sexta-feira, setembro 30, 2005

Vergonha!!!

O que se passou hoje em Alvalade foi uma vergonha!!! Ser eliminado da Taça UEFA por um clube sueco, de meio da tabela... não tem outro nome senão uma completa vergonha!!!
Em ano de Centenario, o clube falhar na Liga dos Campeões e logo de seguida falhar na Taça UEFA é uma vergonha!!!
A culpa vai directa para jogadores, treinador e direcção. Jogadores que demonstram uma total incapacidade de sacrifico pela camisola que usam e falta de humildade perante adversarios que são semi-profissionais e não devem nem receber um decimo que muitos jogadores do Sporting. Treinador porque demonstra um total desnorte no banco e uma total incapacidade de gestão do balneario. Direcção, porque de futebol, cada vez mais demonstra saber muito pouco.
Tal como tinha apontado no domingo, a minha critica mais forte vai para a falta de respeito destes 3 actores por aquilo que é o Sporting: os seus ADEPTOS!!!
O jogadores porque não respeitam quem compra os bilhetes, preferindo não darem espectaculo no campo, algo para o qual são pagos a tempo e horas e bem pagos!!!
O treinador que fala em ter credito junto dos adeptos e depois desta vergonha, diz que assume a responsabilidade mas é incapaz de por o seu lugar á disposição, o minimo dos minimos que era pedido a quem diz assumir a responsabilidade deste pesadelo.
A direcção que é incapaz de demonstrar liderança e assumir que está uma crise instalada no clube, mas prefere "assobiar para o ar" como se tudo tivesse bem!!!

O divorcio entre o Sporting, o verdadeiro Sporting que são os seus adeptos, e este 3 actores esta definitivamente consumada... principalmente entre os 2 actores da liderança: treinador e direcção!!!

Está na hora da direcção assumir que algo não esta bem e mudar já de inicio quando ainda nada esta decidido e não esperar pelo Natal para mudar o treinador e de seguida, depois de tomar a decisão mais acertada para o clube na componente desportiva, ela propria colocar-se á votação perante o verdadeiro Sporting que são os seus adeptos!!!

Quem conhece-me sabe que sempre defendi treinador Jose Peseiro, mas hoje isso acabou... eu não tolero falhas graves e principalemente a incapacidade de assumir essas falhas nos objectivos... critiquei o Fernando Santos que falhou todos o objectivos e no fim da epoca foi incapaz de colocar o lugar a disposição... hoje o sr Peseiro fez o mesmo!!!

Nesta hora dificil, não posso deixar de enviar uma saudação especial para todos os Sportinguistas, especialmente para aqueles, que apesar de as vezes não terem a mesma opinião que a minha, defendem e pretendem um Sporting melhor... espero que os ecos destas opiniões de mudança cheguem a quem tem de tomar decisões!!!

SPORTING SEMPRE

quinta-feira, setembro 29, 2005

Luís Duque... NÃO!!!!!

Parece que o Dr Luis Duque esta a pensar voltar ao Sporting... eu claramente digo NÃO!!!
Não esqueço que foi aos "comandos" de Luis Duque que quebramos o jejum do titulo... e sinceramente gostava que o Dr Luis Duque tivesse ficado conhecido só por esse objectivo cumprido!!!
Mas infelizmente quando finalizou aquele jogo em Paranhos que representou o fim desse jejum, eu não esqueço o o Luis Duque começou a comportar-se como um populista e lançou varias intrigas entre o Sporting CP e Sporting SAD, como se ele fosse o grande obreiro do titulo... teve a sua quota parte de responsabilidade, como é obvio, mas não foi o unico!!!... além disso todos os Sportinguistas sabemos que o jogador Rodrigo Tello, que custou entre 5-7,5 milhões de Eur!?!? (valor este que nunca consegui saber ao certo, face ás "luvas" que foram pagas), veio pela mão do Luis Duque alem de outros "cancros encarnados" como Dimas e o outro lampião que veio do Celta Vigo, já nem recordo o nome, tantas foram as vezes que jogou... tb seja feita honra que foi ele que trouxe o Andre Cruz jogador que nunca vou esquecer!!!

Mas como eu não gosto de populistas, não voto Luis Duque!!!

