segunda-feira, janeiro 30, 2006

lampiões 1 - Sporting CP 3... Festival!!! Festival!!!


Foi um festival verde e branco... penso que é a frase que resume o que aconteceu no sabado á noite no estadio da luz. Foi um dominio total do Sporting, durante os 90 min da partida...
Durante a semana a arrogância dos adeptos lampiões foi total, fomos classificados como uma equipa fraca, uma equipa de bébés... era o mesmo sentimento que reinava no balneario dos lampiões, basta recordar as palavras do sr Koeman na conferencia de imprensa onde já falava na justificação que o Sporting ia dar para a derrota... pois bem, enganaram-se!!!
No post de lançamento do jogo já tinha referido os sinais que vinham do balneario do Sporting... o jogo era para vencer e essencialmente calar a arrogância dos adversarios!!! O nosso treinador só enganou-se numa coisa, pensava que não ia dominar o jogo durante os 90 min, pois bem, dominou totalmente durante todo o tempo da partida!!! A vantagem benfiquista ao intervalo era algo caido do Céu, face a tal imensa maré verde de um futebol esmagador.
Uma palavras para os jogadores do Sporting que estiveram totalmente entregues no jogo... e não posso de deixar de realçar um jogador, Sá Pinto... em final de carreira mostrou aos mais jovens o que é suar aquela camisola Centenária que envergam, comandando a equipa na supremacia a que sempre se exibiu neste jogo!!! Dos 14 que jogaram pelo Sporting, 11 eram portugueses: Ricardo, Abel, Tonel, Caneira, Custódio, João Moutinho, João Alves, Carlos Martins, Nani, Sá Pinto, Miguel Garcia... Destaque igualmente para Liedson... que resolveu!!! A sua velocidade, mobilidade e apetência para o golo voltaram a revelar-se decisivas neste jogo.
Na bancada a Curva Sporting a grande nivel, como sempre com um apoio total á equipa, mesmo a perder 1-0!!! Os 3 membros do Blog que estiveram presentes orgulham-se de ter participado neste apoio á nossa equipa!!! A humildade leonina venceu a arrogância dos adeptos lampiões, que estava bem representada naqueles 60 mil que estavam no estadio... O clima era de festa no final, ao som do tambor e do Força Grande Sporting... o regresso foi em grande com os adeptos á janela, crianças, idosos a saudarem a coluna Sportinguista que regressava a Alvalade!!! Nota para o Dr Rui Meireles que foi bater palmas aos adeptos enquanto estes esperavam pela saida... para mim não passou de uma manobra eleitoral... esse sr é o mesmo que fugiu em Paços de Ferreira, para não dar a cara... um dirigente so Sporting, deve dar a cara na vitoria, mas igualmente na derrota!!!
lampiões-SPORTING CP
Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)
lampiões - Moretto; Alcides, Luisão, Anderson e Nélson; Geovanni, Petit, Beto e Simão; Manduca e Nuno Gomes
Treinador: Ronald Koeman
Suplentes: Quim, Léo, Karagounis, Manuel Fernandes, Marcel, Ricardo Rocha e Robert
SPORTING - Ricardo; Abel, Polga, Tonel e Caneira; Custódio, João Moutinho, Sá Pinto e Carlos Martins; Deivid e Liedson
Treinador: Paulo Bento
Suplentes: Tiago, Luís Loureiro, Tello, Miguel Garcia, Nani, Romagnoli e João Alves.

domingo, janeiro 29, 2006

Vitória

É sempre bom ganhar ao Benfica, jogando bem ou mal, mas hoje e tal como já tinha sido no jogo da Taça de Portugal também na Luz, o Sporting jogou e transpirou futebol.
Só a vitória interessava e por isso o Sporting procurou o seu objectivo, foi também a única equipa a faze-lo... o Ricardo teve muito pouco trabalho...
O resultado foi 1-3 mas podiamos ter ganho por 4 ou por 5 e não seria nenhuma injustiça...
Sobre os lances polémicos, os dois penaltys não há nada a dizer... existe um lance polémico com Nuno Gomes, tão polémico como o lance do Ricardo logo nos primeiros minutos....
Vitória justa do Sporting ... que acalmou um pouco os meus amigos e colegas lampiões e relançou os lagartos no campeonato.
Força Sporting.

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Lançamento do slb-Sporting CP

