour e Saganowski
Treinador: Vítor Pontes
Suplentes não utilizados: Paiva, Dragoner, Rivas e Dário
SPORTING: Ricardo, Abel, Tonel, Polga, Caneira, Custódio, João Moutinho, Carlos Martins (Nani, 71m), Sá Pinto (Douala, 79m), Deivid (Koke, 64m) e Liedson
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Tiago, Miguel Garcia, Tello e João Alves
Disciplina: Cartão amarelo a Liedson (45+1m)
Golos: Liedson (81m)