Penso que é possivel encontrar algo melhor e mais credivel no seio do Mundo Sportinguista!!! quero alguem que queira vir servir o Sporting, de alma e coração e não alguem que venha para o nosso clube para obter protagonismo pessoal...

segunda-feira, setembro 26, 2005

SPORTING CP 1 - Vitoria Setúbal 0

Foi um jogo bastante fraquinho... nem começou mal o jogo, mas quando o Vitória ficou reduzido a 10 unidades claramente o Sporting demonstrou dificuldades em jogar contra 10. Muito passe falhado, muito tiro ao boneco... depois á coisas que não percebo no futebol, o Paito na pré-epoca não quis quer emprestado a outro clube para rondar, depois quando tem oportunidade de jogar a titular faz aquele jogo que fez ontem?!?!?!
Quanto ao Peseiro, que foi o centro de interesse da noite... sou muito sincero, não consigo perceber aquela entrada do Beto... á certas substituições que o Peseiro faz que eu não consigo perceber... a equipa estava a jogar mal e lento, e diga-se de passagem os jogadores tb ajudaram á festa pq certos erros são inademissíveis!!! mas sabendo que o ambiente estava quente nas bancadas, o treinador do Sporting a 10 min do fim, a jogar em casa e a ganhar 1-0 decide tirar um avançado e colocar um defesa central... e ainda por cima, em vez de colocar o Beto no meio-campo, não, coloca o Polga!!! Na verdade o Sporting a partir dos 75º min controlou menos o jogo, mas na minha opinião não foi pelo Vitória ter começado a jogar, mas sim por falta de pernas do Sporting (mais uma vez digo... contratem um preparador fisico!!!) o que levou a que o jogo ainda ficasse mais lento! Mas não era isso que ia resolver esse problema a entrada de um defesa central... a não entrada do Pinilla pareceu-me mais uma birra do treinador em demonstrar que não são as bancadas que controlam a equipa, do que algo logico. O Peseiro defende-se com a necessidade de ser pragmatico e ganhar jogos... bem, para ser pragmatico e ganhar não é necessario jogar tão mau futebol como ontem... e á uma coisa que os jogadores, treinador e direcção não se podem esquecer... o respeito pelos adeptos que vão ao estadio, que pagam para ir ver um bom espectaculo e não aquela miseria que trinta e tal mil pessoas viram ontem no nosso estadio... pq se vamos ao estadio é porque acreditamos que é possivel ganhar e jogar bem!!! Por isso compreendo aquele monumental coro de assobio que o Peseiro ouviu... ele não pode esquecer: o Sportiguista é existente!!!

Nota final para o lance de penalty, o Deivid é tocado pelo Moretto e em seguida ainda leva com o Bruno Ribeiro em cima. Penalty bem marcado, Moretto sendo o 1º a fazer falta é sancionado e bem sancionado, Deivid estava totalmente enquadrado com a baliza e com a bola totalmente controlada... só não vê quem ainda está com azias de andar na A5!!!!
Lance pela dificuldade de analise do mesmo, muito bem ajuizado pelo sr Paulo Bapstista.

Lisboa, Estadio Alvalade XXI
Árbitro: Paulo Baptista
SPORTING Nélson; Miguel Garcia, Polga, Tonel e Tello (Paíto, 29); Luís Loureiro (Wender, 55 m), João Alves e João Moutinho; Douala, Liedson (Beto, 80) e Deivid
Treinador: José Peseiro
VITÓRIA DE SETÚBAL Moretto; Janício, Auri, Fonte e Nandinho; Ricardo Chaves (Binho, 76), Dembelé, Bruno Ribeiro e Pedro Oliveira (Marco Tábuas, 20); Songou e Tchomogo (Heitor, 66)
Treinador: Norton de Matos
Golos: Deivid (34 m)
Cartões: amarelo a Sougou (39 m), João Moutinho (66 m), Tonel (78 m); vermelho (directo) a Moretto (19 m)

quarta-feira, setembro 21, 2005

a proximo artista do apito...

Sim... é verdade, vai ser o "artista" que considerou este lance fora-de-jogo, o dono do apito no domingo, durante o Sporting-Setubal... a APAF continua com as suas acções, com o objectivo de trazer o seu "protegido" para o topo da classificação!!!

nota: agradecimento ao blog Garra(s) do Leão, por ter disponibilizado esta foto que demonstrar como a APAF conseguiu "ROUBAR" 2 pontos ao Sporting na epoca passada!!!

A "nossa" imprensa desportiva

Ontem quando passei os olhos nos jornais desportivos, fiquei a pensar se os jornalistas dos jornais Record e Bola tinham visto o jogo Nacional-Sporting?!?!... aproveito para deixar um conselho a ambos: comprem o kit de sócio do vosso clube, ouvi dizer que tinha lá uns descontos na multioptica!!!!

Record
"Olegário Benquerença (3). Um erro apenas, mas importante: André Pinto não estava fora-de-jogo quando introduziu a bola na baliza de Nélson, na 1ª parte."