Faltam pouco mais de 24 horas para o inicio do derby. O classico dos classicos, onde os 2 maiores clubes portugueses se encontram. São 2 maneiras diferentes, 2 culturas, 2 formas de estar na vida completamente opostas que se encontram num estádio de futebol... é um jogo especial para todos os intervenientes!!!
Do lado dos adeptos lampiões reina a euforia, parece que é o jogo mais importante da epoca e que o jogo já esta ganho e ainda nem começou...
Do lado do adeptos Sportinguistas reina a preocupação do significado que pode ter uma derrota. Neste momento temos de ser realistas, uma derrota no galinheiro afasta praticamente o Sporting da possibilidade de ser campeão. Os adeptos tem isso na consciência e espero que os jogadores tambem tenham isso na mente. Por isso mesmo o Sporting só pode encarar de uma forma este jogo: é para vencer!!! Esta semana do balneario vieram mensagens de Marco Caneira: “O título passa por este jogo. É um jogo importante e não poderemos perder pontos. Estamos confiante na vitória” e de Sá Pinto: "Vamos à Luz para ganhar”... espero que seja um sinal que sentimento do balneario em relação ao jogo.
Espero por isso que a equipa entre com GARRA, DETERMINAÇÃO e ESPIRITO DE EQUIPA e lutem para dignificar aquela camisola Centenária !!!
Segundo a imprensa, Paulo Bento tem praticamente definido o onze que vai apresentar. A única dúvida é quem vai ser o municiador dos dois homens mais adiantados, Deivid e Liedson... Romagnoli ou Sá Pinto? Romagnoli é de cariz mais ofensivo, já Sá Pinto é menos eficaz na transposição meio-campo/ataque, mas junta à garra, um maior empenhamento defensivo. Na minha opinião Romagnoli parece estar bem, mas talvez não aguente o ritmo que será ditado por este jogo durante os 90 minutos. Sá Pinto tem de ser para assegurar o resultado. Mas é um bom sinal saber que vai jogar a dupla Liedson/Deivid, é um sinal que o Sporting vai para ganhar, sabendo que é esse o unico resultado que interessa!!!
Nas bancadas os 1.500 ultras leoninos vão ser colocados no piso 0 da bancada Coca-Cola do galinheiro e tiveram de abrir os cordões à bolsa, 43 Eur o bilhete (estes mesmos bilhetes estiveram á venda no galinheiro por 22 e 25 Eur para o publico). As concentrações são em Alvalade, a Juve Leo ás 15h, DUXXI as 14h... o jogo é as 19:45 e espera-se, como já vem sendo habito no galinheiro, um show da Curva Sporting, com 90 minutos a cantar sem parar a apoiar o nosso clube!!! Claro que membros aqui do Blog vão estar presentes para apoiar a equipa neste momento decisivo!!!
Já sabem, mais vale um dia de Leão, que uma vida de Lampião!!!
Aqui ficam os odds das casas de apostas:
slb vs Sporting CP
Bet 365: vitoria slb 1.90; Empate 3.20; vitoria Sporting 3.60
Eurobet: vitoria slb 1.85; Empate 3.30; vitoria Sporting 3.85
Globet: vitoria slb 1.80; Empate 3.30; vitoria Sporting 4.00
William Hill: vitoria slb 1.83; Empate 3.20; vitoria Sporting 3.75
Gamebookers: vitoria slb 1.87; Empate 3.20; vitoria Sporting 3.75
Betfair: vitoria slb 1.90; Empate 3.20; vitoria Sporting 3.85

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Jantares, Sapos e Clubes Simpaticos

Desde o final da semana passada que ando a ver o trocas de palavras entre lampiões e andrades, e não tenho dito nada para ver até onde isto vai. Na sexta era um jantar de Beiga com Devesa Neto (para os menos conhecedores desta pouca vergonha que é o futebol português, o arbitro assistente do já famoso estoril-slb), João Rodrigues e Pinto de Sousa, considerado pelo mesmo "um jantar perfeitamente normal". No dia seguinte ficamos a saber que curiosamente o Bimbo tambem jantou com as mesmas pessoas na véspera e com quem passou o ano em Marraquexe.
Já ontem ficamos a saber que afinal no dia 20 de Janeiro de 2006 às 20 horas o Bimbo foi convidado por um ilustre lampião João Rodrigues e por Pinto de Sousa, o patrão da arbitragem, para jantar num restaurante em Gaia. Como o Bimbo não pode ir, eles foram ao restaurante “Sapo”, em Penafiel, quando lá chegaram viram o Beiga e o ex-fiscal de linha Devessa Neto a jantar. O sr Devessa Neto diz sobre Beiga:"Conheço-o há muitos anos e sempre que ele vem ao Norte, é meu convidado para jantar no Sapo"... mas depois já diz: "Enquanto estive no activo, nunca jantei nem almocei com dirigentes"... Ontem soube-se igualmente que depois de todos saírem, Devesa Neto voltou, com o árbitro Paulo Paraty (para os menos conhecedores desta pouca vergonha que é o futebol português, o arbitro do slb-Sporting da epoca passada), sendo este entra e sai presenciado por antigas glórias andrades: Frasco, Jaime Pacheco e Fernando Gomes... O mesmo Paulo Paraty diz que “Não ligo a ‘fait-divers’. Tenho mais com que me preocupar”... pensava eu que ele ia desmentir... mas pelos vistos esteve mesmo lá...
Ontem ficamos igualmente a saber que Beiga não tem acções da SAD do Estoril desde 2004... só faltou mesmo saber desde quando, porque Beiga deve ter esquecido que a época passada foi 2004/2005!!! Já sobre o jantar com Devesa Neto, Beiga disse que vai continuar a almoçar e jantar com quem entender, rematando que as acusações de Bimbo ainda devem estar relacionadas com o "fumo de Marraquexe"...
Para finalizar o dia, na sua entrevista á RTP Africa, o nosso treinador a dizer talvez das poucas coisas em que estive de acordo: "o Sporting é um clube simpatico para o arbitros"!!!
Depois de ouvir tudo o que tenho ouvido esta semana sobre esta pouca vergonha que é o futebol português, ficar feliz por ser do Sporting e não estar ligado a estes mafiosos do futebol. Mas isto não quer dizer que fiquemos no comportamento de "senhores bem comportandos" quando assistimos a todo este circo de pouca vergonha do nosso futebol!!! Talvez não fosse mal pensado ouvir uma palavra dos nossos dirigentes!!! A conclusão é aquilo que já eu digo á muito... lampiões ou andrades, o lixo é o mesmo, só muda mesmo a côr!!! A dupla Beiga e Bieira, talvez por ainda permanecem sócios do FC Porco, recorrem aos mesmos métodos que o dito Bimbo usou durante os ultimos 25 anos para tornar o futebol português nesta podridão!!!