A Bola
"OLEGÁRIO BENQUERENÇA (7) Trabalho seguro, sereno, personalizado e certo do árbitro de Leiria, de facto em excelente forma. "

No O Jogo, ao menos fiquei a saber que o Jorge Coroado ( ja deve ter o kit) viu o jogo " De acordo com o aclaramento efectuado pela FIFA, o jogador do Nacional tinha o tronco e o joelho adiantados em relação ao penúltimo defensor do Sporting. Motivo para fora-de-jogo, mas compreenda-se que, no terreno, essa avaliação é muito difícil de fazer. Mão para baixo. "

É escandaloso ler coisas daquelas como o Record e A Bola escreveram... eu tambem considero o lance de dificil analise, mas aqui a questão não é essa ou esta ou não esta fora de jogo, essa é a questão... mais uma palavra para o Record e particularmente para o sr João Cartaxana, escrever coisas como "Numa palavra, não mostrou ter estaleca, estofo de campeão." em primeiro lugar demonstram a sua ignorância em relação á lingua portuguesa e é claramente uma tentativa de destabilizar o Sporting!!!! No final do campeonato, cá estarei para atirar esta frase e não a "palavra", á sua cara!!!!

terça-feira, setembro 20, 2005

Nacional 2 - SPORTING CP 1

A minha primeira nota vai já para o sr Olegário Lampião Larapio, pela vergonhosa arbitragem que fez: 2º golo do Nacional em fora de jogo ( Andre Pinto tem o tronco adiantados), aos 15 min Emerson derrubou Liedson com o braço direito e aos 70 min quando Polga procurava cabecear a bola, foi empurrado pelas costas por Ávalos e ainda estou para perceber o porque do amarelo ao João Alves... alem da gritante dualidade de criterio e prova disso é a parte final do jogo onde o anti-jogo do Nacional não foi punido com um unico amarelo!!! Já agora gostava que o sr guilherme explica-se pq nomeia o mesmo arbitro que nomeou na epoca passada, depois daquela expulsão vergonhosa do Paito!!! Este sr guilherme gosta de gozar com o Sporting, só pode... já chegou a greve que decretou aos jogos do Sporting!!! Já agora gostava de saber, se o criterio de nomeação do arbitro da epoca anterior vai ser igualmente aplicado ao slb-fcp....
A segunda nota, bastante positiva é para o MONUMENTAL golo do Deivid!!!! Daquele genero, parecido só recordo-me de um nos anos 80 do Ralph Meade!!!
A terceira nota vai para o Peseiro, não uma nota mas sim uma pergunta: Explique-me a substituição do João Moutinho??? Para deixar o Luis Loureiro no campo e fazer ele avançar para medio atacante, não seria melhor deixar o Moutinho (apesar de não ter jogado grande coisa) e colocar o Carlos Martins no lugar do Luis Loureiro, passando a jogar sem medio defensivo???
Quarta e ultima... foda-se... tambem não temos sorte nenhuma naquele estadio vergonhoso... o ano passado perdemos no ultimo minuto, hoje o Carlos Martins falha-me aquele golo!!!!

Enfim... nada está perdido... temos de jogar muito melhor e mostrar uma superioridade sobre os adversarios muito maior!!! Já deu para ver hoje e ontem em Braga, que a APAF vai começar a intervenção no campeonato com o objectivo de trazer o seu "protegido" cá para cima!!! Por isso não podemos dar a minima hipotese em cada jogo!!!

FORÇA SPORTING, QUEREMOS CAMPEÕES!!!!


Estádio Eng. Rui Alves
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Árbitros assistentes: Luís Marcelino e Celso Pereira

Nacional: Hilário (Belman, 33m), Patacas, Ávalos, Emerson, Miguelito, Goulart, Chainho, Bruno, Alonso (Nuno Viveiros, 56m), Chilikov (Ricardo Pateiro, 66m) e André Pinto

Treinador: Manuel Machado
Suplentes não utilizados: Cléber, Alex Terra, Hernâni e Luís Manuel
Golo: Goulart (64m) e André Pinto (78m)

SPORTING: Nelson, Rogério, Polga, Tonel, Tello, Luís Loureiro, João Moutinho (Carlos Martins, 83m), Sá Pinto (João Alves, 62m), Douala (Wender, 62m), Deivid e Liedson

Treinador: José Peseiro
Suplentes não utilizados: Ricardo, Silva, Miguel Garcia e Paíto
Disciplina: Cartão amarelo a Tello (23m), Luís Loureiro (63m) e João Alves (68m)
Golo: Deivid (47m)

segunda-feira, setembro 19, 2005

Lançamento Nacional-SPORTING CP

Faltam pouco mais de 2 horas para o inicio do jogo... o jogo que desejo que represente a tomada do lugar cimeiro na classificação. Temos tudo para ganhar, espero que os jogadores tenham consciencia da importancia desde jogo, desde já a possibilidade do comando isolado do Campeonato. É tradicionamente um jogo complicado devido a garra das equipas do Nacional e aquele estadio "anormal"!!! Mas estou bastante confiante num resultado positivo e numa demonstração de força por parte dos jogadores do Sporting.
Nesta jornada houve o confronto, daqueles que considero serem os 2 grandes rivais na luta com o Sporting pelo titulo esta epoca, e o resultado foi um empate a 0. Foi um jogo interessante, o Braga é uma equipa bastante equilibrada e o Porto tem grandes soluções no plantel e um treinador que claramente gosta de futebol de ataque. Devo dizer que tenho boa impressão do Adriaanse, quer do seu conhecimento tactico, quer da sua faceta de disciplina. Na epoca passada fiquei bastante agradado com a forma de jogar do AZ e estou a gostar da forma de jogar actual do Porto... face as soluções do plantel, na minha opinião é claramente o grande favorito a vencer o campeonato.
Já no outro lado da 2º Circular, a ilusão continua... e espero bem que assim fique por muito tempo, numa semana passaram de bestas a bestiais. Ganharam nos descontos ao Lille e agora deram 4-0 ao Leiria, que comandado por esse treinador de nome Jose Gomes (um que deve estar claramente enganado na profissão), mais parece uma equipa de solteiros ou casados... é claramente o candidato numero 1 á primeira "chicotada psicologica"!!!
Mas o importante mesmo, é o Sporting. Hoje é para ganhar....

FORÇA SPORTING, QUEREMOS CAMPEÕES!!!!!!

sexta-feira, setembro 16, 2005

HALMSTADS BK 1 - SPORTING CP 2

Um daqueles jogos em que o Sporting jogou QB para vencer. Peseiro aproveitou para rodar varios jogadores, das varias caras novas no 11 inicial, o unico que não compreendi muito bem o que estava lá a fazer em campo foi o Silva, bem sinceramente eu ainda não sei bem o que o Silva esta a fazer no Sporting, mas isso é outra conversa... neste lugar estava á espera de ver o PiniGOL, acho que ele merecia fazer 90 min para ganhar mais forma, João Alves e Wender estão ainda na fase de encaixar na equipa, Deivid começa a entrar aos poucos e poucos na equipa ( continuo á espera de muito mais, porque acho que este jogador pode fazer mais e melhor), Nelson na baliza... enfim um daqueles jogos mais de treino!!! Em relação ao Halmstads, destaque para o jogador Djuric e para a bela simulação do Preko no lance do penalty...
Penso que estamos na proxima fase!!!!


Estádio Örjans
Árbitro: Tomasz Mikolski
HALMSTADS BK C. Johansson; Anklev, Zvirgzdauskas, Jönsson e P. Johansson; A. Johansson (J.Johansson, 68), Svensson, Jensen e Preko (Ingelsten, 76); Djuric e Thorvaldsson
Treinador: Jan Andersson
SPORTING Nelson, Miguel Garcia, Polga, Tonel e Rodrigo Tello; Luís Loureiro, João Moutinho, João Alves e Wender (Nani, 78); Deivid (Pinilla, 69) e Silva (Varela, 89)
Treinador: José Peseiro
Cartões amarelos: Miguel Garcia (25), João Alves (62), Rodrigo Tello (68) e Polga (83)
Golos: Thorvaldsson (42 gp), Wender (44) e Deivid (47)

NOTAS:
-nota positiva para a vitoria folgada do Guimarães, o bom resultado do Braga em Belgrado e o Setubal que não perdeu!!!
-Não posso deixar de referenciar, pq avisei que não iamos ser os unicos, a vitoria folgada da Udinese sobre o Panathinaikos
- e a vitoria dos lampiões, que já são novamente os maiores, já jogam o melhor futebol da europa, o Koeman é genial, o Micolli que é um galactico e na proxima epoca está no Real Madrid... enfim, é o que dá em marcar um golo nos descontos... o mundo vira 180º... já todos conhecemos esta conversa á anos, na cabeça dos lamps á palavra coerencia não existe!!!

terça-feira, setembro 13, 2005

Nelson ou Ricardo???

Vai chegar o momento da decisão...
Concordei com o Peseiro na decisão de tirar o Ricardo da baliza, só não concordei com ele especificar os jogos... devia o ter tirado e não dizia mais nada, não tinha de dizer que ele não jogava contra o Maritimo e contra o slb. Agora esta tudo com olhos em quem ele vai colocar na baliza, depois desses 2 jogos terem passado...
Na minha opinião a opção Nelson é para continuar, não existe razão nenhuma para ele sair da baliza: esteve bem nos 2 jogos, deu segurança á defesa, o unico golo que sofreu foi um golpe de sorte do adversario... se o Peseiro não der a titularidade a ele esta a ser incoerente.
Agora, vamos ser sincero, o Ricardo é um problema... é titular da selecção, está um Mundial á porta (uma montra de excelencia de jogadores) e está muito dinheiro investido nele... para ele ser vendido, ele tem de jogar...
Vamos ver qual a solução que a equipa tecnica e SAD vão ter para este problema... espero que seja a melhor para todas as partes!!!