Sergio Contreras Pardo "Koke"


O numero 10 do Olympique de Marselha, espanhol de 22 anos Sergio "Koke" vai reforçar o Sporting CP. Um jogador com um curriculum fraco, em 43 jogos com o Marselha marcou simplesmente 6 golos, no Malaga B fez 17 jogos-2 golos e no Malaga 6 jogos-1 golo...
Desde o inicio do ano que é dado como certo nos mais variados clubes, Siena (via-Juventus), Empoli, Celta de Vigo, Espanhol Barcelona, Alavés e outros da Russia e Belgica... isto é, um jogador que tinha de ser despachado de Marselha e que vêm parar ao Sporting...
Sinceramente, até tenho uns conhecimentos de futebol internacional e nunca ouvi ou vi nada de especial neste jogador, no Marselha é mal visto por ser um jogador com mau caracter... penso que foi uma pessima escolha do Sporting. Para ir buscar jogadores destes, mais vale ficar quieto, não parece ter capacidade de goleador, não parece que seja nenhuma mais valia para a equipa. Não percebo como emprestam o Pinilla que além de ter sido mal aproveitado em Alvalade, era um jogador internacional pelo Chile... e vão buscar um jogador que anda á semanas á procura de clube...
E depois falam em formação... para ir buscar jogadores como este, mais vale apostarem no Tómane!!!
Na verdade o clube está mesmo a bater no fundo... sem rumo, sem estratégia...
Espero bem que esteja enganado em relação ao Koke... Boa sorte!!!

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Sporting CP 1 - maritimo 1

O Sporting fez meia hora inicial muito boa, encostando o Marítimo á sua defesa, pressionando o meio-campo adversário e a imprimir uma dinâmica às acções ofensivas bastante razoável. O golo chegou e era mais que merecido, parecia-me que ia ser uma noite relativamente calma. Tvemos mais 2 oportunidades para matar o jogo, mas não o fizemos. A partir da meia-hora o ritmo abrandou e finalizamos a 1º parte a sofrer um golo infantil, com responsabilidade de varios jogadores qque estavam na zona onde a bola cai e ficaram parados a olhar para a mesma...
Na 2ª parte os jogadores do Sporting não souberam dar a volta aos acontecimentos, a equipa perdeu coesão, organização, comando do jogo. Faltou nitidamente no meio-campo, quem pegasse no jogo, marcasse os ritmos e restabelecesse as ligações. Pior, passou a cair em individualismos o que revela a imaturidade de muitos jogadores. Outra coisa que é gritante é a falta de capacidade da equipa em jogar pelas alas, pior concentram-se no meio-campo, sempre 3 elementos, uns em cima dos outros, sem que ninguem se encoste á linha e abra jogo e obrigue a equipa adversária a abrir a defesa...
Na segunda parte tivemos n oportunidades de bola parada, nem uma criou perigo... vemos jogadores com João Alves, que entra em campo, vai marcar um livre indirecto e consegue colocar a bola fora... é impressionante este jogador, a camisola do Sporting pesa toneladas no seu corpo...
Liga BetAndWin, 19.ª jornada
Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Rui Costa (Porto)
SPORTINGRicardo; Abel, Tonel, Polga e Caneira; Custódio, Carlos Martins, Romagnoli e João Moutinho; Sá Pinto e Liedson
Suplentes: Tiago, Miguel Garcia, Zezinando, João Alves, Tello, Deivid e Nani
Treinador: Paulo Bento
MARÍTIMOMarcos; Briguel, Van der Gaag, Nuno Morais e Evaldo; Fahel, Wênio, Caíco e Marcinho; Zé Carlos e Kanu
Suplentes: Nélson, Souza, Nilson Sergipano, Mancuso, Rincón, Valnei e Filipe Oliveira
Treinador: Paulo Bonamigo