segunda-feira, setembro 12, 2005

LIEDSHOW

O empresário do goleador brasileiro Renato Silva confirmou hoje que é válido o direito de opção por mais uma temporada presente no contrato de Liedson, essa situação implica que avançado está contratualmente ligado ao Sporting até 2007.
«Liedson tem mais um ano de opção no contrato, que apenas depende do Sporting, ou seja, ele poderá ficar mais dois anos no Sporting», confirmou Renato Silva, em declarações à Renascença. Mas o empresário de Liedson refere que o avançado é um jogador muito pretendido no mercado, devido à sua inegável «facilidade» em marcar golos e às poucas lesões que o afectam, pelo que seja natural o interesse de vários clubes. Agora o goleador brasileiro até poderá renovar por mais épocas com o Sporting desde que seja apresentado um bom contrato: «Se nós recebermos uma proposta interessante podemos renovar, mas até agora ainda não recebemos nada.»... só posso fazer uma pergunta á SAD do Sporting: ESTÃO Á ESPERA DO QUÊ???????? Este jogador merece cada Euro que recebe... ataca, marca golos, defende... é daqueles casos em que 100% dos Sportinguistas estão de acordo!!! Tem de ser um assunto resolvido com a maxima urgencia!!!!

Preparação Fisica

Eu continuo a achar que o Sporting não está a 100% fisicamente. Ainda no ultimo jogo, foi evidente a quebra fisica de alguns jogadores na parte final da partida. Este ano por opção do Jose Peseiro, a preparação fisica ficou a cargo dele proprio e da restante equipa tecnica, depois da saida do Aroso para o AEK Atenas.
Acredito que todos os elementos da equipa tecnica tenham qualificações para fazer tal papel, mas eu defendo que cada um deve fazer um coisa e o papel do treinador e treinar e não fazer preparação fisica é para isso que existem os preparadores fisicos.
Penso que é uma situação a rever, a componente fisica vai ser importante durante esta epoca.

domingo, setembro 11, 2005

SPORTING 2- benfica 1

O que resultou do derby foi uma vitória tão justa como indiscutível do Sporting, que coloca o seu eterno rival a oito pontos de distância. Não há muito mais a dizer... 2-1 é pouco para tanta diferença de futebol praticado no relvado... a diferença em campo vem provar as minhas palavras... quem devia usar o escudo de campeão esta epoca era os funcionarios da APAF e não o tal clube que se diz campeão!!!
Apesar do meu receio com a defesa de recurso do SPORTING, mais uma vez ANDERSON POLGA mostrou o porquê de ser Campeão do Mundo, algo que não está ao alcance de qualquer um... a epoca passa foi o ricardo rocha, ontem foi o luisão que ainda deve estar a pensar de onde surgiu o LIEDSHOW!!! hehehehehe
Uma palavra para o Nelson que demostrou segurança na baliza e para Tonel que fez um jogo de grande nivel!!!!
Em relação ao Peseiro, eu nunca pedi a cabeça do treinador nos resultados menos positivos, apesar da sua responsabilidade em alguns desses mesmos resultados... quando não inventas as coisas correm bem!!!!

ainda dizem que ninguem para o benfica!!! é mesmo não ter noção da realidade!!!!

LIGA - 3ª JORNADA
SPORTING - BENFICA, 2-1 (Luís Loureiro 37' e Liedson 74'; Simão 63')
Estádio José Alvalade, em Lisboa
HORA: 21:30Árbitro: Paulo Costa (Porto)
SPORTINGNélson; Rogério, Tonel, Polga, Tello, Luís Loureiro, João Moutinho, Sá Pinto, Douala, Liedson e Deivid.
Suplentes: Tiago, Carlos Martins, Silva, Miguel Garcia, João Alves, Wender e Pinilla. Treinador: José Peseiro.
BENFICA Moreira; Anderson, Luisão, Ricardo Rocha, João Pereira, Manuel Fernandes, Nélson, Karagounis, Carlitos, Miccoli e Simão.
Suplentes: Quim, Alcides, Léo, Beto, Karyaka, Geovanni e Nuno Gomes.
Treinador: Ronald Koeman.