domingo, janeiro 22, 2006

ainda o tema Beto

Tal como já esperava, ainda na terça-feira tinha escrito sobre o assunto, Beto saiu do Sporting após 17 anos com o leão ao peito!!!
Vejo esta decisão com muita tristeza, como sócio do Sporting... um jogador que sentia o clube como poucos, foi titular nas 2 ultimas épocas em que fomos campeões!!!
O principal culpado desta situação é somente uma pessoa: Paulo Bento
Claramente sabotou a iniciativa de renovação do contrato por parte da Direcção, Beto só queria garantias que era opção, claramente que Paulo Bento, não tinha esse opinião e demonstra quando coloca Polga titular, depois do seu atraso de uma semana nas férias de Natal, quando não convoca Beto para o jogo em Belém e ainda anuncia que Hugo deve ser inscrito!!!
Polga é melhor que Beto? Não
Hugo é melhor que Beto? Não
Seria normal Beto aceitar renovar quando não é convocado, e quando um jogador que chega uma semana depois de ferias, é? Seria normal Beto aceitar ser menos opção que um jogador como Hugo? Claramente que Não...
Se Beto aceita-se renovar o contrato depois de isto acontecer, seria um verdadeiro mercenário, estaria preocupado com seu vencimento e não com o jogar ou não... Beto fez aquilo que eu faria no seu lugar!!!
Paulo Bento está a "queimar" quem não fazia parte do seu grupinho no balneario juntamente com Pedro Barbosa... desta vez foi Beto, o proximo, posso já adiantar que vai ser Nelson que tb estava fora desse grupinho de conspiração e que minou o balneario do nosso clube nos ultimos anos.
Se Peseiro fez algo de bom, foi ter corrido com Pedro Barbosa do Sporting... e acreditem, como fico triste ver os adeptos do Sporting indignados com a saida do Pedro Barbosa, a memória é curta, mas Pedro Barbosa não passou de um jogador que só jogava em final de contrato, e que nas ultimas 3 epocas cobrou ao Sporting 1, 5 milhões de Euros/época, aquilo que eu chamo de mercenário do futebol, e ainda batem palmas, como fizeram hoje em Alvalade quando apareceu a imagem desse Sr nos ecrãs... e no caso do Beto, fiquem resignados a tal situação?!?!?!?! já não é a primeira vez que isso acontece, já Oceano saiu pela porta pequena, Manuel Fernandes igualmente, tal como Damas, Pedro Venâncio... é triste ver os adeptos do Sporting não ficarem preocupados com a saida dos verdadeiros capitães, aqueles que deram Tudo, em Todos os jogos, e não em somente alguns, quando era do seu interesse!!! Beto esta claramente incluido neste grupo restrito de jogadores que personificam o forma de sentir o nosso clube: Beto, Oceano, Vitor Damas, Venancio, Manuel Fernandes, Filipe, Carlos Xavier, Yordanov!!!
Só resta desejar as maiores felicidades ao Beto, nesta sua nova etapa!!!
ps: quanto ao comentário a mais esta vergonhosa exibição do Sporting de Paulo Bento, desta vez contra o maritimo, fica para depois de visionar o lances polêmicos do jogo.

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Lançamento do Sporting CP-maritimo

Parece que esta mesmo confirmado, Hugo vai ser inscrito. A confirmação foi feita, esta manhã, por Paulo Bento. Já na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o belenenses, Paulo Bento afirmara que o Sporting estava determinado a resolver a situação do central e que a inscrição estava a ser ponderada. Mandam o Beto embora que é um simbolo da equipa para inscrever o Hugo... Tenham paciência... como digo, o treinador do clube é o principal responsavel por esta decisão!!! Hugo nunca foi ou será jogador para o Sporting, só vontade por vezes não chega e este é um bom exemplo... Andam a brincar com os adeptos!!! A equipa desce de qualidade de dia para dia... este é um bom exemplo!!! Já estou como um amigo meu disse:"Já agora que mandem embora o Liedson e voltem a inscrever o Silva "... Só podem estar a gozar com os adeptos!!!
Paulo Bento quer o Sporting a "dar espectáculo"... Dar espectáculo é tudo menos o que o Sporting tem feito esta epoca!!!... já vi que vai ser mais 90 min de sofrimento!!!
Convocatória: Guarda-redes: : Ricardo e Tiago; Defesas: Abel, Miguel Garcia, Caneira, Polga, Tonel e Tello; Médios: Carlos Martins, João Moutinho, João Alves, Zezinando, Custódio, Nani e Romagnoli; Avançados: Liedson, Sá Pinto e Deivid.
Aqui ficam os odds das casas de apostas:
Sporting CP vs Maritimo
Bet 365: vitoria Sporting 1.40; Empate 3.75; vitoria Maritimo 7.7
Eurobet: vitoria Sporting 1.45; Empate 3.75; vitoria Maritimo 6.85
Globet: vitoria Sporting 1.40; Empate 3.80; vitoria Maritimo 7.55
William Hill: vitoria Sporting 1.40; Empate 3.75; vitoria Maritimo 7.0
Gamebookers: vitoria Sporting 1.44; Empate 3.75; vitoria Maritimo 6.6
Betfair: vitoria Sporting 1.5; Empate 4.2; vitoria Maritimo 7.8

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Fim da novela Liedson...


Parece estar no fim a "novela" da renovação do contrato de Liedson. Liedson garantiu em entrevista ao jornal do Sporting, que a sua intenção passa por permanecer ao serviço do Sporting, admitindo mesmo terminar a sua carreira em Portugal: "Volto a afirmar que o meu desejo é continuar no Sporting. Quero ficar no Sporting, pois é um clube com que me identifiquei desde a minha chegada a Portugal. O país é maravilhoso e o clube acolheu-me bem, por isso não me importava de terminar a carreira em Portugal. Dei a minha palavra de que quero ficar no Sporting, mas isso está dependente do interesse do clube na minha permanência".

Por sua vez a SAD pretende segurar o ponta-de-lança e resolveu e para isso chegar ao tecto salarial do clube: 75 mil euros... e oferece um contrato de 3 anos ao jogador.
Até que enfim, digo eu, ja nao era sem tempo... é um dos grande jogadores do Sporting, e estava claramente mal renumerado para aquilo que fazia em campo. O melhor goleador da Liga nas ultimas temporadas, receber 30 mil Euros por mês, era claramente pouco. Mas tb tenho de dizer que Liedson deixa de ter razões para tomar certas atitudes que já tomou de pouco profissinalismo. Espero que tenha consciência que um vencimento mais elevado, representa igualmente mais responsabilidade de fazer merecer tal quantia que vai passar a receber.
Força Liedson!!! Força Sporting!!!

terça-feira, janeiro 17, 2006

SCP Case-study de...Insucesso Desportivo Profissional

Para além do Centenário do nosso Clube, fazemos tambem uma década do famoso Projecto "Roquette".
Torna-se necessário avaliar e tentar pedir explicações a tudo o que foi feito de modo a garantir um Sporting independente, competitivo e lucrativo.
Alguém consegue fazer ao pormenor uma análise de resultados do projecto (quer no ambito desportivo, quer no ambito de gestão financeira e patrimonial)?
Infelizmente não nos é fornecido a nós sócio e pequenos accionistas informação detalhada do universo empresarial do grupo Sporting onde possamos perceber em detalhe aonde estão alocados receita e responsabilidade das diversas empresas.
Fazendo uma mera análise, poderei afirmar simples, de acordo com a informação disponivel, que:
1. Desportivamente conseguimos em 10 anos duas presenças na Champions League
2. Apenas dois títulos nacionais
3. Uma presença na final Uefa Cup
4. Alienação de jogadores positiva (Hugo Viana, Ronaldo, Quaresma, Simão - estão aqui pelo menos 7 milhões de contos)
5. Renovações milionárias (Pedro Barbosa - chegou a 900 mil contos o contrato de 3 anos feito em 2000/01)
6. Contratações duvidosas - (Tello, El Toro, Gimenez, Hanuch, Kmet, Bruno Caires, Dimas, Hugo, Ramirez e recentemente Manoel, Silva, Wender, João Alves etc.)
7. Passivo financeiro triplicou de acordo com informações, devido ao investimento no novo estádio e academia
8. Foi vendido que os custos de manutenção do novo Alvalade se iriam pagar por si. Veja-se a situação do alvaláxia.
9. Os terrenos do antigo Estádio. Já foram vendidos? Qto valem? Pq. se está a demorar tanto tempo na construção do projecto imobiliario?
10. Academia Sporting é talvez o único sucesso destes 10 anos do projecto Roquette (apesar dos custos de manutenção elevados que só no próximo anos conseguiremos equilibrar fruto do patrocinio da Puma)
11. anuncia-se hoje um Pavilhão com a venda do edificio Visconde + alvaláxia, ao mesmo tempo em que se assume a extinção de mais modalidades.

De uma vez por todas alguém nos apresente os resultados deste projecto, pq. estou confuso.
Custa-me ver que o actual Presidente elogia a dinamica de outros clubes em vez de encontrar soluções, parceiros para o SCP.
Não sou contra a alienação, nem tão pouco contra um novo projecto de restruturação desportiva, financeira, de serviços etc. o que não aceito é que não se faça e apresente um balanço destes 10 anos como deve ser.

PS: A cereja em cima do bolo é estarmos comandados por um Director do Porto, um treinador do Benfica e deixarem sair valores da nossa marca, do nosso simbolo como o Beto ( a proposta está feita, mas sabemos que o treinador não concorda apenas aceita).

Estamos a cair no abismo e ninguém é responsável, nem se avisinham soluções que criem real valor ao Sporting.

Uma Vergonha...


A fazer fé nas noticias da maioria da imprensa desportiva de hoje, o nosso capitão está de saida do clube!!! só uma ideia tenho sobre este assunto... uma VERGONHA!!!
Se isso acontecer, existem dois responsaveis... a Direcção do Sporting e, principalmente o actual treinador do Sporting, Paulo Bento!!!
A Direcção por deixado este assunto da renovação do contrato para a ultima hora, por não ter respeitado 17 anos de ligação do atleta ao Sporting, um verdadeiro simbolo do clube, um exemplo de esforço e dedicação. O actual treinador do Sporting, considera que Beto não é opção para o plantel... eu só posso perguntar se esse sr esta a gozar com os adeptos do clube??? o Beto não é opção, mas é o Polga??? o Beto não é opção, mas o Hugo caminha para ser opção???
Esta claro que o sr Paulo Bento não quer Beto no plantel, pq só assim se explica a sua não convocação para o jogo no Restelo, que no fundo não passou de uma manobra do treinador para sabotar a renovação do contrato proposta pela Direcção!!! Beto para renovar, principalmente quer garantias que é opção para jogar, Paulo Bento com a não convocação para o jogo no Restelo deixou bem claro que não quer Beto no plantel... mas no entanto pede dignidade no tratamento ao seu "amigo" Hugo por parte do Sporting... e trata desta maneira o capitão da nossa equipa!!!
Será que o actual treinador do Sporting, Paulo Bento, não está a fazer um ajuste de contas com o nosso capitão, por este não fazer parte do "grupinho" Paulo Bento, Pedro Barbosa, Hugo e Rui Jorge, que fizeram a "folha" ao treinador Boloni, na sua segunda epoca no Sporting???