sexta-feira, setembro 09, 2005

Comissão de Honra do Primeiro Centenário

O Sporting a Comissão de Honra do Primeiro Centenário, um conjunto de 100 personalidades sportinguistas representativas dos mais variados sectores sociais, económicos, empresariais, profissionais, políticos e desportivos de Portugal. Uma Comissão de Honra encabeçada por Jorge Sampaio e D. José Policarpo e que é integrada pelas seguintes individualidades: Jorge Sampaio, Dr. (Presidente da República)D. José Policarpo (Cardeal Patriarca)José Durão Barroso, Dr. (Presidente Comissão Europeia) José Nunes da Cruz, Juiz Cons. (Presidente Supremo Tribunal de Justiça)Afonso Pereira de Sousa, Dr. (Presidente Banco Alves Ribeiro) Alexandre Batista, Dr. (Economista, Antigo Futebolista Internacional) Alexandre Soares dos Santos (Presidente Grupo Jerónimo Martins) Américo Dinis da Gama, Prof. Dr. (Professor Catedrático Medicina) Almerindo Marques, Dr. (Presidente RTP) Ana Margarida Ulrich (Gestora de Marketing) António Bessone Basto (Antigo Andebolista Internacional e Atleta Olímpico)António Domingues de Azevedo (Presidente CTOC) António Homem Cardoso (Autor e Fotógrafo) António Horta Osório, Dr. (Presidente Banco Santander Totta) António Pinto Basto (Artista)António Pires de Lima, Dr. (Gestor/Político)António Raposo de Lima, Dr. (Administrador IBM)António Ribeiro Cristóvão (Jornalista)Artur Agostinho (Actor e Comunicador)Artur Costa (Antigo Nadador Internacional) Avelina Alvarez (Antiga Ginasta Internacional e Olímpica) Beto Acosta (Antigo Futebolista Internacional Argentino)Camilo de Oliveira (Actor)Carlos Andrade, Dr. (Jornalista)Carlos César, Dr. (Presidente Governo Regional dos Açores) Carlos Coutinho, Dr. (Administrador SAG, SGPS, e Antigo Dirigente)Carlos Duarte de Almeida, Dr. (Vice-Presidente BANIF)Carlos Lopes (Antigo Atleta Internacional e Olímpico) Cristiano Ronaldo (Futebolista Internacional)David de Almeida (Artista Plástico) Dinis Machado (Escritor)Eduardo Marçal Grilo, Prof. Eng. (Administrador Fundação C. Gulbenkian)Fátima Lopes (Apresentadora TV)Fernando Mamede (Antigo Atleta Internacional e Olímpico) Fernando Mendes (Antigo Futebolista Internacional e Treinador) Fernando Mendes (Actor)Fernando Ruas, Dr. (Presidente Associação Portuguesa de Municípios)Filipe de Botton, Dr. (Presidente Logoplast)Filipe Pinhal, Dr. (Vice-Presidente Millennium bcp)França N’Dalo, Gen. (Empresário e Antigo Futebolista)Francisco Murteira Nabo, Dr. (Presidente Galp Energia)Francisco van Zeller, Eng. (Presidente CIP-Confederação da Indústria Portuguesa)Hermínio Barreto, Prof. Dr. (Antigo Basquetebolista Internacional e Treinador) Hilário da Conceição (Antigo Futebolista Internacional e Treinador) Inês Castelo Branco (Actriz)João Braga (Artista)João Lagos (Presidente Lagos Sport)João Proença, Eng. (Secretário Geral UGT)João Rendeiro, Dr. (Presidente Banco Privado Português) João Roque (Antigo Ciclista Internacional e Olímpico)João Salvador Marques, Dr. (Antigo Atleta e actual Sócio nº 1)Joaquim Bastinhas (Cavaleiro Tauromáquico)Jorge Gabriel (Apresentador TV)Jorge Jardim Gonçalves, Eng. (Presidente Conselho Superior Millennium bcp)Jorge Rocha de Matos, Comdr. (Presidente AIP-Associação Industrial Portuguesa)José António Carvalho Martins (Presidente Cª Cervejas Portugália)José Augusto França, Prof. Dr. (Professor Catedrático e Crítico de Arte) José de Oliveira Costa, Dr. (Presidente Grupo SLN)José de Sousa Cintra (Antigo Presidente)José Paquete de Oliveira, Prof. Dr. (Professor Catedrático)José Roquette, Dr. (Antigo Presidente e Empresário)José Tavares, Juiz Cons. (Director-Geral Tribunal Contas)José Vera Jardim, Dr. (Deputado) Juan Morales, Dr. (Presidente Coca-Cola Portugal)Júlio Rendeiro, Eng. (Empresário, Antigo Hoquista Internacional)Karim Vakil, Dr. (Presidente Banco Efisa)Krassimir Balakov (Antigo Futebolista Internacional Búlgaro)Lídia Faria (Antiga Atleta Internacional)Luís Fazenda, Dr. (Deputado)Luís Figo (Futebolista Internacional)Luís Grilo (Antigo Atleta Internacional e Olímpico)Manuel Fernandes (Antigo Futebolista Internacional e Treinador)Manuela Ferreira Leite, Dra. (Deputada)Marco Chagas (Antigo Ciclista Internacional e Olímpico)Maria Armanda (Artista) Maria José Valério (Artista)Maria de Lurdes Borges de Castro (Antiga Atleta e actual sócia nº 6)Mário Gonzaga Ribeiro (Presidente F P Motonáutica, Antigo Piloto e Dirigente)Mário Moniz Pereira, Prof. (Antigo Atleta, Treinador Internacional, Olímpico, Sócio nº 2)Mário Saldanha (Presidente FP Basquetebol, Antigo Atleta) Miguel Ângelo (Artista)Miguel Horta e Costa, Dr. (Presidente Portugal Telecom) Miguel Paes do Amaral, Eng. (Presidente Media Capital)Octávio Teixeira, Dr. (Economista)Pedro Feist (Empresário, Antigo Andebolista International)Pedro Mello, Eng. (Vice-Presidente José de Mello, SGPS)Pedro Miguel Moura (Antigo Atleta Internacional Ténis Mesa)Pedro Santana Lopes, Dr. (Antigo Presidente) Ricardo Ferraz (Antigo Atleta e Treinador Internacional e Olímpico)Ricardo Salgado, Dr. (Presidente BES) Rogério Alves, Dr. (Bastonário Ordem dos Advogados)Rolando Oliveira, Dr. (Administrador Controlinvest)Simone de Oliveira (Artista)Sofia Alves (Actriz)Vasco de Mello, Dr. (Presidente BRISA)Vasco Lourenço, Ten. Cor. (Presidente Associação 25 Abril) Vasco Rocha Vieira, Gen. (Antigo Governador de Macau)Vítor Martins, Dr. (Economista e Consultor de empresas) Vítor Mendes (Antigo Toureiro)Volker Müller, Dr. (Administrador Siemens Portugal)

É impressionante a quantidade de forças vivas da sociedade portuguesa que estão neste lista... Presidente da Republica, Cardeal de Lisboa, Presidente da Comissão Europeia, ex- 1º Ministro, ex-Ministros, Presidente de Governo Regional, Presidentes de Bancos como o BCP, BES, Santander Portugal, BPP, de empresas como a Galp, Brisa, Siemens Portugal, Coca Cola Portugal, RTP, Media Capital, etc, etc... destaque para o Campeão Olimpico, CARLOS LOPES e para 2 figuras portuguesas, talvez os 2 maiores icones de Portugal no estrangeiro, LUIS FIGO e CRISTIANO RONALDO, 2 nomes que são logo associados a Portugal!!!!

o SPORTING não é grande... é ENORME!!!!!!!!!

quinta-feira, setembro 08, 2005

Lançamento do Sporting-benfica

Sabado temos derby!!! Jogo que não deixa indiferente qualquer povoação em Portugal e mesmo qualquer ponto no globo onde haja uma comunidade portuguesa.
O Sporting é favorito... é favorito porque joga em casa, porque joga melhor futebol, porque vai á frente no campeonato.
A pressão está do lado dos lampiões.... em caso de derrota, considero que ficam bastante mais longe de vencer o campeonato, 8 pontos á 3º jornada é muito, é muito porque não acredito que o campeonato seja igual á epoca passada ( o porto perder 24 pontos em casa não acontece sempre).
As grandes duvidas do Peseiro neste momento estão na defesa, devido a 2 dos titulares estarem lesionados (Beto e Edson). Beto vai ser substituido por Tonel e Edson ainda não se sabe, sendo Tello e Paito os 2 candidatos. Para o lugar do Roca deve entrar Sá Pinto, não pela forma como esta a jogar mas mais para ser a voz de comando da equipa face á ausencia do capitão Beto. Acredito que a aposta no lugar de defesa esquerdo vai recair por Paito. Considero esta á melhor opção pelo facto da defesa do Sporting ser lenta ( Polga, Tonel e Rogerio não são conhecidos pela rapidez). Como acho que os lampiões vão jogar só com o miccoli na frente e 3 medios atacantes rapidos (simão, geovanni e karagounis), é importante ter um elemento rapido na defesa para evitar contra-ataques, porque em jogo corrido o sentido de posicionamento do defesa central Campeão do Mundo, chega e sobra!!!!
Na frente dos 4 defesas vamos ter o Luis Loureiro ( eu arriscava logo de inicio o João Aves neste lugar), na direita João Moutinho, na esquerda Doualla, Sá Pinto a jogar atrás dos 2 avançados Deivid e LiedSHOW!!!!
No banco como opções vamos ter os mais recentes reforços João Alves e Wender, que podem entrar a qualquer momento se as coisas estiverem mais complicadas!!!
No benfica, a unica baixa é o petit e só estou curioso em saber se jogam ou não com 3 centrais.
Que seja um bom jogo, um grande SHOW nas Curvas Leoninas e que o vencedor seja o SPORTING!!!!