segunda-feira, janeiro 16, 2006

belenenses 0 - Sporting CP 1


Vitória sofrida com exibição pobrezinha do Sporting, sobretudo na 2ª parte com dificuldades na posse e circulação da bola, coincidindo com quebra de Romagnoli e Carlos Martins. É preocupante a má forma que se arrasta de jogo para jogo de alguns elementos do meio campo leonino (João Moutinho e Custódio), com consequências ao nível da elevada quantidade de passes falhados, o que origina que as bolas não cheguem a Liedson em condições. Houve vários momentos na segunda parte em que apenas Liedson passava da linha do meio campo...
A nossa equipa até entrou bem no jogo, a tentar o remate de longa distância, a dominar o meio campo, a empurrar o Belenenses para a sua área, mas a seguir ao golo, começou a defesa do resultado. Na segunda parte o Sporting limita-se a defender o resultado e nem apresentou qualidade no futebol de contra-ataque, algo que sem jogadores rápidos era difícil de fazer. Paulo Bento se quer mesmo levar o Sporting a vencer a Liga Betandwin, tem de fazer uma equipa com capacidade de impor o seu futebol por largos períodos de tempo durante a partida, em qualquer estádio onde jogue. Isto não é uma simples questão de atitude, isso não basta para vencer, tem de surgir qualidade no jogo, algo que ainda esta muito distante!!! Aproximam-se jogos decisivos, espero que essa qualidade também apareça nos próximos jogos!!!
Dois penalties no jogo, mas nada a dizer, ambos bem marcados pelo arbitro da partida.
Por fim, um elogio final para Tonel (mais um...), que pode não ser um fora de serie, mas é um bom central, neste momento o melhor do plantel, e tem tido sempre uma grande postura, quer dentro de campo, quer quando fala, defendendo sempre os interesses e o nome do Sporting!!! No final do jogo, é sempre um dos primeiros a ter a iniciativa de vir brindar os adeptos nas bancadas com uma salva de palmas, o que nestes jogos fora é sempre um reconhecimento do apoio dos adeptos á equipa. Mais uma vez, a equipa não se pode queixar de falta de apoio, o que não faltou foram adeptos verdes e brancos no Restelo!!!

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Entrevista de Soares Franco

Depois desta entrevista ficamos a saber que Soares Franco vai ser candidato a Presidente do Sporting... o meu voto, não vai ter!!! Não considero que tenha perfil para Presidente do meu clube e depois da entrevista fiquei igualmente sem saber que projecto têm para o Sporting. Limitou-se a defender a ideia, que tudo aquilo que não tem lucro é para fechar, quando quem diz ter um projecto para o clube devia era ter ideias como dar a volta por cima e arranjar soluções para essas “partes” do nosso clube que são deficitárias.
Em relação ás modalidades, fora futebol, ficamos a saber, que uma das três modalidades (atletismo, futsal e andebol) é para fechar, como o atletismo é um caso á parte, futsal ou andebol vão passar a assentar na formação. Não posso deixar de criticar esta atitude, que não têm sido só deste Presidente de esquecer o passado ecléctico do nosso Clube. Um candidato que diz ter um projecto devia era procurar patrocinadores para poderem “ajudar” a pagar essas modalidades. Depois uma das justificações para os déficits dessas modalidades, é a questão do clube não ter um pavilhão próprio... bem o Dr Soares Franco deve ter esquecido que está á 10 anos ligado ao poder no clube, na altura em que foi decidida a não construção de um pavilhão próprio devia ter levantado a voz!!!
Na questão financeira, a desculpa é sempre a mesma... 11 de Setembro!!! O Dr Soares Franco esquece que foi dito a todos os adeptos que o Estádio pagava-se com as receitas que ia gerar, hoje ficamos a saber que vamos vender o Alvaláxia, Edifico Visconde, CUF e Holmes Place... por pouco que não vendemos mesmo o Estádio...
No futebol, o cenário não é melhor, nem ouvi nada de genial do candidato... apostar na formação? Bem, isso já ouvimos muitas vezes, o problema é que nem sempre é aplicado!!! Vamos apostar na formação? Por mim pode ser, mas tem de ser dito e feito, não é emprestar o Semedo e inscrever o Hugo, não é emprestar o Varela e ir possivelmente ir buscar mais um brasuca... isso não é apostar na formação!!! A formação não é só colocar um jovem na equipa principal, é preciso incutir o espirito do Sporting, não será deixando sair um verdadeiro símbolo do clube, um capitão de alma e coração como é o Beto que vamos conseguir ter uma equipa jovem com raça!!! Em relação á entrada de investidor(es) no capital da SAD, não sou contra, até considero que o clube têm uma % elevada da SAD, e penso que deve ser por ai, procurando um ou mais parceiros estratégicos de futuro, que o clube deve resolver os seus problemas financeiros. Mas só aceito isso, depois do clube ter escolhido um líder, um verdadeiro rumo, um verdadeiro projecto, para evitar que a venda de capital não passe de uma forma de obter financiamento para reforços de qualidade duvidosa.
Não escondo que estou bastante preocupado com o futuro do clube, nenhum dos candidatos têm verdadeiramente um projecto para o clube, limitam-se a apresentar soluções casuísticas para o presente...

quarta-feira, janeiro 11, 2006

E salta Sá Pinto, olé, olé

Quando os velhotes resolvem os jogos!!!
Ricardo Sá Pinto mostrou mais uma vez que ainda está para as curvas ao ser o marcador dos dois golos do SCP.
Em entrevista à rádio Sá Pinto comentou a possivel saida de Beto, dizendo que gostava que ficasse e que é uma referência do clube. Acho que a maioria dos Sportinguistas pensa assim. Beto deve continuar e o Sporting devia fazer força para que isso acontecesse. A título de exemplo Sá Pinto falou da Real Sociedad onde o actual Presidente foi seu colega de equipa e outros elementos da estrutura directiva jogaram tb a seu lado! A pensar....