terça-feira, setembro 06, 2005

Paulo Costa

Já temos árbitro para o derby: Paulo Costa foi a escolha da Liga.
Não gosto deste árbitro, tal como não gosto do Antonio Costa, Bruno Paixão e do Lucilio Baptista.
Não sei se foi o Dr Dias da Cunha a escolher este arbitro, depois de ter sido autorizado a escolher pelo "Kadhafi dos Pneus de Alverca". Foi algo estranho esta autorização, eu só autorizo algo, quando tenho poder para tal... mas enfim
Na verdade só mesmo o Dr Dias da Cunha é que podia ser enganado pelo "Kadhafi dos Pneus de Alverca" na questão do Manifesto; alguem acredita que esse sr ficou regenerado??? Falou tanto no "Caso Miguel" esquecendo-se que era presidente do Alverca, quando este clube deu abrigo a 3 jogadores (Caneira, Paulo Costa, Alhandra) que fizerem o mesmo que o Miguel fez, ao Sporting atraves do mesmo empresário??? Ou que afirmou que o melhor reforço era o controlo do conselho de arbitragem da Liga e por isso mesmo apoiou o Major e colocou o Cunha Leal na Liga??? Cunha Leal esse que conseguiu castigar o Jardel, antes do jogo benfica-Sporting, por ter levantado a camisola a comemorar um golo, e tinha Reebok escrito (marca que equipa o Sporting) e como é logico as entidades de justiça desportiva, mais tarde, deram toda a razão ao Sporting??? A ultima facada foi com a questão do sorteio dos arbitros, em reunião em Alvalade os 3 clubes do Manifesto: Sporting, benfica, Belenenses decidiram que iriam votar a favor do sorteio no caso de não ficarem garantidas formas correctas de observação dos arbitros... na hora da votação, como mais uma vez o poder instalado conseguiu ter mais força, o "Kadhafi dos Pneus de Alverca" decidiu votar com aqueles que no fundo sempre apoiou e deixar tudo rigorosamente na mesma!!!
Uma palavra de apreço ao ex-presidente de "Os Belenenses", Dr Sequeira Nunes pela luta que fez para mudar alguma coisa no futebol português, não tendo na hora da votação mudando para o lado dos vencedores, saido de cabeça erguida e com a moral intacta para poder criticar o que está mal no futebol português, porque isto de falar mal e na hora de votar não fazer nada é para alguns populista que andam no futebol português...

segunda-feira, setembro 05, 2005

Dívidas ao Fisco

Sou contra a quem não paga impostos. Considero que os clubes de futebol não estão acima da lei e por isso devem pagar como outro qualquer contribuinte. Considero igualmente que qualquer contribuinte tem o direito de questionar o valor da divida, pq infelizmente em Portugal, nem sempre o Estado está de boa fé nos processos.
Tal como nos clubes, não há clubes de 1º nem de 2º... por isso não podem penhorar as contas a uns e a outros não fazer rigorosamente nada!!! Porque de certeza que o Sporting não é o unico devedor!!!
Vi com muita atenção a conferencia de imprensa do presidente Dias da Cunha e gostei da explicação dada pelo Sporting.
A divida é do periodo anterior a 1996, o Sporting tem um comprovativo do Secretario de Estado conforme essa divida esta abrangida pelo Plano Mateus logo a situação fiscal esta regularizada, o Sporting quando recebeu a 1º notificação contestou essa divida em Tribunal e no dia 25 Agosto, sem que o Tribunal se tenha pronunciado sobre a materia, o Fisco decidiu executar a divida com a penhora de contas bancarias.
Considero que qualquer contribuinte tem o direito de contestar uma divida é para isso que existem os tribunais. Penso que é agir de má fé executar uma divida, quando essa divida ainda está em discussão em tribunal e foi isso que o Fisco acabou por fazer. Não pode a mesma entidade por lado dizer que a situação esta regularizada e as dividas estão sobre o Plano Mateus e por outro lado dizer que essa divida esta fora do Plano Mateus!!! Convem o Fisco decidir-se... por isso mesmo o Sporting recorreu e bem, ao Tribunal para saber afinal qual é o estado dessa divida!!!
Espero que o Dr Dias da Cunha tire daqui algumas consequencias do seu relacionamento com o Partido Socialista ...

João Alves

Foi este o jogador escolhido pela SAD para substituir Rochemback. Espero que faça, no minimo igual ao Roca... é esse o desejo de todos os Sportinguistas!!!
Felicidades João Alves

Fabio Rochemback

Quem conhece-me sabe que era o meu jogador preferido do Sporting CP.
Gosto das suas caracteristicas de jogador, a capacidade de transporte de jogo, a qualidade de passe, a força, além da sua garra. Foi um jogador que "suou" a nossa camisola. Não esqueço o seu gesto de ter vindo do Brasil, quando ja estava em estágio na selecção brasileira com vista ao torneio pré-olímpico sul americano, para jogar o 1º derby na luz tendo contribuido para a vitoria 1-3 sobre o benfica.
Sabia que era quase impossivel ele ficar no Sporting no final da temporada. No final do ano era um jogador livre, tinha um vencimento de 200.000 Eur mensais que eram pagos pelo FC Barcelona, por isso não estava a ver ele a passar para os 75.000 Eur, o tecto salarial do Sporting CP, quando tinha possibilidades de receber muito mais, visto ser um jogador de qualidade.
Por isso acabou por ser um bom negocio para o Sporting...
Obrigado Roca!!! Felicidades no Middlesbrough!