Outra realidade...

Quando se discute no Sporting a renovação do contrato de Liedson e qual vai ser a opção do clube, seguir rigorosamente o "tecto salarial" definido para o futebol profissional de 75.000 € ou ceder ás exigências do jogador de um vencimento de 100.000 €, publico aqui os vencimentos de algumas estrelas do Chelsea para podermos ter noção das diferenças entre estas duas realidades que são o futebol inglês e o futebol português. O tema do "tecto salarial" a Premier League foi lançado para discusão pelo governo de Tony Blair, depois da aquisição do Portsmouth por mais um judeu de origem russa, Alexandre Gaidamak. Os novos donos do Portsmouth colocaram 12 a 15 milhões de euros no clube para investimentos na equipa (Olisadebe ex-Panathinaikos e Benjani Mwaruwari ex-Auxerre) já estão assegurados. Este mesmo russo, em Agosto passado comprou o Beitar de Jerusalém e contratou o treinador Luis Fernandez.
Quais seram os efeitos desta entrada de mais um milionario na Premier League?
Segundo o Daily Mail, os encargos salariais do plantel do Chelsea atingem os 170 milhões de euros anuais...
Ordenado mensal líquido (em euros)
Frank Lampard-331.010 €
John Terry-313.590 €
Hernán Crespo-313.590 €
Claude Makelele-209.060 €
Didier Drogba-209.060 €
Michael Essien-139.380 €
Ricardo Carvalho-139.380 €
Paulo Ferreira-139.380 €
Petr Cech-139.380 €
William Gallas-121.950 €
Wright-Phillips-121.950 €

segunda-feira, janeiro 09, 2006

sporting braga 3 - Sporting CP 2

Infelizmente não foi possivel ver a 1º parte do jogo, mas fazendo fé nos relatos que ouvi de amigos, é unanime que levamos um "banho de bola" na 1º parte. Quando cheguei a casa do meu amigo onde ia ver a 2º parte, fiquei a estado de choque com o resultado, mesmo assim disse: vamos ganhar 2-3!!!!
Na segunda parte vi um jogo mais equilibrado, com o Sporting a controlar o meio campo, principalmente devido á acção do Carlos Martins, que tem uma capacidade enorme de organizar jogo e tem uma atitude de entrega ao jogo enorme... e juntou-se a ele, o instinto de matador de Liedson, que conseguiu 2 golos e assim empatar a partida!!! E sou muito sincero, a seguir ao segundo golo acreditei totalmente que a minha previsão de reviravolta no resultado ia mesmo acontecer... e Liedson e Tomané quase faziam mesmo...
Mas enganei-me, pq um jogador emprestado pelo Sporting, Wender marcou o 3º golo do Braga... ai sabia que era quase impossivel uma equipa reagir... e se houvesse elemento com capacidade para dar essa resposta seria Carlos Martins, jogador esse que o Sr Arbitro da APAF tratou de retirar a sua "cabeça" do jogo, no lance em que transforma uma entrada dura de Luis Felipe sobre Carlos Martins, num lançamento lateral e com direito a cartão amarelo para o nosso jogador... enfim!!! a partir desse lance a equipa nunca mais se encontrou, e o jogo estava perdido...
No pós jogo o grande tema foi a questão Wender... bem, em primeiro lugar, a esse sr aplico o mesmo que disse sobre o jogador Silva, no pós jogo com o Guimarães na epoca passada... para mim nunca mais volta a vestir a camisola do Sporting (por mim, nunca tinham vestido)... não por ter marcado os golos, pq ai fez o que tinha a fazer, mas sim pela forma como comemorou os golos... é uma ofensa para o clube que paga o seu vencimento e uma ofensa para os adeptos do Sporting. Outra palavra para a SAD... sabendo que o jogo com o braga seria logo no inicio do ano, havia necessidade de fazer o negocio Abel já? sabendo que o Sporting tem más experiencias com os jogadores emprestado, ainda a epoca passada, talvez tenha sido um jogador emprestado, Edgar Marcelino, que marcou o golo da vitoria do Penafiel em Alvalade a fazer perder o titulo nacional... sabendo disto, não teria sido razoavel os dirigentes do Sporting fazerem o negócio após o jogo? Quanto ás palavras do jogador no final do jogo... bem Wender nunca foi titular, é uma realidade, mas foi quase sempre 1º opção de banco... e o que fez quando entrou em campo?... zero, nada... por isso não percebo as sua palavras...
Quanto ao titulo, 10 pontos ao fim da 1º volta, parece ser muita "fruta" para a equipa do Sporting neste momento... as coisas começaram mal e muito dificilmente um ou outro reforço vai poder fazer mudar algo radicalmente... na minha opinião a perda de um jogador como Rochemback e a incapacidade que a SAD demonstrou para o substituir, foi um erro de gestão desportiva enorme e que esta a custar caro aos resultados desportivos do clube. João Alves foi um autêntico falhanço como reforço (parece que foi uma nulidade total na 1º parte deste jogo)... quanto ao futuro neste momento a escolha do Sporting deve passar por lançar jovens como estes 3 juniores em Braga e analisar se esta ali algum diamante por lapidar. Quanto ao treinador, controlou a indisciplina no balneario, mas não está a conseguir trazer mais rendimento á equipa. Penso que ai não é o unico culpado, porque ainda á muito mau profissional a usar aquela camisola...

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Lançamento do sporting braga-Sporting CP

Paulo Bento convocou apenas 18 jogadores para a deslocação deste sábado a Braga. Os reforços Caneira e Abel fazem parte das escolhas do técnico. Face às dificuldades com que a equipa técnica leonina se tem deparado na preparação para o jogo de Braga, decorrente de lesões, atrasos e castigos, foi encontrada entre as camadas jovens dos relvados da Academia Sporting: 3 deles treinaram com o plantel principal e que já têm garantida a estreia, pelo menos, no banco de suplentes: Bruno Pereirinha, médio-centro, David Caiado, avançado, e Tomané, ponta-de-lança, irão vestir, respectivamente, as camisolas 47, 42 e 41. Os retardatários Polga e Deivid não constam da convocatória de Paulo Bento, por opção técnica, para o jogo de amanhã. Já Caneira e Abel podem estrear-se em Braga, mas Romagnoli ainda não pode ser utilizado, visto ainda não ter chegado a Portugal o certificado internacional do argentino. Nos indisponíveis por lesão estão: Loureiro, Beto, André Marques, Nelson além de Sá Pinto que está castigado e também não poderá jogar. Varela realizou esta sexta-feira o último treino às ordens de Paulo Bento, totalmente recuperado de uma entorse no joelho esquerdo irá iniciar o plano de treinos no seu novo clube, Vitória de Setubal, onde vai jogar até o final da temporada por empréstimo.
Numa altura em que o Sporting quer emprestar Semedo o jovem defesa-central ainda faz parte das opções para Braga, assim como Douala que só se juntará à selecção dos Camarões, com vista à CAN na próxima segunda-feira.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Ricardo e Tiago;
Defesas: Semedo, Tello, Caneira, Tonel, Miguel Garcia e Abel;
Médios: B. Pereirinha, João Alves, João Moutinho, Custódio, Nani e Carlos Martins;
Avançados: David Caiado, Tomané, Douala e Liedson.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Acções

Boa liquidez das acções do Sporting! Mais de 17 000 acções negociadas no dia de hoje. Comparando com o FCP que negociou apenas 585 acções. E as do SLB ... ? Essas quem as tem...está agarrado a elas pois não as conseguem negociar?! Foi dos maiores barretes comparando com a operação coração! Volta e meia lá liga um adepto para o banco a reclamar, que tem aquilo ... paga todos os trimestres despesas com comissões sobre o dossier de títulos e sem conseguir vender :) o amor ao clube tem disto.

mais umas daquelas...

Esta semana muito daquilo que existe de pior no mundo do futebol ficou á vista de todos... nada melhor que começar a semana, com a "espera" á velha moda da Mafia Napolitana, no aeroporto de Lisboa por parte de "capangas", contratados pela direcção dos lampiões, a um dito amigo do guarda-redes Moretto, Vitor Dinis. Alem da vergonha daquilo que se passou, quem fez demonstrou pouca inteligência ao fazer aquela "cena" á frente das camaras das televisões, que não perderam a oportunidade de filmar a agressão, quem fez a agressão e nem mesmo o dirigente do slb, Carlos Colaço a apelidar de "palerma" e "palhaço", o dito amigo do novo reforço... e nem faltou o sempre digno agente da autoridade, que pelos vistos viu tudo e não viu nada!!!
Já ontem, depois de ler as declarações do sr Antonio Figueiredo, presidente da SAD do Estoril Praia e notável socio lampião, fiquei a saber que afinal o Estoril-Praia ainda é propriedade do sr. Jose Veiga, quando a epoca passada, talvez para poderem fazer a transferência do já "famoso" jogo para o Algarve, se disse que o Sr Jose Veiga tinha vendido a sua parte das acções da SAD á sociedade Southern Cross... bem, a situação é esta... ou esta dita venda não passou de uma mentira para permitir que o sr Veiga pudesse dirigir 2 clubes na Super Liga... ou então esta venda de acções à Southern Cross não passou de uma manobra fictícia, sendo aconselhavel a investigação da CMVM a esta operação!!!
Era bom que as autoridades com poder de investigação no país, não adoptassem o mesmo comportamento passivo do digno agente de autoridade do aeroporto ...

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Os Brasileiros, pois claro

Quando todos esperavam que Liedson ficasse mais uns dias pelo Brasil, foi Polga e Deivid que ainda estão à espera de uma passagem!!!

Um bom profissional, não só no futebol, mas em todas as profissões nota-se nestes promenores assiduidade e pontualidade...

Como é que estes "caras" habituados a viajar não têm estas coisas programadas!?
Polga - por mim ficavas já ai no Brasil
Deivid - para quem quer um lugar no 11, não podes fazer destas
Bento - mão pesada nestes senhores, não basta a multa, pois isso já verificamos no passado que não resulta.

Um excelente ano de 2006 para todos e guardei duas passas para:
- Sporting Campeão em ano de Centenário
- Portugal Campeão Mundial